NOME CIENTÍFICO:
JASMIN
Descrição botânica: Utiliza-se suas flores, usos industriais em perfumaria e na produção de chás e tisanas(bebidas de ervas medicinais), as espécies de Jasminum são frequentemente usadas na construção de jardins, como plantas de interior e para a produção de flores de corte.O aroma das flores de Jasminum é adocicado, constituindo, conjuntamente com o aroma das rosas, um dos aromas pilares da perfumaria. Para além dos usos em perfumaria, na China misturam-se flores de jasmim com folhas de chá (Camellia sinensis), produzindo tisanas cuja resultante combinação de sabores e aromas é muito apreciada.
Nome científico: : jasminum Officinale L
Nome(s)
vulgar(es): Jasmim
Família vegetal: Oleaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: distribuídas pelas regiões de clima tropical.
Habitat: Nas regiões tropicais e subtropicais da Eurásia, Austrália e Oceania, mas apenas cerca de aproximadamente 200 espécies são nativas da Europa. O centro de diversidade do género está localizado no sul e sudeste da Ásia.
Órgão da planta utilizada: Flores
Princípio(s)ativo(s): Óleo essencial, triterpenos, princípio amargos, flavonóides, taninos, resinas,cumarinas, ceras, carotenóides, inulina, arnicina, alcalóide, fitosterina,ácidos orgânicos, poliacetilenos e helenalina.
Forma(s) farmacêutica(s): Usos industriais em perfumaria e na produção de chás e tisanas(bebidas de ervas medicinais).
Posologia e modo de usar: Para fazer o chá ferva 250 ml de água, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de flores secas de jasmim, abafe as flores na água durante 10 minutos.
JATOBÁ
Breve descrição botânica: o jatobá é uma árvore que fornece frutos, sementes, cascas e folhas nutritivas - geralmente utilizadas no preparo de chás e compressas.
Nome científico: Hymenaea courbaril
Nome(s) vulgar(es): Jatobá pode ser traduzido do tupi como árvore dos frutos duros. Também é popularmente chamada de jutaí-açu, jutaí-bravo, jutaí-grande, jataí, jataí-açu, jataí-grande, jataí-peba, jataí-uba, jataí-uva, jataúba, jatioba, jatiúba, jupati, copal, e de jataíba, que é traduzido como árvore da abelha nativa de jataí, pois suas flores são melíferas.
Família vegetal: Fabaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: É encontrado desde o norte a sudeste; na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal.
Habitat: Ocorre naturalmente em solos argilosos, pobres e em lugares bastante ensolarados, em várzeas altas, raramente em campos abertos, entretanto, com precipitação anual superior a 100 milímetros. Apenas 31 % do Espírito Santo, especialmente o sul do estado, é adequado ao cultivo do jatobá, pois a espécie não tolera deficits hídricos superiores a 100 mm anuais.
Hábito: Arvoraceo
Órgão da planta utilizado: frutas,sementes,cascas,folhas.
Forma (s) farmacêutica(s): chás,frutos
Casca do jatobá: Possui propriedades antioxidantes,depurativas,anti-inflamatórias e fortalece a imunidade.
-Perda de peso:ele apresenta ação diurética e depurativa - isto é, aumenta o fluxo urinário, a eliminação de toxinas e evita o acúmulo de líquidos no organismo.
-Analgésico,anti-inflamatório natural e antioxidante:ela ajuda bastante a fortalecer o sistema de defesa do corpo e previne possíveis focos inflamatórios no organismo.
-Problemas respiratórios:Por apresentar uma ação expectorante, antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, o chá feito a partir da casca de jatobá é considerado um grande aliado para tratar problemas respiratórios. Ele ajuda a amenizar tosse, dor de garganta e é indicado para quem costuma sofrer com asma ou bronquite.
Fruto
Ela possui uma casca marrom bem dura e uma polpa esbranquiçada altamente rica em vitaminas e minerais. Outro ponto positivo da fruta é que ela pode ser usada em diferentes receitas: sucos, mousses e até farinhas caseiras.
-Sistema nervoso,cardiovascular e imunológico:Ele fornece uma grande quantidade de sais minerais,como cálcio,ferro,fósforo,potássio e magnésio.Esses minerais são essenciais para a formação dos ossos,músculos e dentes.
-Pele,cabelos:Fonte de vitaminas A(importante para saúde dos olhos) e C e agentes antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, e a longo prazo no envelhecimento precoce.
-Diabetes:Tem uma bebida feita com leite e fruta do jatobá que faz muito bem para a saúde de diabéticos e anêmicos. Isso porque ela consegue controlar bem o índice glicêmico (regula os níveis de glicose no sangue) e tem um alto teor de ferro e magnésio. Rica em fibras e proteínas, essa bebida pode ser feita em casa de forma simples - basta bater um pouco de leite com mel e a polpa do jatobá, preparando uma espécie de vitamina.
Posologia e modo de usar:
Chá:
-500 ml de água
- 1 colher de sopa de casca de jatobá
- Mel para adoçar (opcional)
Coloque a água e a casca de jatobá em uma panela. Deixe no fogo médio, quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe o recipiente e espere 10 minutos. Para finalizar, basta coar a bebida e adicionar mel a gosto para adoçar.
Referencias: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/fruta-e-casca-de-jatoba-tem-beneficios-saiba-para-que-serve-cada-uma_a13095/1
JURUBEBA
Breve descrição botânica: É um arbusto de caule espinhoso, folhas cordiformes, sinuosas e angulosas, lisas na parte superior e peludas na parte inferior. As flores são terminais, dispostas em panículas. O fruto é uma baga esférica de cor verde clara.
Nome científico: Solanum paniculatum
Nomes vulgares: Jurubeba, Jurubeba-verdadeira, Jupeba, Juribeba, Jurupeba, Gerobeba e Joá-manso.
Família vegetal: Solanaceae
Local onde é encontrada no Brasil: Região norte e Nordeste do Brasil.
Habitat: Terrestre.
Hábito: Planta herbácea..
Órgão da planta utilizado: Raízes, folhas e frutos.
Princípio (s) ativo (s): Esteroides, saponinas, glicosídeos e alcaloides.
Indicações terapêuticas: É usado como aperiente, anti-inflamatório, cicatrizante, depurativo de sangue, descongestionante do fígado e baço, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estômago, febre, laxativa, tônica, antidiabéticos, desobstruentes, antianêmicos, problema de bexiga, ressaca.
Formas farmacêuticas: Tintura, extrato fluido e seco, pó, folhas e raízes desidratadas.
Posologia e modo de utilizar:
Infusão: 20g de folhas, ou raízes, para 1 L de água. Tomar uma xícara, após as refeições, podendo chegar a cinco xícaras por dia;
Tintura: 1 colher de sobremesa, a cada 8 horas;
Extrato fluido: 1 a 4 mL ao dia;
Extrato seco: 200 a 800mg ao dia;
Decocção: 2 pedaços de raiz, em 1 xícara de água, 2 a 3 vezes ao dia;
Pó: 2 a 4g da raiz, ou 5 a 8g da folha, ou 3 a 6g do fruto ao dia;
Cataplasma das folhas: 2 a 3 vezes ao dia. Em crianças, usar dosagem proporcional a idade, variando entre um sexto e a metade da dose de adultos.
Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solanum_paniculatum
https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/jurubeba
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/20278-jurubeba
https://www.ppmac.org/content/jurubeba
https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/p68.html