Breve descrição botânica: O araçá do campo, também conhecido como araçá-piranga, é uma planta nativa do Brasil. Esta espécie de araçá é um arbusto de pequeno porte, com folhas pequenas e brilhantes. Suas flores são brancas e delicadas, e dão origem a frutos globosos de coloração vermelha quando maduros. Os frutos são pequenos, comestíveis e possuem um sabor levemente ácido e adocicado. O araçá do campo é apreciado não apenas por seus frutos, mas também por suas propriedades medicinais, sendo utilizado na medicina popular para diversos fins.
Nome(s) vulgar(es): Araçá-piranga, araçá-de-campo, araçá-do-campo, e também simplesmente araçá.
Família vegetal: Myrtaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Típica de regiões de cerrado e campos rupestres, onde se adapta bem a solos pobres e condições de seca, devido à sua capacidade de adaptação é encontrada em praticamente todo o território nacional. Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Rico em flavonoides, taninos saponinas, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B, C, antioxidantes, carboidratos e proteínas.
Habitat: Comumente encontrada em regiões de cerrado, campos rupestres e áreas de transição entre o cerrado e a floresta atlântica. O araçá do campo prospera em solos arenosos e bem drenados, e é capaz de tolerar condições de seca.
Hábito: Hábito de crescimento arbustivo a arbóreo
Órgão da planta utilizado: Flores, folhas e fruto
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: O araçá pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de receitas, como compotas, doces, geleias, bolos, sorvetes e sucos. Além disso, as folhas do araçá também podem ser usadas no preparo de chás para ajudar no tratamento de diarreias.
Receita:
Bolo de araçá
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
1 e1/2 xícara de polpa natural de araçá descongelada
1 xícara de chá de açúcar mascavo
Modo de preparo: Em uma batedeira, bater as claras de ovos em ponto de neve e reservar. Bater, na batedeira, o açúcar com a manteiga até obter um creme homogêneo. Acrescentar as claras em neve e bater por 3 minutos. Juntar as gemas dos ovos, polpa de araçá descongelada e continuar a bater por mais 5 minutos. Transferir a mistura para uma tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento aos poucos, mexendo bem com uma colher, ou espátula. Transferir a mistura para uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Aguardar amornar e servir.
Referências: