Breve descrição botânica: Kalanchoe daigremontiana Atribui-se ser uma planta de origem africana, também conhecida popularmente por “kalandiva” e “planta a fortuna”. É caracterizada como uma planta medicinal por conter esteroides e cardiotônicos.
Nome científico: Kalanchoe daigremontiana
Nome(s) vulgar(es): Mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna.
Família vegetal: Crassulaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: regiões tropicais e subtropicais.
Habitat: Originário da África.
Órgão da planta utilizado: Folhas.
Princípio (s) ativo (s): Aranto substância bufadienolídeo com propriedades que podem ser antioxidantes e, algumas vezes, usada para o combate ao câncer, porém ainda não está totalmente esclarecida por estudos científicos e necessita de mais.
Forma (s) farmacêutica (s): Cápsula e Chá das Folhas.
Posologia e modo de usar: Chá de aranto: colocar 1 colher de chá de folhas secas de aranto em uma xícara de água fervente e tampar. Deixar repousar por 10 minutos e filtrar. Recomenda-se beber no máximo 1 a 3 xícaras por dia; Cápsulas de aranto: a dose recomendada é de 1 cápsula de 500 mg até 3 vezes ao dia.
Referências:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conimas-e-conidis/2019/TRABALHO_EV133_MD4_SA35_ID909_31102019231652.pdf https://www.tuasaude.com/para-que-serve-o-aranto/
https://www.orquideasnoape.com.br/2019/02/aranto-mae-milhares-kalanchoe-daigremontiana.html https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2019/06/aranto-nao-ajuda-no-tratamento-do-cancer-cjwkrcou503if01oibng0wm04.html