Breve descrição botânica: nativo do sudoeste da Europa e do Norte de África, são plantas arbustivas ou arborescentes, com muitos ramos, de folha persistente, que podem crescer até 5 m de altura. As suas folhas, coriáceas e verde-escuras, medem 3 a 5 cm de comprimento e cerca de 1,5 cm de largura, com um cheiro agradável quando esmagadas devido ao seu óleo essencial disposto ao longo do limbo. As folhas são inteiras, ovado-lanceoladas, agudas, em filotaxia oposta-cruzada ou decussada. As flores, geralmente brancas (podem ter também ser rosada), têm cinco pétalas e um número elevado de estames. O fruto é uma pseudobaga carnuda, elipsóide, azul-escura ou negra, contendo várias sementes. A polinização é feita por insectos e a dispersão das sementes é efectuada por pássaros que se alimentam das bagas.
Nome científico: Myrtus communis
Nome(s) vulgar(es): Murta-comum, mirta, mirto, murta-cheirosa, murta-cultivada, murta-das-noivas, murta-do-jardim, murta-verdadeira, murteira, murtinheira, murtinheiro, murtinho e murto.
Família vegetal: Myrtaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Floresta Amazônica e Mata Atlântica e no Rio Grande do Sul.
Habitat: O seu habitat preferencial é xerofílico (seco) e em solos sem calcário.
Hábito: herbáceo ou arbóreo
Órgão da planta utilizado: Folhas
Princípio (s) ativo (s): 1,8-cineole (25,2%), linalool (20,4%) e b-caryophyllene (22,9%).
Forma (s) farmacêutica (s): Óleos
Posologia e modo de usar:
É muitas vezes utilizada como o alecrim ou o tomilho e incluído como ingrediente de pratos de carne grelhada. As folhas podem ser moídas como as folhas de louro. As bagas podem ser cozinhadas em molhos.
As folhas contêm um óleo essencial com propriedades anti-sépticas, que também pode ser benéfico em casos de problemas respiratórios. O chá de murta é indicado para infecções brônquicas e inflamações das gengivas. As folhas esmagadas ajudam a acalmar problemas de pele, tais como acne, caspa e herpes. A murta é um dos ingredientes base de perfumes e produtos cosméticos. As folhas e flores secas exalam um aroma agradável que se mantém durante muito tempo e as torna utilizáveis para saquinhos de cheiros e flores secas aromáticas.
Referências:
MURTA COMUM, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Murta-comum, acesso em 28/06/2021.
PORQUÊ MURTA? O QUE É UMA MURTA? Disponível em http://www.quintadamurta.pt/porque-murta-o-que-e-uma-murta/#.YNpFtOhKjIU , acesso em 28/06/2021