Breve descrição botânica: Árvore encorpada, de copa densa e bem distribuída, a aroeira-vermelha tem altura entre cinco e dez metros, com troncos revestidos de casca grossa. A largura média fica entre 30 e 60 centímetros de diâmetro. As flores são miudinhas e os frutos, vermelhos.
Nome científico: Schinus terebinthifolius
Nome(s) vulgar(es): aroeira-mansa, aroeira-da-praia, aroeira-vermelha ou pimenta-rosa.
Família vegetal: Anacardiaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Pernambuco até o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Habitat: Brasil.
Hábito: Arbustos e árvores
Órgão da planta utilizado: Cascas
Princípio (s) ativo (s): Óleo essencial rico em mono e sesquiterpenos, taninos, resinas, alcaloides, flavonoides, saponinas esteroidais, esteroides, triterpenos, cis-sabinol, p-cimeno, limoneno, simiarinol, alfa e beta pineno, delta-caroteno, alfa e beta-felandeno e terechutona.
Forma (s) farmacêutica (s): sólida, os comprimidos, como semi-sólida, os géis e como líquida, o spray .
Posologia e modo de usar: Adultos: 10 a 20 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2 g de erva seca (1 colher de sopa) de cascas em decocção até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 horas, tanto para uso interno quanto externo, para compressas e banhos.
Modo de usar:
Gota, reumatismo e ciática: em forma de banho, ferver 26 g de cascas de aroeira em um litro de água. Tomar, diariamente, um banho de 15 minutos, tão quente quanto possível. Cervicite e cervicovaginites: um ensaio clínico feito com extrato aquoso das cascas de Schinus terebinthifolius na concentração de 10%, aplicado na forma de compressas intravaginais em 100 mulheres portadoras de cervicite e cervicovaginites, promoveu 100% de cura num período de uma a três semanas de tratamento. Hemorroidas inflamadas, gengivas inflamadas: cozinhar, em 1 litro de água, 100 g da entrecasca limpa e seca da Schinus terebinthifolius quebrada em pedaços pequenos. Azia e gastrite: utilizar os frutos cozidos duas vezes, cada vez com meio litro de água. Beber em doses de 30 ml duas vezes ao dia.
Referências:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/flora/noticia/2015/01/aroeira-vermelha.html# http://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/schinus-terebinthifolia-raddi
https://herbariohbei.wixsite.com/hbei/schinus-terebinthifolius
https://www.tuasaude.com/aroeira/
https://www.todafruta.com.br/aroeira-vermelha/
https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2019/setembro/18/cp-28-2014-schinus-terebinthifolius.pdf