Breve descrição botânica: Clitória além de ser uma flor, possui muitos benefícios, como uso medicinal, alimentação, ornamentação e na hidrogenação do solo, é rica em fitoquímicos, e hepatoprotetora.
Nome(s) vulgar(es): Feijão-borboleta ou cunhã.
Família vegetal: Fabaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: É encontrada no Amazonas e Pará.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Possui antocianinas e flavonoides que são antioxidantes poderosos, cicloferonina que é um alcaloide com propriedade neuroprotetora para melhorar a saúde do cérebro. Alguns estudos apontam que a Clitoria tem efeitos imunomoduladores por possuir polissacarídeos, seus peptídeos bioativos têm sido estudados por terem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Além de possuirem vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio.
Habitat: É uma planta nativa das regiões tropicais da Ásia. Cresce em áreas subtropicais e úmidas onde há bastante luz solar e chuva moderada, porém pode crescer em solo arenosos ou argilosos desde que drenados devido a sua grande resistência. É conhecida por sua capacidade de fixar nitrogênio no solo, o que a torna uma escolha popular em práticas de agricultura sustentável, como a rotação de culturas e a adubação verde. Também é cultivada em jardins, canteiros e vasos como planta ornamental.
Hábito: É uma planta trepadeira lenhosa ou semi-lenhosa, pode ser encontrada tanto horizontalmente como verticalmente. Possui folhas compostas e flores em formato de borboleta, após a polinização possui seus frutos em forma de vagem que contém sementes dentro e tem um crescimento rápido quando está em condições favoráveis.
Órgão da planta utilizado: Flores, folhas e raízes.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Pode ser utilizada em chás, adicionada a bebidas, para tingir alimentos e saladas.
Receita:
Chá de Clitoria
Ingredientes: 1-2 colheres de chá de flores secas de Clitoria ternatea (ou algumas flores frescas); 1 xícara de água fervente; Mel ou adoçante a gosto (opcional); Suco de limão (opcional, para realçar a cor).
Modo de preparo: Se estiver usando flores frescas, lave-as delicadamente para remover qualquer sujeira ou resíduos. Se estiver usando flores secas, não é necessário lavar; Em uma xícara ou bule, coloque as flores secas ou frescas da Clitoria ternatea; Despeje a água fervente sobre as flores; Cubra a xícara ou bule com uma tampa ou um prato e deixe as flores em infusão na água por cerca de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo as flores ficarem em infusão, mais forte será a cor e o sabor do chá; Após o tempo de infusão desejado, coe o chá para remover as flores; Se desejar, adicione mel ou adoçante a gosto para adoçar o chá. Você também pode adicionar um pouco de suco de limão para realçar a cor azul; Sirva o chá quente e desfrute!
Referências:
https://www.alemdesalem.com.br/fada-azul-na-magia-e-culinaria/
https://comidaemfoco.wordpress.com/2015/05/12/a-flor-comestivel-e-azul-do-feijao-borboleta/ (Imagem)