Breve descrição botânica: A bertalha é uma trepadeira, de folhas e caules verdes, carnosos e suculentos, muito cultivada em hortas domésticas, de preferência junto a cercas e latadas e utilizada às vezes em ornamentações. A bertalha fresca boa para consumo tem folhas de cor verde bem escuro, tenras, limpas, sem manchas.
Nome(s) vulgar(es): Espinafre-de-Malabar, espinafre-indiano.
Família vegetal: Baselácea.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Encontrada mais facilmente nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Vitamina A, ferro, cálcio e vitamina C.
Habitat: Cresce bem a pleno sol, em climas quentes e úmidos e em áreas inferiores a 500 metros acima do nível do mar, nativa da Ásia tropical.
Hábito: Terrestre trepadeira perene, rizomatosa, de crescimento rápido e fácil.
Órgão da planta utilizado: Folhas e tubérculos.
formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Pode ser consumida cozida ou refogada, da mesma forma que se prepara a couve ou espinafre, mas também pode ser inserida em omeletes, farofas, tortas e quiches. E na forma de saladas, picada bem fina e temperada à gosto.
Receita:
Salada de bertalha com alface e tomate
Ingredientes: ½ maço de bertalha; ½ maço de alface; 15 tomates cereja cortados ao meio; 10 folhas frescas de manjericão; sal, vinagre e azeite a gosto.
Modo de preparo: Lavar bem as verduras, o manjericão e o tomate e deixar escorrer. Em uma travessa, picar as folhas de alface e de bertalha com as mãos. Adicionar os tomates, as folhas de manjericão e os temperos a gosto, mexendo bem e servir em seguida.
Referências:
https://www.tuasaude.com/bertalha/
https://www.aplantadavez.com.br/2019/06/bertalhas.html (Imagem)