Breve descrição botânica:
Língua-de-vaca. Em algum gramado, jardim, terreno ou beira de estrada, você já deve ter visto uma plantinha rasteira com folhas verde-escuro alongadas. Pequenas flores discretas aparecem e pequenas sementes marrom-esverdeadas envoltas por um tipo de “pele” surgem em pendões. As Línguas-de-vaca possuem raízes pivotantes profundas com pequenos rizomas na base. Gostam de solos, compactados e ricos em matéria orgânica. Suas folhas são simples, apresentam pecíolos e parecem línguas. Suas flores são reunidas em inflorescências e frutos pequenos, secos, com a semente presa à parede do pericarpo. Sua propagação se dá através das sementes e rizomas.
Nome científico: Rumex obtusifolius.
Nome(s) vulgar(es): Língua-de-vaca, labaça e azeda-graúda.
Família vegetal: Asteraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: É possível colher língua-de-vaca que nascem espontaneamente em lugares como margens de estradas, em meio a culturas, terrenos e jardins.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Entre as suas principais propriedades medicinais se destacam as ações: sedativa, antigripal, anti-herpética, diurética, tônica, antiblenorrágica, béquica entre outras. Suas folhas são ricas em vitamina C, ferro, cálcio e fibras, sendo utilizadas na culinária e na medicina tradicional.
Habitat: Terrestres, originária das Américas.
Hábito: Uma planta suculenta perene.
Órgão da planta utilizado: Folhas.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Podem ser consumidas cruas, em saladas, ou cozidas, em refogados, cremes, panquecas e sopas. As folhas jovens têm sabor mais agradável e as mais velhas são mais fibrosas. Quando a planta floresce as folhas ficam amargas. As sementes, quando secas ao forno e depois trituradas, podem ser usadas para produzir farinha.
Receita:
Refogado de língua de vaca (ou beldroega)
1/2 maço de língua de vaca (ou beldroega)
1/2 cebola grande
1 pimentão
2 tomates
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de hortelã picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
3 Azeite de oliva a gosto
sal a gosto
Modo de preparo : 15min
Primeiro faça picadinho da cebola, pimentão, tomates e alho.
As folhas de língua de vaca cortem em tiras.
Em uma panela, refogue no azeite o alho e a cebola até dourar.
Depois disso, acrescente o tomate e quando este começar a liberar um pouco de água acrescente o pimentão, a cebolinha, o hortelã, a salsinha e a pimenta de cheiro.
Deixe refogar mais um pouco e acrescente a língua de vaca cortada em tiras.
Quando a mistura estiver quase sem água (pois ela vai liberando um pouco de água à medida que vai refogando), acrescente o ovo.
Depois disso, é só mexer bastante até o ovo ficar bem misturado e cozido.
Acrescente sal à gosto.
Referências:
https://www.picturethisai.com/pt/
https://www.tudogostoso.com.br/