Breve descrição botânica: Cambuquira é o nome que se dá aos brotos e flores da abóbora, abobrinha ou do chuchu. Pode ser usada como complemento de diversos pratos culinários. Ela produz folhas grandes e cordiformes, com flores amarelas e frutos ovais ou alongados, conhecidos como cambuquira. Os frutos podem variar de tamanho e cor, geralmente apresentando tons de verde claro ou amarelo. A planta é cultivada principalmente por seus frutos comestíveis e flores delicadas.
Nome(s) vulgar(es): Abóbora cambuquira, abóbora paulista, broto de abóbora, broto de chuchu.
Família vegetal: Cucurbitaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: A planta cambuquira é típica da região Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais. Ela é comumente cultivada em hortas caseiras e também pode ser encontrada em feiras livres e mercados locais, principalmente na época de colheita.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Rica em nutrientes como vitaminas A, C e do complexo B, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Habitat: Planta que se adapta bem a climas quentes e úmidos, por isso é comumente encontrada em regiões tropicais e subtropicais. Ela cresce melhor em solos férteis e bem drenados, e é frequentemente cultivada em hortas e jardins domésticos.
Hábito: É uma planta de hábito trepador ou rasteiro, com folhas grandes e cordiformes. Ela tende a se espalhar pelo solo ou subir em suportes, como treliças, à medida que cresce, ocupando um bom espaço no jardim.
Órgão da planta utilizado: Brotos e flores.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Refogado ou cozido, em tortas, saladas, sopas e omeletes.
Receita:
Bolinho de abóbora recheado de cambuquira.
Ingredientes: Massa: 500 g de abóbora cabotiá; 1 colher de sopa de manteiga; Sal a gosto. Recheio: 1 colher de sopa de azeite; 1 dente de alho;
1 maço de cambuquira; Sal a gosto. Empanar: 2 ovos; 100 g de farinha de trigo; 100 g de farinha panko; Óleo para fritar.
Modo de preparo: 1. Para a massa, lave a abóbora com água e esfregue a casca com uma escova. Parta a abóbora na metade e, com uma colher, raspe as sementes da abóbora, reserve; 2. Pique a abóbora em cubos médios, ponha em um refratário de vidro e cubra com plástico filme. Coloque no microondas por 5 minutos, ou até a abóbora ficar macia. Se necessário, deixe mais tempo no microondas. 3. Amasse a polpa, com a casca e tudo, com um garfo. Tempere com a manteiga e sal, e reserve; 4. Para fazer o recheio, pique o alho e a cambuquira com o talo. Em uma frigideira com o fogo médio, doure o alho no azeite e adicione a cambuquira picada; 5. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo algumas vezes. Os talos devem estar macios e o refogado seco. Tempere com o sal; 6. Pegue uma colher de sopa da massa de abóbora e abra na palma da mão. Coloque 1 colher de chá de cambuquira refogada no centro. Vá fechando a massa envolta da cambuquira de forma que a verdura fique no centro do bolinho. Enrole para que o bolinho fique redondo; 7. Para empanar, passe o bolinho primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha panko. Frite os bolinhos até ficarem dourados, escorra no papel toalha.
Referências:
https://vocepergunta.com/library/artigo/read/123255-o-que-e-a-cambuquira
http://www.matosdecomer.com.br/2017/03/cambuquira-no-creme-de-abobora.html