Breve descrição botânica: planta de hábito terrestre, anual ou bianual, atinge 50 cm de altura. As folhas são compostas (dois ou mais folíolos discretos), arranjo da folha oposta (duas folhas por nó ao longo do caule), borda da margem com lóbulos. As flores aparecem de junho a outubro. A cor varia do azul ao roxo e do rosa ao vermelho. Flor radialmente simétrica com 5 pétalas, essas são separadas e não fundidas. São polinizadas por vários insetos e podem autofertilizar se não forem polinizadas.O fruto é seco, não divide-se quando maduro, tem comprimento de 19 a 23 mm
Nome cientifico: Geranium phaeum.
Nome(s) vulgar(es): malva-cheirosa, gerânio cheiroso e malva-rosa
Família vegetal: Geraniaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Em todo país.
Habitat: Terrestre- África
Hábito: Herbácea
Orgão da planta utilizado: Flor
Princípio(s) ativo(s): Tanino, ácido gálico, matéria corante vermelha, resinas, matéria cristalina, substâncias amargas e tônicas.
Forma(s) farmacêutica(s): óleo essencial
Posologia e modo de usar:
Alívio dos sintomas da menopausa, diminui a irritação, trata cólicas menstruais, combate dores musculares, ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual, trata a celulite e outros problemas de pele, trata dores no rosto. Para tratar problemas de pele: Aplique o óleo de gerânio sobre a pele para combater inflamações como eczemas, acnes, queimaduras, fungos, estrias e celulites. Este processo também serve para melhorar a aparência da cútis: basta aplicar sobre a pele ressecada. Relaxante: Aplique o óleo sobre a pele, geralmente com uma massagem terapêutica nas regiões do corpo que mais acumulam estresse e tensão. Esse processo também é indicado para reduzir as dores musculares. Para tratar problemas gastrointestinais: Para diminuir os sintomas de diarreia e hemorragias internas, adicione as folhas secas de gerânio a uma xícara de água fervente.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geranium
https://universodasflores.wordpress.com/2013/10/14/geranium-phaeum/