Breve descrição botânica: O almeirão é uma planta herbácea de seiva leitosa, cultivada como hortaliça e que também é comumente chamada de chicória. É uma espécie que sofreu intenso melhoramento genético, disponibilizando atualmente plantas com folhas abertas, de cabeça (folhas justapostas e fechadas) e plantas de raiz mais engrossada.
Nome(s) vulgar(es): Almeirão-de-raiz, Almeirão-selvagem, Almeirão-silvestre, Chicória, Chicória-amarga, Chicoria-brava, Chicória-do-café, Radice-selvagem, Radiche
Família vegetal: Asteraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: É uma planta nativa da América do Sul e pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, especialmente em áreas de cerrado, brejo e margens de rios. Também pode ser encontrado em viveiros especializados em plantas nativas, feiras de produtos orgânicos ou até mesmo em hortas comunitárias.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Entre as hortaliças, o almeirão destaca-se pelo teor de fibras alimentares, manganês, ferro e potássio, além de conter vitaminas A, B2 e B3.
Habitat: Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera o frio e o calor. O solo deve estar bem preparado na ocasião do plantio. Os canteiros devem ser calados, adubados e elevados cerca de 15 cm nas variedades “de folha” e 22 cm nas variedades “de raiz”.
Hábito: Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas, mais ou menos pubescentes, de coloração verde. Sua raiz é tuberosa, pivotante e armazena grandes quantidades do carboidrato inulina.
Órgão da planta utilizado: Folhas, flores e raízes.
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: O almeirão por ser consumido cru ou cozido, em preparações como salada, sucos, refogados, ensopados, tortas e sanduíches.
Receita:
Bolinho de almeirão com batata
Ingredientes: 700 g de batatas cozidas e amassadas; ½ maço de almeirão picado; 1 colher (sopa) de azeite; 3 dentes de alho amassados ou picados; ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de cebola picada; ½ colher (café) de pimenta-vermelha moída; 2 ovos ligeiramente batidos; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; Sal a gosto; 2 xícaras (chá) de farinha de rosca; Óleo para fritar.
Modo de fazer: Coloque o azeite numa panela, frite a cebola e o alho; Acrescente o almeirão, o cheiro-verde, o sal e a pimenta, mexa bem e deixe refogar; Retire a panela do fogo, deixe esfriar, junte a farinha de trigo e a batata e misture bem; Pegue pequenas porções com uma colher e faça bolinhas; Passe as bolinhas no ovo batido e em seguida na farinha de rosca; Frite as bolinhas em óleo quente até dourar, retire do fogo e coloque sobre papel absorvente; Sugestão: No lugar da batata pode-se usar arroz ou macarrão bem cozido. Sirva quente.
Referências:
https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/receitas/bolinhos-de-almeirao-com-batata
https://www.tuasaude.com/almeirao/
https://www.jardineiro.net/plantas/almeirao-cichorium-intybus.html
https://come-se.blogspot.com/2013/03/almeirao-de-arvore.html/ (Imagem)