Breve descrição botânica: Trata-se de uma planta pequena, em torno de 30cm de altura.É herbácea, perene, leitosa. Sua raiz é tuberosa e pivotante. Suas folhas são em rosetas, sendo curto-pilosas ou glabras, inteiras ou pinatipartidas, possuindo de 15 a 25cm de comprimento. Possui conjuntos florais solitários situados no ápice de caules ocos e pubescentes. Suas flores são amareladas e hermafroditas. Seus frutos são aquênios escuros e finos, em suas extremidades possui um chumaço de pelos brancos. Sua reprodução é de forma assexuada por meio das sementes.
Nome(s) vulgar(es):Dente-de-leão, dente-de-leão-dos-jardins, serralha, taraxaco, chicória-silvestre, alface-de-cão, alface-de-côco, soprão, salada-de-toupeira, amargosa, amor-dos-homens, chicória-louca, pára-quedas, radite-bravo.
Família vegetal: Pertence à família Asteraceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Encontrada no Sudeste e no Sul do Brasil.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Efeitos laxativos, colagogos e coleréticos. Possui vitaminas A, C e K, além de potássio, cálcio e ferro.
Habitat: Planta terrestre. Nativa do norte da Europa e América do norte mas cultivada em várias partes do mundo.
Hábito: Herbácea.
Órgão da planta utilizado: Folhas, raízes e flores.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Pode ser consumida em forma de saladas ou refogadas. Suas flores podem ser empanadas ou utilizadas em chás e geleias.
Receita:
Penne com dente-de-leão e bacon
Ingredientes: 2 litros de água com meia colher (sopa) de sal; 150g de macarrão de massa curta, de preferência penne ou um tubo; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem; 40g de bacon picado em cubinhos; Meia pimenta dedo-de-moça fresca, bem madura e sem sementes, picada fina; 100g de folhas de dente-de-leão; 4 dentes de alho negro.
Preparo: Coloque em uma panela a água temperada com sal e leve ao fogo. Assim que ferver, adicione o macarrão e cozinhe pelo período recomendado na embalagem (aproximadamente 8 minutos ou até atingir o ponto al dente, isto é, macio porém firme). Em uma frigideira, coloque o azeite e o bacon e cozinhe até que o bacon esteja dourado, evitando queimar. Adicione a pimenta picada, refogue e junte o dente-de-leão picado. Refogue até começar a murchar.Tempere com sal a gosto e junte o alho negro fatiado no final do preparo. Escorra o macarrão, ponha na frigideira e incorpore à verdura, chacoalhando várias vezes a frigideira. Sirva bem quente com lascas de queijo da canastra curado.
Referências:
https://hortodidatico.ufsc.br/dente-de-leao/ (Imagem)
https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/dente-de-leao-folhas/
https://www.estadao.com.br/paladar/receita/penne-com-dente-de-leao-e-bacon/