Breve descrição botânica: A buchinha-do-norte é uma planta medicinal, também conhecida como abobrinha-do-norte, cabacinha, buchinha ou purga, muito utilizada no tratamento de sinusites e rinites, já que possui ação expectorante e antisséptica. No entanto, também é capaz de promover a contração da musculatura do útero e morte do tecido da placenta, o que pode levar ao aborto.
Nome científico: Luffa operculata
Nome(s) vulgar(es): abobrinha-do-norte, cabacinha, buchinha ou purga
Família vegetal: Cucurbitaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Ceará e Minas Gerais
Habitat: é nativa da América do Sul.
Hábito: trepadeira.
Órgão da planta utilizado: Fruto descascado (não ingerir cru)
Princípio (s) ativo (s): M-carboxifenil alanina, cucurbitacina B, isocucurbitacina B, cucurbitacina D, gipsogenina e luperosídeos A, B, C, D, E, F, g e H. Os frutos contém um princípio amargo chamado buchinina.
Forma (s) farmacêutica (s): O uso da buchinha-do-norte deve ser feito conforme orientação, não sendo recomendado consumir o fruto cru, uma vez que é tóxico. Assim, uma das formas de consumo é através da água de buchinha-do-norte, que pode ser utilizada para pingar no nariz em caso de sinusite ou lavar feridas, por exemplo.
Para fazer a água, basta descascar o fruto, retirar um pedaço pequeno e deixar dentro de 1 litro de água por cerca de 5 dias. Após esse tempo, retirar o fruto e utilizar conforme recomendado.
De acordo com estudos, 1 g da buchinha-do-norte resulta em efeitos tóxicos para um adulto de 70 kg, por isso é importante que o uso dessa planta seja feito apenas caso haja recomendação médica.
Referências: