Breve descrição botânica: É originada no broto central da bananeira, possui várias camadas de folhas dobradas em espiral, tem uma textura macia e sabor delicado parecido com palmito. Para sua colheita o broto central da bananeira deve ser removido cuidadosamente.
Nome(s) vulgar(es): Coração de bananeira, Palmito de bananeira, Corazón de plátano, Banana blossom.
Família vegetal: Musaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Pode ser encontrada em nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste a apesar do clima menos propício é encontrada em algumas regiões do Sul do Brasil.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): É uma ótima fonte de fibras dietéticas, ajudam a prevenir a constipação e a manter uma saúde digestiva saudável. Possui vitaminas e minerais importantes, como potássio, magnésio, vitamina C e B6. Tem baixo teor calórico e de gordura, além de conter fitonutrientes com capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Habitat: É encontrada em ambientes tropicais e subtropicais.
Hábito: É conhecida por seu crescimento compacto e enrolado. Por ser encontrado no centro da bananeira, possuir uma estrutura em espiral, maciez, ser comestível e crescimento rápido, por ser colhido quando a planta ainda está jovem antes de começar a dar frutos.
Órgão da planta utilizado: Broto central da bananeira.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Pode ser utilizado em saladas ou refogados, salteados, assado ou grelhado, em recheios como acompanhamentos crus ou cozidos.
Receita:
Modo de preparo: Desfolhe o coração de bananeira até chegar na parte mais clara, o miolo; Corte-o em rodelas; Em uma panela grande coloque água até cobrir e deixe ferver, trocando a água por três vezes para tirar a gosma e o sabor amargo; Com a panela no fogo, acrescente o azeite, sal e shoyu a gosto; Misture e sirva.
Referências:
https://receitas.globo.com/receitas-da-tv/tempero-de-familia/coracao-de-bananeira-gnt.ghtml
https://www.bing.com/search?q=coração+de+bananeira&FORM=AWRE