Breve descrição botânica: A alfavaca é uma planta medicinal bem aromática e saborosa - indicada para o preparo de bebidas desintoxicantes e como tempero para massas, molhos e risotos.
Nome científico: Ocimum campechianum
Nome(s) vulgar(es): manjericão-grande, alfavaca-do-campo ou alfavaca-de-galinha.
Família vegetal: Lamiaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Regiões tropicais e subtropicais da Ásia, África, América Central e do Sul
Habitat: Vive especialmente em muros rurais e urbanos, em pequenas moitas em hortas e jardins, beiras de caminhos, terrenos baldios, beiras de rios e ribeiros, terrenos azotados, perto de colónias de gaivotas.
Hábito: E um subarbusto ,originário da Ásia e considerado medicinal e condimentar. Propaga-se facilmente via sementes e por mudas a partir de estacas do caule. Planta herbácea, anual ou perene, com caule bem ramificado, que atinge até 90 cm de altura.
Órgão da planta utilizado:. folhas e sementes
Princípio (s) ativo (s): 1,8 cineol, elementos, eugenol, elemicina, sesquiterpenos, metil eugenol, alcalóides, β-cariofileno
Forma (s) farmacêutica (s): Oleo essencial produzidos por suas folhas
Posologia e modo de usar: De 4 ou 5 xícaras por dia.
Modo de usar: Em uma panela, adicione a água e leve para ferver;
Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a alfavaca. Abafe e deixe em infusão por pelo menos 1 minuto;
Coe e acrescente o adoçante natural, se desejar.
Para aproveitar os benefícios da alfavaca para a saúde, o chá deve ser preparado com 2 colheres de chá da erva e deve ficar em imersão por 2 minutos.
Referências:
https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4090/desenvolvimento-de-estacas-de-alfavaca-em-diferentes-substratos#:~:text=A%20alfavaca%20(Ocimum%20gratissimum%20L,partir%20de%20estacas%20do%20caule.