Breve descrição botânica: É uma planta medicinal,amplamente utilizada contra problemas respiratórios,sendo eficaz para tratar gripe,bronquite e tosse.Além de ser uma boa opção para tratar cálculos renais,hemorróidas e alterações no útero.
Nome científico: Vernonia Polyanthes Less.
Nome(s) vulgar(es): “Assa-Peixe”, “Assa-Peixe-Branco”,“Cambará-Branco”, “Cambará-Açú”, “Alecrimdo-Campo”, “Assa-Peixe-Roxo”, “Chamarrita”, “Assa-Peixe-do-Pará”, Erva-Preá”, “CambaráGuaçu”, “Cambarazinho”, “Casca-Preta”, “Tramanhém”, “Erva-de-Mula”, “Mata-Pasto”.
Família vegetal: Asteraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Sendo nativa no Brasil, possui ampla ocorrência nas regiões sul, sudeste e centro-oeste,sendo comum em áreas do cerrado, como em São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás,e na orla Atlântica.
Habitat: A Assa-peixe é uma planta medicinal que cresce em descampados, pastagens, capoeiras, à beira de estradas e em terrenos abandonados. É original do Brasil, muito comum no Paraná, Sudeste e Centro-Oeste.
Hábito:.Herbáceo.
Órgão da planta utilizado:.Folhas,flores e raiz.
Princípio (s) ativo (s): :Alcaloides, glicosídeos, flavonoides, óleos essenciais, lactonas sesquiterpênicas e dilapiol.
Forma (s) farmacêutica (s): Na medicina popular,suas folhas e raízes são usadas em decocção ou infusão para fins diuréticos,balsâmicos, anti reumaticos e em casos de bronquite ,gripe,pneumonia e tosse persistente.
Posologia e modo de usar:
Chá:Fazer o chá é simples:basta adicionar 15 gramas de folhas picadas em 1 litro de água fervente.Mantenha o preparo abafado por 10 minutos e, depois coe e reserve.Beba 3 vezes ao dia.
Cuidados com a pele: Ela também é utilizada como ação anti-inflamatória,contribuindo para o tratamento de doenças da pele.Pode-se fazer a aplicação do chá na pele contra inflamação e erupções cutâneas,como acne e eczema,e até auxiliar no tratamento e no alívio das dores e contusões e lesões no corpo. Nas refeições: as folhas podem ser preparadas da mesma maneira que peixinho-da-horta : fritas, assadas ou à milanesa. Elas ficam crocantes, e o sabor e a aparência lembram bastante filés de peixe fritos. As folhas também podem ser utilizadas em refogados ou em bolinhos. Por isso, a assa peixe é uma boa alternativa para vegetarianos e veganos.
Referências:
https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Vernonia-polyanthes.pdf