Breve descrição botânica: O poejo é uma planta herbácea, rizomatosa, aromática e medicinal, relacionada com a hortelã (Mentha spicata) e originária da região do mediterrâneo e oriente médio. De crescimento cespitoso, apresenta ramos quadrangulares, eretos e ramificados, que chegam a 40 cm de altura.
Nome científico: Mentha pulegium
Nome(s) vulgar(es): Poejo-das-Hortas, Poejo-Real, Menta-Selvagem, Poejo-do-Brejo, Hortelã-de-Folha-Miúda.
Família vegetal: Lamiaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: No Brasil, o estado de Goiás é o maior produtor de açafrão, com destaque para o município de Mara Rosa, o maior produtor de açafrão no Brasil. A cultura do açafrão tem função social importante. Geralmente é feita por pequenos produtores com utilização, principalmente, de mão de obra familiar
Habitat: é uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em locais úmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas.
Hábito:. herbáceo.
Órgão da planta utilizado:. caule e folhas.
Princípio (s) ativo (s): óleos essenciais (neoisomenthol, pulejona, mentona, linalol, limoneno, lippiona) e flavonoides
Forma (s) farmacêutica (s):Infusão, uso tópico, tintura.
Posologia e modo de usar:
Pode ser usado em transtornos gástricos leves, flatulência, náuseas, dor de cabeça e dores menstruais. Em combinação com outros remédios é benéfico nas primeiras fases do resfriado comum. As folhas frescas podem ser aplicadas externamente para aliviar as irritações cutâneas e as picadas de insetos.
Referências: