Breve descrição botânica:Trata-se de um arbusto grande com muitas ramificações, é ereto e aromático, com cerca de 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas são simples, sem pelos em ambas as faces, suas margens são serreadas em porção apical, possui cerca de 3 ou 4 folhas saindo de um mesmo nó, possui de 8 a 12cm de comprimento. Suas flores podem ser brancas ou rosadas, distribuídas em conjuntos florais paniculados terminais.
Nome(s) vulgar(es): Conhecida como erva-cidreira, cidró, cidrão, limão-verbena, verbena, erva-da-pontada, cidró-pessegueiro, erva-luísa.
Família vegetal: Verbenaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: A erva-luísa é cultivada no sul do Brasil.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc):Rica em óleo essencial, como o citral e citronelol. Possui flavonoides, como diglicuronídeo e crisoeriol; compostos fenólicos; taninos hidrolisáveis; iridoides.
Habitat: Originada na América do Sul, trata-se de uma planta terrestre, com preferência por solos drenados.
Hábito: Arbusto.
Órgão da planta utilizado: Folhas e flores.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: É utilizada para temperar saladas e criar recheios, mas, é utilizada principalmente para o preparo de chá.
Receita:
Açúcar aromatizado com Erva-Luísa:
Ingredientes: Cerca de 15 folhas grandes e um raminho de flores e 3/4 de xícara de açúcar demerara.
Preparo: Bata no moedor de café às 15 folhas grandes e o raminho de flores com 3/4 de xícara de açúcar demerara. Poderá ser armazenado em pote de vidro por até 10 dias na geladeira.
Biscoitos de Erva-luísa (Utilizando a receita citada acima)
Ingredientes: 1 xícara de fécula de batata; ½ xícara de farinha de trigo branca; 2 gemas; ¾ xícara de açúcar aromatizado de erva-luísa; 2-3 colheres (sopa) de leite; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal.
Preparo: Misture os ingredientes secos, adicione as gemas e manteiga. Por último, adicione o leite. Se for necessário, coloque mais um pouco de leite para chegar ao ponto de uma massa modelável, sem grudar nas mãos. Sove bem.
Faça bolinhas pequenas e achate-as para formarem biscoitos com mais ou menos 1 cm de espessura. Decore com flores de erva-luísa ou outra flor comestível que tiver.
Coloque-as em uma forma bem untada com manteiga e leve ao forno preaquecido a 200°C
Quando as bordas estiverem mais marronzinhas, em torno de 12 minutos, retire do forno.
Deixe esfriar e solte os biscoitos com uma espátula de aço
Referências:
https://www.hortasesaberes.com.br/post/criando-uma-receita-com-erva-lu%C3%ADsa
https://hortodidatico.ufsc.br/erva-luiza/ (Imagem)
https://www.tuasaude.com/lucia-lima/
https://www.hortasesaberes.com.br/post/biscoitos-de-erva-lu%C3%ADsa