Breve descrição botânica: A bardana apresenta caule robusto, alto, capaz de alcançar 2 metros de altura, podendo ser verde ou arroxeado de acordo com a variedade. Suas folhas são alternas, grandes, cordiformes, com pecíolos longos e pubescentes na página inferior.
Nome científico: Arctium lappa
Nome(s) vulgar(es): Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante.
Família vegetal: Asteraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Especialmente no Sudeste e no Sul.
Habitat: Nativa da Europa e Ásia.
Hábito: Planta herbácea, semi-perene.
Órgão da planta utilizada: As raízes, flores e folhas secas.
Princípio(s) ativo(s): Óleo essencial (0,2%), polifenóis, inulina (40-50%), mucilagens, lapatina, taninos, princípio antibiótico, ácido clorogênico, vitamina (A,B), fuquinona, glicosídeos, resina, minerais.
Indicações terapêuticas: A Bardana pode ajudar no tratamento de acne, furúnculos, abscesso, eczemas, caspa, diabetes, reumatismo, gota, bronquite ou nefropatia.
Forma(s) farmacêutica(s): Infusão, decocção, tintura e fitocosméticos (xampus, tônicos capilares, cremes e loções para peles impuras e oleosas).
Posologia e modo de usar: Decocção: 40g das raízes por litro de água. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia. - infusão: 2 a 6g, três vezes ao dia.Tratar problemas gástricos. Por ter boa propriedade calmante e anti-inflamatória, a bardana pode ser usada em casos de gastrite ou até dor de estômago sem causa específica, pois alivia a irritação da mucosa gástrica. Além disso, como também tem ação colagoga e colerética, estimula o funcionamento da vesícula biliar, o que acaba facilitando a digestão. Como usar a bardana para problemas gástricos: colocar 3 colheres de sopa de raiz de bardana em uma panela, deixando ferver com 1 litro de água durante 5 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia. O chá de bardana tem excelentes propriedades diuréticas e depurativas que, além de eliminarem o excesso de líquidos através da urina, também podem ajudar a combater a celulite, especialmente se for associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercício físico regular.
Como usar a bardana para retenção e celulite: colocar 1 colher (de sopa) de bardana dentro de uma panela com 300 ml de água e ferver por dez minutos. Depois, coar a mistura e deixar repousar por 5 minutos ou até esfriar. Beber 2 a 3 xícaras do chá por dia para garantir os melhores resultados. Este chá pode ainda ser usado para aliviar cólicas renais leves ou até evitar que surjam, pois devido à sua ação diurética, pode ser capaz de eliminar pequenas pedras renais e areias que causam o surgimento da dor.
Como usar a bardana para cólica renal: ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher (de sopa) de folhas de bardana picadas. Depois, tampar e deixar repousar por 10 minutos ou até amornar. Por fim, deve-se coar a mistura e beber aos poucos ao longo do dia.
Referências:
https://www.tuasaude.com/bardana/
https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/p20.html