Breve descrição botânica: Erva perene, quase sem caule, estolonífera, ereta ou decumbente. Folhas em roseta basal, fibrosas, duras, com margens cobertas de espinhos em forma de gancho, de cor vermelha na base, flores reunidas em inflorescência do tipo espiga no centro da roseta, com brácteas brancas e vermelhas. Frutos são bagas amarelas, ovoides, de polpa amarela, com sementes negras.
Nome científico: Bromelia antiacantha Bertol.
Nome(s) vulgar(es): Caraguatá, gravatá-da-praia, gravatá-do-mato, banana-do-mato, banana selvagem, etc. “Caraguatá” do Tupi-guarani, significa erva da folha fibrosa.
Família vegetal: Bromeliaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: nativa do Brasil, ela ocorre no sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), no sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e no nordeste (Bahia). Fora do Brasil, ocorre no Uruguai.
Habitat: Brasil (Mata Atlântica).
Hábito:. A Bromelia antiacantha é uma herbácea de hábito terrestre medindo até 2 metros de altura e formando densos agrupamentos chamados de “reboleiras”.
Órgão da planta utilizado:.folhas e frutos.
Princípio (s) ativo (s): Flavonoides, taninos, saponinas, flavonas, ácidos hidroxicinâmicos.
Forma (s) farmacêutica (s):
Xarope da polpa carnosa: cortar os frutos (1 fruto para cada xícara de água) e ferver durante 5 minutos, após amassar os pedaços e coar, adicionar açúcar cristal ao coado e retornar ao fogo até dissolver o açúcar. Tomar 1 colher (sopa) 2-3 vezes ao dia para adultos; para crianças acima de 6 anos, 1 colher (chá) 2-3 vezes ao dia.Decocção das folhas: cortar as folhas em pedaços pequenos e ferver durante 3-5 minutos. Acrescentar algumas gotas de própolis e fazer bochechos 3 vezes ao dia, para o tratamento de afecções da mucosa bucal (aftas e feridas)
Referências:
BATTISTI et al., 2013;
FORZZA et al., 2015;
GARLET, 2000;
GARLET; IRGANG, 2001;
KINUPP; LORENZI, 2014;
LORENZI; MATOS, 2008;
PANIZZA, 1997;
SANTOS et al., 2009;
RIO GRANDE DO SUL, 2017.