Breve descrição botânica: Esta planta é uma trepadeira perene nativa da América do Sul, conhecida por suas folhas comestíveis e seu crescimento vigoroso. Suas folhas em formato de coração são suculentas e possuem um sabor suave, sendo utilizadas na culinária em algumas regiões. Ela produz pequenas flores brancas ou esverdeadas e frutos em forma de cápsula.
Nome(s) vulgar(es): Bertalha-coração, bertalha, basela, cipó-balão, folha-santa, trepadeira-mimosa, quiabento (Bahia)
Família vegetal: Basellaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Regiões de clima quente e úmido, especialmente em áreas próximas a corpos d'água e em regiões de mata atlântica e cerrado. Sua capacidade de adaptação a ambientes úmidos a torna uma presença frequente em certas regiões do país como regiões Sul, Sudeste e Nordeste, especialmente da Bahia.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Ferro, cálcio e zinco.
Habitat: Clima tropical e subtropical, sendo comumente encontrada em áreas de vegetação ciliar, margens de rios, terrenos úmidos e em locais com boa luminosidade.
Hábito: Hortaliça com hábito de crescimento trepador.
Órgão da planta utilizado: Folhas e tubérculos.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: As folhas podem ser secas e moídas para se fazer farinha na confecção de pães. As folhas e ramos novos são consumidos após cozimento ou refogados. Se necessário, acrescente água somente para evitar que ela grude na panela. Com isso, evita-se a perda de sais minerais na água de cozimento. Quando usada em sopas e cozidos, deve ser acrescentada por último, para evitar seu cozimento excessivo. Também pode ser usada em omeletes, farofas, tortas e quiches. Crua, cujo sabor é diferente do sabor da bertalha cozida, pode ser usada em saladas verdes, picada bem fina como a couve mineira e temperada a gosto.
Receita:
Canja de carne seca e bertalha
Ingredientes: Carne seca em cubos; ½ cebola; 1 colher de sopa de colorau; 8 folhas de bertalha; 1 pacote de macarrão curto.
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, acrescente a carne seca e refogue; acrescente a cebola picada e deixe dourar; despeje o colorau para engrossar o caldo; cubra 3/4 da panela com água e deixe na pressão por 15 minutos; abra a panela e despeje o macarrão; assim que o caldo começar a borbulhar, insira as folhas de bertalha inteiras; mexa de vez em quando para que o macarrão não grude no fundo da panela; assim que o macarrão estiver cozido, desligue o fogo; sirva com salsinha e cebolinha salpicada.
Referências:
https://hortodidatico.ufsc.br/bertalha-coracao/
https://ssmfoto.worpress.com/category/bertala-coracao-anredera-cordifolia/ (Imagem)