Breve descrição botânica: A begônia é conhecida por sua diversidade de espécies, que podem variar em tamanho, forma e cor das folhas, bem como nas características das flores. As begônias podem ser encontradas em uma variedade de ambientes, desde regiões tropicais até áreas de clima temperado. Geralmente, as begônias são plantas herbáceas que podem ser perenes ou anuais, com folhas assimétricas e muitas vezes coloridas, e flores distintas, podendo apresentar uma ampla gama de cores e formas. Devido à sua beleza ornamental, as begônias são frequentemente cultivadas em jardins, canteiros e vasos para decorar ambientes internos e externos.
Nome(s) vulgar(es): Begônia asa de anjo
Família vegetal: Begoniaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Região sudeste
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Tem alta concentração de vitamina A e vitamina C, além de potássio, fósforo, cálcio e magnésio.
Habitat: Muitas begônias são nativas de regiões tropicais e subtropicais, onde prosperam em ambientes de florestas úmidas, matas ciliares e áreas sombreadas com solo rico em matéria orgânica
Hábito: Apresentam uma grande variedade de hábitos de crescimento, devido à diversidade de espécies e híbridos disponíveis. Em geral, as begônias podem ter hábitos de crescimento compactos e arbustivos, com folhagem densa e colorida, tornando-as ideais para o cultivo em recipientes e canteiros.
Órgão da planta utilizado: Flor e folha
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: As folhas são bastante utilizadas para o preparo de refogados, sucos e saladas. As flores também são comestíveis, com sabor cítrico, usadas em saladas, geléias, chás e mousses.
Receita:
Geléia de begônia
Ingredientes: 200g de flor de begônia; 120g de açúcar demerara orgânico ou 60g de açúcar refinado.
Modo de preparo: Corte as flores bem rente ao caule, lave-as e deixe-as escorrer. Em uma panela, misture as flores com o açúcar e deixe descansando (sem levar ao fogo) por 10 minutos. Após o tempo de descanso, leve a panela ao fogo baixo até levantar fervura e deixe entre 10 a 15 minutos. Quanto menos tempo, mais calda terá e quanto mais tempo deixar, menos calda. Desligue o fogo, deixe esfriar, transfira para um pote e sirva.
Referências:
https://receitas.globo.com/ana-maria-braga/doces/geleia-de-begonia.ghtml