Breve descrição botânica: Planta herbácea ou subarbustiva, perene, de até 1,5 metros de altura. Folhas suculentas e aromáticas, de sabor muito amargo. Não são conhecidas as substâncias que geram os efeitos benéficos da planta, nem as que causam o sabor amargo característico.
Nome científico: Plectranthus barbatus
Nome(s) vulgar(es): Falso-boldo, Boldo, Boldo-brasileiro.
Família vegetal: Lamiaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: O Boldo Brasileiro é originária da Índia e é muito resistente, sendo cultivada em vários estados do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas ·
Habitat: O Boldo é uma planta chilena que é encontrada em qualquer local quente ou temperado e em regiões frias e quase impossível de ser encontrada no seu habitat natural.
Hábito: herbácea
Órgão da planta utilizado: folha.
Princípio (s) ativo (s): boldina, tem ação diurética suave e colerética, estimulante da digestão e na hiperuricemia devido ao seu alto teor de ascaridol, o óleo essencial é usado como anti- helmíntico.
Forma (s) farmacêutica (s): Usa-se o chá ou extrato aquoso feitos de preferência com a folha fresca.
Posologia e modo de usar: Ação hiposecretora gástrica, reduzindo não só o volume de suco gástrico, como a sua acidez. Pode ser usada, portanto, no tratamento para controle da gastrite, na dispepsia, azia, mal-estar gástrico (estômago embrulhado), ressaca, e como amargo estimulante da digestão e do apetite.
Referências: