Breve descrição botânica: A azedinha, trata-se de uma planta perene, com folhas lanceoladas e flores pequenas dispostas em inflorescências. As folhas da azedinha são comestíveis e possuem um sabor ácido característico, o que lhe confere o nome popular. É uma planta que pode atingir até 1 metro de altura, e é encontrada em regiões de clima temperado e subtropical. A azedinha é apreciada não apenas por seu sabor peculiar, mas também por suas propriedades nutricionais, sendo uma fonte de vitaminas e minerais importantes para a saúde humana.
Nome(s) vulgar(es): Vinagreira, erva-azedinha, azeda, e azeda-comum, azedeira, azeda-brava
Família vegetal: Polygonaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Regiões de clima ameno, do Rio Grande do Sul a Minas Gerais e locais de grande altitude como na região Centro-oeste Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Fibras, ferro, vitamina C.
Habitat: Regiões de clima temperado e subtropical, onde cresce em locais úmidos, como margens de rios, brejos, pastagens e outros terrenos úmidos.
Hábito: Herbácea, com um hábito de crescimento ereto.
Órgão da planta utilizado: Folhas
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Sucos, cremes, sopas, saladas e até geléias.
Receita:
Omelete com azedinha
Ingredientes: 200g de folhas de azedinha; QB de manteiga; 6 ovos; 150ml de leite; QB sal
Modo de Preparo: Lave as folhas da azedinha, corte e cozinhe em frigideira com manteiga de 2 a 3 minutos. Bata os ovos e misture com o sal e o leite, acrescente a azedinha cozida à mistura de ovos e leve para a frigideira antiaderente, em fogo baixo até dourar dos dois lados.
Referências:
https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2019/01/11/panc-azedinha/
https://www.hortaeflores.com/2020/06/pancs-azedinha-rumex-acetosa.html
https://br.rbth.com/receitas/84077-receitas-com-azeda-azedinha-rumex
https://www.facebook.com/Projetovistaalegre/photos (Imagem)