Breve descrição botânica: O lírio do brejo possui folhas longas e estreitas, em forma de espada, que se originam de uma base rizomatosa. As folhas são geralmente eretas e podem atingir alturas de até 1 metro ou mais. Elas são verde-claras e podem apresentar veios pronunciados. Os caules florais do lírio do brejo são altos e robustos, emergindo do centro da folhagem. Eles podem crescer até cerca de 1,5 metros de altura ou mais e são geralmente ocos.
Nome(s) vulgar(es): lírio - aquático, lírio - selvagem.
Família vegetal: Zingiberaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: áreas úmidas, como brejos, margens de rios, riachos, lagos e lagoas. Ele tende a prosperar em locais com solo encharcado e condições de umidade constante.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): O lírio do brejo já foi utilizado na fabricação de papel, seus rizomas (caules subterrâneos) produzem uma fécula comestível e uma essência extraída a partir da planta é utilizada na preparação de perfumes. Além disso, suas flores fornecem néctar para as abelhas.
Habitat: lugares úmidos.
Hábito: É caracterizado por suas folhas longas e estreitas, que crescem em forma de leque a partir da base da planta. As folhas são geralmente eretas e podem atingir alturas de até 1 metro ou mais.
Órgão da planta utilizado: Caule, flores.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: as folhas podem ser cortadas fininho e usadas no lugar da cebolinha; os botões florais podem ser refogados ou cozidos, com sabor entre vagens ou aspargos; as flores abertas podem ser consumidas cruas em saladas ou mesmo recheadas; e as raízes ligeiramente espessas podem ser consumidas, tem sabor entre a vagem e o milho verde.
Receita:
A preparação do chá de lírio-do-brejo é simples e pode ser feita em casa. Para preparar uma xícara de chá, siga os passos abaixo:
Ferva uma xícara de água em uma chaleira.
Adicione uma colher de chá de raízes ou flores secas de lírio-do-brejo em um infusor de chá.
Coloque o infusor na xícara com água fervente e tampe.
Deixe o chá em infusão por aproximadamente 5 a 7 minutos.
Retire o infusor e adoce o chá, se desejar.
Agora, seu chá de lírio-do-brejo está pronto para ser apreciado!
Referências:
www.matosdecomer.com.br/2015/02/flores-comestiveis-lirio-amarelo.html
https://umaflorpordia.blogspot.com/2015/01/lirio-do-brejo.html (Imagem)