Breve descrição botânica: O amaranto, também conhecido como kiwicha, é uma planta nativa da América Central e do Sul, é cultivado por suas sementes comestíveis e folhas nutritivas. As sementes de amaranto são pequenas, redondas e de cor dourada, as folhas são verdes e também comestíveis. A planta em si pode atingir alturas variáveis, dependendo da variedade, e possui inflorescências distintas em tons de vermelho, rosa ou dourado. É valorizado por sua resistência e adaptabilidade a diferentes condições climáticas, o que o torna uma cultura importante em várias partes do mundo.
Nome(s) vulgar(es): Amaranto, caruru, bredo, amarantus.
Família vegetal: Amaranthaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Não é encontrada no Brasil, apenas no Equador, Bolívia, Peru e Argentina. Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Ferro, cálcio e proteínas.
Habitat: Conhecida por sua capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas e de solo, o que lhe permite prosperar em diversas regiões ao redor do mundo. Pode ser encontrado em áreas tropicais, subtropicais e temperadas, em seu habitat natural, pode crescer em terrenos baldios, margens de estradas, campos abertos e outras áreas com solo fértil e disponibilidade de luz solar.
Hábito: Herbácea, que possui um hábito de crescimento ereto, atingindo alturas que variam de acordo com a espécie e as condições de cultivo
Órgão da planta utilizado: Folhas e sementes
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Infusão das folhas, os grãos podem ser cozidos, farinha pode ser produzida a partir dos grãos, os flocos podem ser consumidos com salada de frutas, no iogurte, no mingau e em vitaminas.
Receita:
Panqueca funcional de amaranto
Ingredientes: 1 banana prata amassada; 1 ovo + 1 clara; 1 colheres de sopa de amaranto em flocos
Modo de preparo: Amasse a banana com o garfo e misture todos os outros ingredientes, leve ao fogo em frigideira antiaderente até cozinhar dos dois lados. Rende uma panqueca.
Referências: