Breve descrição botânica: Conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele. Aloe vera, também conhecida por babosa, é uma espécie de planta suculenta do gênero Aloe. Cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo e é cultivada para usos agrícolas e medicinais. Também é usada para fins decorativos e cresce com sucesso dentro de casa como uma planta em vaso, é uma planta natural do norte da África e apresenta-se como um cacto de cor verde que possui vários benefícios para a saúde por ser rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo, além de substâncias ativas regeneradoras e anti-inflamatórias como a aloína, glucomanano e traquinona.Além disso, por se tratar de uma seiva possui anti-fúngicos poderosos que podem tratar caspa ou micose de unha, por exemplo.A Aloe vera pode ser usada sobre a pele ou no cabelo misturada na água ou no creme hidratante para uma ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres, o que melhora a aparência da pele e cabelo e também saúde do couro cabeludo, por exemplo.
Nome científico: Aloe vera
Nome(s) vulgar(es): Aloe vera
Família vegetal: Asphodelaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: No Brasil encontra-se no sul, centro oeste e nordeste de preferência. A parte empregada é a folha, principalmente o sumo.
Habitat: Planta nativa das zonas secas, do Sul e leste da África; naturalizada no norte da África. Está disseminada por muitos países de clima quente e úmido de quase todos os continentes.
Órgão da planta utilizado:. Folha
Princípio (s) ativo (s): Antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodu- ladora, cicatrizante, hidratante, dentre outras.
Forma (s) farmacêutica (s): geralmente as formas farmacêuticas são tópicas, gel ou sérum
Posologia e modo de usar:
Suco de Aloe vera: O suco de Aloe vera pode ser feito facilmente em casa, embora a babosa possa irritar o estômago. Uma boa alternativa é ingerir bebidas de babosa industrializadas, onde os princípios ativos estão em quantidades controladas que não causem danos e que contenham todos os nutrientes da babosa. Ingredientes: 50 g da polpa de Aloe vera; 1 litro de água; 1 colher de mel.
Para preparar o suco, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. É recomendado que esse suco seja consumido apenas 2 a 3 vezes por semana, uma vez que quantidades superiores de Aloe vera podem levar à irritação da mucosa intestinal, resultando em náuseas e mal-estar, por exemplo. Outras formas de usar Aloe vera: Além de poder ser consumida na forma de suco, a Aloe vera também pode ser acrescentada em cremes para pele, shampoos e máscaras para hidratação, já que possui vários benefícios para a pele e para os cabelos.
Referências:
http://www.abmanacional.com.br/arquivo/b6cd193b5e9142a17b7ef973e1517676e0cd6064-33-4-aloe-vera.pdf