Breve descrição botânica: É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo.Nas regiões do Sul,a madrugada de sexta-feira da paixão,é dedicada a colheita da Macela,uma planta de biodiversidade brasileira de uso medicinal e cosméticos.
Nome científico: Achyrocline Satureioides .
Nome(s) vulgar(es): macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc.No dialeto alemão sulbrasileiro Riograndenser Hunsrückisch, falado por boa parcela dos habitantes do Rio Grande do Sul e estados e países vizinhos, a macela possui um nome único e que somente é utilizado por falantes deste regionalismo linguístico: Karfreitachstee, onde "Kar" significa santo, Freitach sexta-feira, e Tee quer dizer chá (no alemão-padrão: Karfreitagstee).
Família vegetal: Asteraceae .
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Nos estados da região Sul do país.No Nordeste elas florecem em setembro e geralmente são indicadoras de solos acidificados e degradados.
Habitat: Terrestres,em solos acidificados e degradados.
Hábito:. Arbóreo
Órgão da planta utilizado:.A parte utilizado em chás caseiros e enchimentos de travesseiro é a inflorescência.Pode ser utilizado também o extrato das flores,como sedativo,e das flores e ramos se obtém um chá amargo que é digestivo,há também uma versão do extrato seco,utilizado para herpes.
Princípio (s) ativo (s): flavonóides, tanino, ésteres, óleo essencial e saponinas, agindo como relaxante e antialérgico em potencial, auxiliando a vida das pessoas de maneira natural e sem prejuízos à saúde.
Forma (s) farmacêutica (s):chás,infusão e uso tópico.
Posologia e modo de usar:
Flores:como recheios de travesseiros,colchão,bonecas de pano e almofadas.As flores têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas supostamente alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais.
Extrato das flores:tem um efeito sedativo,amenizando cólicas menstruais e espasmos da barriga,até mesmo as dores de parto.
Folhas e Ramos:se obtém um chá amargo,considerado digestivo e auxilia no controle das diarréias.
Extrato seco:tem efeito contra os vírus da Herpes.
Referências: