Breve descrição botânica: Plantas perene até 100 cm de altura. O caule é quadrangular, herbáceo, ereto, piloso e aromático, ramificando-se a partir da base formando touceiras. As folhas são verde-escura na parte superior e verde-clara na parte inferior, com 5 a 8 cm de comprimento, pecioladas, opostas, ovais, pilosas e com nervuras bem salientes. As flores, quando são brancas ou amareladas, reunidas em fascículos de 2 a 6.
Nome científico: Melissa officinalis (L.)
Nome(s) vulgar(es): Erva-cidreira, Melissa, Citronela-pequena, Anafa, Anafe, Chá-de-França, Citronela-menor, Capim-cheiroso, Capim cidreira.
Família vegetal: Lamiaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: A planta é nativa da América do Sul e encontrada em todo o território brasileiro
Habitat: pertence às Labiadas e encontra-se cultivada e subespontânea em terrenos montanhosos e nos bosques. Precisa de um lugar protegido, não muito seco, e de solo nutritivo.
Hábito: herbáceo
Órgão da planta utilizado: sua essência é obtida por destilação das flores, mas o caule acabou sendo mais usado nas infusões e outros preparados da fitoterapia.
Princípio (s) ativo (s): Citronelol, geraniol, linalol, citral, neral, ácido fenol carboxílico, ácido citronélico, acetato geranílico cariofileno e taninos.
Indicações terapêuticas: possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse.
Forma (s) farmacêutica (s): pó, infuso, pastilhas, chá, suco, tintura, óleo, xarope, cataplasma, fresco em pedaços (mastigado e aspirado), ralado.
Posologia e modo de usar: Para uso interno: Infusão – Uma colher das de sobremesa de folhas (2-3g) para uma xícara de água. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia. A melhor maneira de consumir a erva cidreira é sob a forma de chá em infusão. Utilize entre 1 e 4 gramas de folhas da planta preferencialmente fresca para cerca de 150 ml de água. Ferva a água, depois a coloque sobre as folhas em um recipiente e deixe abafando entre cinco e dez minutos. Coe e aguarde. Tome o chá morno, entre 10 e 15 minutos após o preparo, preferencialmente sem adoçá-lo
Referências:
http://www3.uma.pt/biopolis/planta.php?id=18
https://www.sitiodamata.com.br/melissa-erva-cidreira-melissa-officinalis-l