Breve descrição botânica: A espécie possui um porte herbáceo, com caule ereto e em ruderal, com ramificação em porção superior, com 60cm e 120cm de altura. Suas folhas são membranáceas com filotaxia alterna. Possui partes florais isoladas ou em corimbos.
Nome científico: Porophyllum ruderale (Jacq.) Cass.
Nome popular: Couvinha, couve-cravinho, erva-fresca, erva -couvinha,cravo-de-urubu.
Família: Pertence à família Asteraceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Pode ser encontrada em diversas regiões brasileiras, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul. Sua espécie consegue se adaptar a diversos solos, inclusive aos mais arenosos e pobres de nutrientes.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Possui efeito antioxidante devido a grande quantidade de compostos fenólicos em suas folhas frescas. É uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina A e a vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.
Habitat: Nativa do Brasil.
Hábito: Herbácea
Órgão da planta utilizado: Folha
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: A couvinha pode ser degustada de forma crua ou cozida. Basta retirar as folhas, evitando o consumo dos talos mais duros. A folha deve ser higienizada para o consumo.
Receita:
Pesto de couvinha
Ingredientes: 2 xícaras de couvinha, ¼ xícara de pistache, 1 dente de alho, ½ xícara de azeite de oliva, Raspas de ½ limão siciliano.
Modo de preparo: Higienizar a couvinha; Esterilizar o recipiente de vidro; Bater todos os ingredientes no processador e armazenar.
Referências: