Breve descrição botânica: A mostarda tem como principal utilização sua semente, na preparação de condimentos para carnes, legumes e saladas, e que possui sabor intenso e picante. Além das sementes, as folhas da mostarda também podem ser consumidas, já que também são ricas em compostos sulfurados, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e vitamina K, sendo também rica em fibras, comer folhas de mostarda ajuda a aliviar o intestino preso, mas também é ótima para ajudar a baixar o colesterol e prevenir doenças degenerativas, por causa do seu alto conteúdo de antioxidantes.
Nome científico: Sinapis alba.
Nome(s) vulgar(es): mostarda-amarela, mostarda-indiana, mostarda-oriental, mostarda-de-folha, mostarda-vermelha.
Família vegetal: Brassicaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: em todo o país.
Habitat: Norte de África, da Europa e da Ásia Ocidental.
Hábito: herbáceo
Órgão da planta utilizado: Semente e folhas.
Princípio (s) ativo (s): p-hidroxi-benzil-isotiocianato.
Forma (s) farmacêutica (s): Folhas ,óleo essencial e cremes.
Posologia e modo de usar:
As folhas podem ser refogadas ou cozidas no vapor e temperadas a gosto. O ideal é consumir o equivalente a uma xícara de chá uma a duas vezes por semana.
Referências:
MOSTARDA: 5 benefícios para a saúde e como usar. Tua saúde, 2021. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/mostarda/>. Acesso em: 28 de junho de 2021.
MOSTARDA. Portal São Francisco, 2021. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/mostarda>. Acesso em: 28 de junho de 2021.
MAZARACKI, Tamara. Mostarda protege fígado, melhora a digestão e oferece muitos outros benéficos. Minha vida, 2016. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/20115-mostarda-protege-figado-melhora-digestao-e-oferece-muitos-outros-beneficios>. Acesso em: 28 de junho de 2021.