Breve descrição botânica: A versão verde da fruta é rica em amidos resistentes e possui concentração baixa em açúcares. Com isso, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, regular a pressão e ainda acelerar o metabolismo, pois contém minerais e nutrientes essenciais que convertem a gordura em energia. A banana verde faz parte da tradição alimentar de muitos países, especialmente na Ásia. No Brasil, contudo, ela se popularizou graças à famosa biomassa, que adota uma dieta baixa em carboidratos.
Nome(s) vulgar(es): Banana verde
Família vegetal: Musaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Alguns dos principais estados produtores de banana no Brasil incluem São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Pará e Santa Catarina. Nestas regiões, é comum encontrar plantações de banana tanto em grandes propriedades rurais quanto em pequenas áreas de cultivo familiar. A diversidade de climas e solos no Brasil permite que diferentes variedades de banana sejam cultivadas em todo o país. Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): No fruto ainda verde, os principais são potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, apresentando ainda ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco. As principais vitaminas presentes na banana são as vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina).
Habitat: As bananeiras preferem solos férteis e bem drenados, além de um clima quente e úmido para se desenvolverem adequadamente. Elas são frequentemente cultivadas em plantações comerciais em regiões tropicais, mas também podem ser encontradas em pequenas plantações familiares e até mesmo em jardins domésticos, desde que as condições climáticas adequadas estejam presentes.
Hábito:
Órgão da planta utilizado: Fruto e caule.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Para preservar melhor os ingredientes, a melhor alternativa é produzir a biomassa de banana verde em casa, cozinhando a fruta na panela de pressão e triturando-a no liquidificador. A banana verde também pode ser consumida na forma de farinha, purê, ou até mesmo como chips, receita asiática de sucesso.
Receita:
Farinha de banana verde
Ingredientes: 6 bananas verdes.
Modo de preparo: Cortar as bananas em rodelas médias; Colocar as rodelas lado a lado em uma forma; Levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la e deixar até as rodelas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão; Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente. Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha; Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada; Guardar em um recipiente bem seco e tampar. A farinha de banana verde caseira pode ser armazenada e consumida em até 20 dias e não contém glúten, que é uma proteína vegetal presente em alimentos como trigo, cevada e centeio.
Referências:
https://www.todamateria.com.br/banana
https://www.fashionbubbles.com/saude/banana-verde
https://www.tuasaude.com/farinha-de-banana-verde/
https://nplantas.com/banana-descricao-botanica/
https://gastrolandia.com.br (Imagem)