Breve descrição botânica:
A celidônia é uma planta nativa da Europa que possui propriedades medicinais que podem beneficiar especialmente a saúde da pele e do estômago. Também chamada de erva-das-verrugas e erva-dos-calos, ela tem flores amarelas e folhas de cor verde clara. Todas as partes da celidônia podem ser usadas e o chá é seu uso mais popular. A bebida também ajuda a aliviar os sintomas de problemas gastrointestinais e auxilia em seu tratamento.
Nome científico: Chelidonium majus
Nome(s) vulgar(es): celidônia, erva-andorinha, ceridónia, ceruda, leitaria
Família vegetal: Papaveraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: planta de origem europeia podendo ser encontrada na região sudeste do Brasil.
Habitat: É nativo de Europa e ocidental Ásia e introduzido amplamente em América do Norte.
Hábito: herbáceo
Órgão da planta utilizado: raíz, talos, folhas e flores na floração.
Princípio (s) ativo (s): espasmolítica, diurética e antimicrobiana.
Forma (s) farmacêutica (s): Tintura de Celidonia
Posologia e modo de usar:
Chá de celidônia: Juntar 1 colher (de chá) de celidônia seca a uma xícara de água fervente, em seguida deixar repousar durante 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia, durante 3 ou 4 semanas para tratamento gastrointestinais.
Compressa com chá de celidônia para verrugas: Cozinhar 2 colheres (de chá) de celidônia em 250 ml de água por 5 minutos coar e aplicar ainda morno sobre as verrugas com auxilio de uma gaze 2 a 3 vezes ao dia. Após a aplicação lavar o local com água morna.
Referências: