Breve descrição botânica: O almeirão roxo ou almeirão japonês é uma hortaliça nativa da América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos e Canadá. Essa planta possui flores amarelas que se destacam por causa da beleza e no clima brasileiro, elas costumam florescer anualmente nos meses de outono e inverno. O almeirão roxo também consegue atingir até 200 cm de altura se receber luz solar plena e possui folhas que podem variar na cor: são completamente verdes ou possuem algumas nervuras roxas em sua superfície.
Nome(s) vulgar(es): Almeirão-roxo, chicória roxa, almeirão- japonês, radite-roxo, almeirão-de-árvore, almeirão-selvagem, alface- de-árvore, radite-cote, orelha-de-coelho.
Família vegetal: Asteraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: A espécie não é tão conhecida no Brasil e pode ser difícil de se encontrar em mercados ou hortas convencionais. Contudo, ela é bastante cultivada em hortas domésticas em boa parte do país, principalmente em regiões mais frias, como no Sul. Além disso, as sementes dessa hortaliça também são vendidas em feiras agroecológicas.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Fonte de vitaminas A, C e K, além de minerais como cálcio e ferro.
Habitat: Muito cultivada em hortas domésticas em quase todo país. No Sul e Sudeste ela é considerada subespontânea. E nasce sobretudo, nas estações mais amenas, outono e inverno. Basta chegar o frio que os almeirões selvagens começam a despontar no quintal.
Hábito: É uma planta de folhas verde-escuras e talos avermelhados. Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração arroxeada. Sua raiz é tuberosa, pivotante e armazena grandes quantidades do carboidrato inulina.
Órgão da planta utilizado: Folhas, flores e raízes.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Cruas na salada e no vinagrete, também na farofa, no caldo verde, na sopa e em refogados.
Receita:
Salada de almeirão e nozes
Ingredientes: 1 maço de almeirão; ½ xícara (de chá) de nozes picadas; Sal, vinagre ou limão siciliano e azeite a gosto.
Modo de preparo: Lavar bem as folhas de almeirão em água corrente e, numa bacia, colocar as folhas de molho por 20 minutos em 1 bacia com uma colher (de sopa) de hipoclorito de sódio diluída em 1 litro de água filtrada. Após, enxaguar as folhas de almeirão em água filtrada.
Cortar as folhas de almeirão em fatias finas. Numa travessa, colocar todos os ingredientes, misturando bem com uma colher e servir em seguida.
Referências:
https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2018/09/19/panc-almeirao-roxo/
https://www.jardineiro.net/plantas/almeirao-cichorium-intybus.html
https://www.jardineiro.net/plantas/almeirao-roxo-lactuca-canadensis.html
https://www.tuasaude.com/almeirao/
https://portalvidalivre.com/articles/382
https://matosdecomer.com.br/2015/03/almeirao-japones (Imagem)