Breve descrição botânica: Planta herbácea, com folhas lanceoladas (alongadas), estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, dependendo da cultivar. As bainhas das folhas formam um pseudocaule curto, em cuja parte inferior origina-se o bulbo. O caule verdadeiro é um disco comprimido sendo o ponto de partida das folhas e das raízes, que são pouco ramificadas e com profundidade variando de 20 a 30 cm.
Nome científico: Allium sativum L.
Nome(s) vulgar(es): Alho-comum, alho-da horta, alho-manso e alho-hortense
Família vegetal: Amaryllidaceas
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: A região que mais produz alho é Minas Gerais, que utiliza cerca de 4,5 mil hectares com plantações. Depois, vem Goiás com 2,5 mil hectares, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cada um com 1,8 mil hectares.
Habitat: Ásia
Hábito:. Herbácea
Órgão da planta utilizado:. Bulbos
Princípio (s) ativo (s): O alho tem como princípio ativo a alicina e a aliina. A alicina se origina a partir da alinase que destrói os grupos teólicos essenciais à proliferação das bactérias, ou seja, a alinase possui propriedade bactericida.
Forma (s) farmacêutica (s): Infuso, emplastro, macerado, óleo, tintura e cápsulas.
Posologia e modo de usar:
Efeitos antitrombótico, hipotensor, hipolipêmico, antitumoral e antimicrobiano potenciais.Reduz os níveis séricos totais de colesterol, triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade (LDL), enquanto produz aumento dos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL). Efeitos observados em estudos com seres humanos.
Infusão: 2 ou 3 dentes de alho amassados, em 1 xícara de água. Tomar uma xícara por dia, durante 3 semanas;
Emplastro (alho socado): para aplicar sobre feridas, como antibiótico;
Maceração: deixar 3 dentes amassados, em repouso, em um copo de água, por até 10 horas, período em que deverá ser consumido;
Tintura: moer uma xícara (café) de alho e acrescentar em um recipiente contendo 5 xícaras de álcool comum. Deixar por 10 dias e coar. Tomar 10 gotas, em meio copo de água, 3 vezes ao dia;
Cápsulas de óleo de alho: 250mg. Tomar 1 cápsula após as refeições.
Referências:
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ALHO-1.pdf