Breve descrição botânica: A Arnica Brasileira é um arbusto geralmente com um único caule ereto que pode alcançar até 2 metros de altura. Suas flores são amarelas, pequenas, de cheiro agradável. É encontrada naturalmente nos cerrados de altitude com solos rochosos e com pouca umidade.
Nome científico: Lychnophora ericoides
Nome(s) vulgar(es): Arnica de Minas, arnica - falsa, arnica-da-serra ou candeia.
Família vegetal: Asteraceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Cerrado de Minas Gerais, Bahia e Goiás.
Habitat: Campos rupestres.
Hábito: Arbusto
Órgão da planta utilizado: Caule, folha e flor.
Princípio (s) ativo (s): Os óleos essenciais (que lhe conferem o cheiro característico), flavenóides, poliacetilenos, dipertenos , mono e sesquiterpenos, saponinas, entre outros.
Forma (s) farmacêutica (s): Extrato.
Posologia e modo de usar: O extrato da arnica embebida em álcool e água é considerado quase ;milagroso; para tratar dores e inflamações, assim como pomadas e óleos feitos com a planta, do gênero Lychnophora, conhecida como arnica brasileira.
Modo de usar: O preparado deve ter um litro de álcool e um de água (nunca álcool puro). As folhas devem ficar embebidas na mistura por, no mínimo, uma semana. O líquido deve ser passado sobre a pele para tratar inflamação, dor, hematomas e picadas de insetos.
Referências:
https://eic.ifsc.usp.br/arnica-brasileira/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnica-brasileira
https://hortodidatico.ufsc.br/arnica-do-cerrado/ https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ARNICA-NACIONAL-1.pdf