Breve descrição botânica: A planta se espalha rapidamente, tanto pelo rizoma quanto pela dispersão das sementes na água. É uma planta herbácea perene, de 1 a 1,5 m de altura (ou raramente 2 m), com folhas eretas de até 90 cm de comprimento e 3 cm de largura. As flores, coletadas em uma inflorescência que termina com uma flor apical, são de um amarelo brilhante, com a forma típica da íris, mas com lacínias externas sem barba. A fruta é uma cápsula de 4a a7 cm de comprimento, contendo sementes marrons claras.
Nome(s) vulgar(es): Lírio - amarelo - do - brejo, lírio d’água, bandeira- amarela.
Família vegetal: Iridaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Amazônia, Pantanal, a Mata Atlântica e regiões de cerrado.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Contra a insuficiência cardíaca: Além disso, o lírio é utilizado para o tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), como enfisema e asma. Tratar queimaduras; Reduzir a pressão sanguínea; Contra a depressão; Saúde da pele; Combater a insônia; Saúde do coração;
Habitat: Brejos e pântanos, margens alagadas.
Hábito: É caracterizado por folhas longas e estreitas, caules florais altos e vistosas flores amarelas.
Órgão da planta utilizado: Raízes e flores.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: De comestível, ele é quase todo: as folhas podem ser cortadas fininho e usadas no lugar da cebolinha; os botões florais podem ser refogados ou cozidos, com sabor entre vagens ou aspargos; as flores abertas podem ser consumidas cruas em saladas ou mesmo recheadas; e as raízes ligeiramente espessas podem ser consumidas, tem sabor entre a vagem e o milho verde.
Receita: Das flores, os botões são deliciosos feitos salteados na manteiga, como se fossem vagem. Aqueça a frigideira com gotas de óleo ou manteiga, coloque as flores e deixe alguns minutos de cada lado, até corar. Depois, adicione água aos poucos, algumas colheres por vez, para interromper a "fritura" e passar a cozinhar. Repita mais duas vezes, salgue e está pronto, simples assim. As pétalas são macias e a base do caule tem gosto que lembra aspargos. Os botões pequenos são mais crocantes e carnudos, mas o rendimento é menor.
Referências:
www.naturalcura.com.br/beneficios-do-lirio/
https://www.bing.com/ck/a?!&&p=c359bd5d822e31faJmltdHM9MTcxMzQ4NDgwMCZpZ3VpZD0zNDU1ZTljMS1lOGIzLTY3NzQtM2QzOS1mYThhZTljYTY2ODMmaW5zaWQ9NTIwOA&ptn=3&ver=2&hsh=3&fclid=3455e9c1-e8b3-6774-3d39-fa8ae9ca6683&psq=ch%c3%a1+de+l%c3%adrio+amarelo&u=a1aHR0cHM6Ly9tZXV2ZXJkZWphcmRpbS5jb20uYnIvbGlyaW9zLWUtc3Vhcy1wcm9wcmllZGFkZXMtbWVkaWNpbmFpcy11c29zLWUtYmVuZWZpY2lvcy8&ntb=1