Breve descrição botânica: As folhas do macassá são opostas, simples, coriáceas e ovaladas. Elas geralmente são verde-escuras e têm uma textura áspera. As bordas das folhas podem ser lisas ou ligeiramente serrilhadas. Possui presença de espinhos afiados ao longo dos ramos, o que lhe rendeu o nome popular de "macassá-de-espinho".
Nome(s) vulgar(es): espinho - de - vaqueiro, espinheiro, macassá de espinho.
Família vegetal: Apocynaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima e em outras regiões da Amazônia.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Ainda possui diversas propriedades medicinais e pode ser usada para aliviar dor de cabeça (embora algumas pessoas em contato com a planta sintam dor de cabeça), infecções na pele e nos olhos, febre de criança e no tratamento da epilepsia e derrame.
Habitat: Floresta tropical úmida.
Hábito: varia de arbusto a árvore, com ramos densos, folhas ovais, flores brancas e frutos alaranjados, característicos da família Apocynaceae.
Órgão da planta utilizado: folhas, cascas, raízes.
formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: banhos de atração, purificação e curativos, na forma de banhos e maceradas com outras ervas aromáticas. Por seu aroma extremamente agradável, é muito utilizada também na indústria de cosméticos, na fabricação de perfumes e água de colônia, e na aromaterapia.
Receita:
Arroz doce com macassá:
Ingredientes: 1 garrafa de leite de coco; 1 xícara de arroz tipo japonês; 3 e 1/2 xícaras de água; 7 folhas de macassá; 2 colheres de açúcar; 2 sementes de cumaru (opcional);
Modo de preparo: coloque o leite e a água para aquecer em uma chaleira. Deixe ferver, desligue o fogo e coloque as folhas de macassá e o cumaru. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe este preparado e coloque o líquido em uma panela. Adicione o arroz e o açúcar. Deixe ferver em fogo médio a baixo, mexendo de vez em quando. Quando o arroz estiver mais seco mexe constantemente, se necessário, coloque mais água. Sirva quente ou frio.
Referências:
mundonegro.inf.br/macassa-a-erva-africana-que-carrega-o-cheiro-do-mundo/
O perfumado macassá - Sabor de Fazenda
https://sabordefazenda.com.br/panc/os-encantos-do-macassa/ (Imagem)