Memórias CFAE
Memórias CFAE
O Projeto "Memórias CFAE" começou a ganhar forma ao longo de 2022, impulsionado por um grupo de trabalho onde estão representadas todas as regiões de Portugal continental, assim constituído:
Região Norte - Jorge Nascimento
Região Centro - Manuel Pina
Região Lisboa e Vale do Tejo - Joaquim Raminhos
Região Alentejo - Antónia Serra
Região Algarve - José Ribeirinho
Foi apresentado formalmente a todos os CFAE no XV Congresso Nacional, que decorreu em Lagoa, de 5 a 7 de outubro de 2022.
Este projeto tem como objetivo salvaguardar o património histórico, científico, pedagógico e cultural que cada CFAE foi acumulando com as suas dinâmicas ao longo do tempo, desde a sua criação, em 1992.
Pretende-se, assim, preservar o património e referenciais, que na sua diversidade, são importantes no presente, com a ideia de que são cruciais para perspetivar o futuro da intervenção dos CFAE, sempre em prol da qualidade da Educação.
No âmbito deste Projeto, e para dar corpo à sua intencionalidade, realizámos encontros e conferências de interesse e impacto na vida da formação e da educação em Portugal; criámos uma plataforma para fazer memória e dar visibilidade às iniciativas inovadoras dos CFAE; recuperámos o registo histórico dos 15 Congressos Nacionais já realizados; estamos a constituir um arquivo documental das investigações / teses de mestrado e doutoramento - produzidas ao longo do tempo (cujo coordenador é o professor doutor Eusébio André Machado).
A participação neste Congresso faz parte deste percurso construtivo e de compromisso, em trabalho colaborativo e de parceria entre todos os CFAE.
Eusébio André Machado
Doutorado em Educação pela Universidade do Minho e detentor de um DEES (Diploma Europeu de Estudos Superiores) pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble).
É professor auxiliar convidado da Universidade Portucalense (Porto), onde coordenou o doutoramento em Educação e o mestrado em Administração e Gestão da Educação.
Foi formador do Programa Pestalozzi, do Conselho da Europa.
É delegado de Portugal no Conselho de Administração da ADMEE – Europa (Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation).
Foi coordenador nacional do Projeto MAIA da Direção-Geral da Educação.
É autor e coautor de vários livros e artigos científicos na área da educação, em particular no âmbito da avaliação, formação de professores, supervisão e políticas educativas.
A mais recente publicação intitula-se Trabalho Docente na Era Digital (Porto Editora, 2023).
Luís Sebastião
Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia (1983) e doutorado em Ciências da Educação, Especialidade de Filosofia da Educação (2001) pela Universidade de Évora, com uma tese sobre os fundamentos da educação em Pierre Teilhard de Chardin.
Iniciou funções em 1984, no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, como Assistente do Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, onde fez toda a sua carreira académica e onde, desde então, tem lecionado disciplinas da área dos fundamentos da educação: Teoria da Educação, Axiologia Educacional, Educação e Valores, Educação para a Cidadania e Educação e Desenvolvimento. Hoje é Professor Associado no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
Tem uma ampla experiência de orientação de trabalhos de mestrado e doutoramento.
Foi presidente do Conselho de Administração do Instituto Português da Juventude (1993-1995).
Foi Presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação (2002-2010 e 2015-2017), Pró-Reitor na Universidade de Évora (2001-2006). Exerceu funções de coordenação científica e pedagógica na Universidade Metodista de Angola (2011-2014).
É membro eleito do Senado da Universidade de Évora, do Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais (ECS) e do Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA).
Integra a Comissão de Ética e o Conselho Editorial da Universidade.
É Diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP).
As suas áreas de interesse, por onde tem vindo a distribuir as suas publicações, são as de Filosofia da Educação, Educação e Valores, Educação para a Cidadania, Políticas Educativas e Bioética.
Cristina Mota
Licenciada em Matemática, no ramo de formação educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; possui uma pós-graduação em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor. Com mais de 20 anos de experiência no ensino, leciona nos níveis de 3.º ciclo e secundário, na Escola Secundária de Pinhal Novo, e já desempenhou funções no ensino superior como assistente na faculdade onde se formou.
É porta-voz do movimento cívico de professores Missão Escola Pública, destacando-se pela sua ativa participação no debate público sobre Educação em Portugal. As suas intervenções baseiam-se tanto na experiência vivida no contexto escolar quanto nas reflexões e análises conduzidas pelo movimento sobre a situação atual da escola pública e os desafios enfrentados pelos docentes.
Cristina Mota tem sido oradora em colóquios, palestras e seminários organizados pelo movimento e também foi convidada para participar em várias entrevistas, consolidando o seu papel como voz relevante nas discussões sobre a importância de uma educação pública, universal e inclusiva, de qualidade e sustentada por políticas educativas justas.
Ivone Patrão
Psicóloga Clínica e da Saúde, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário).
Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF).
Docente e investigadora (ISPA- Instituto Universitário; Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI).
Coordenadora do Projecto #GeraçãoCordão – com 3 áreas: investigação, formação e uma consulta na área dos comportamentos e dependências online (www.geracacocordao.net).
Publicação de vários artigos científicos e livros, como por exemplo: Intervenção em Ciberpsicologia; Dependências online; Geração cordão: a geração que não desliga; Jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias; Coleção de Histórias Infantis sobre Auto-Eficácia, Gestão de Emoções, Auto-estima e imagem corporal, Higiene do sono; Dar o Salto: 10 desafios para ser feliz e produtivo.
Co-autora do Podcast: De Milho para Pipoca.
João Couvaneiro
Tem doutoramento com uma tese sobre História do Ensino Superior, mestrado em História Contemporânea, licenciatura em História e formação para o ensino da História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Conselheiro do Conselho Nacional de Educação; Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Modeling and Simulation Hub do CiiEM – Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research e o Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning; integra o Conselho Pedagógico do Almada International School e é Apple Professional Learning Specialist. Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Tutor na Universidade Aberta. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Lecionou em diversos estabelecimentos de ensino básico e secundário (Escola António Augusto Louro, St. Peter’s School e no Colégio dos Plátanos). Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box. Tem feito investigação na área da história social e política, com destaque para as temáticas relacionadas com história da educação. Tem apoiado processos de inovação educacional e de integração das tecnologias em contextos educativos. Reconhecido como Apple Distinguished Educator, foi também finalista da edição mundial do Global Teacher Prize. Integrou a Direção da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi membro do Conselho de Administração do Madan Parque. É membro do Conselho Estratégico Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital, Integra os órgãos sociais do Instituto de Apoio à Criança e é membro da equipa de coordenação do Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica, criado pelo consórcio SAPIEN - South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network. Integrou o Conselho Geral de diversas escolas agrupamentos de escolas. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Almada nas eleições autárquicas de 2017-2021, onde assumiu a vice-presidência e diversos pelouros, entre eles o da educação. No mandato de 2021-2025, é deputado municipal e preside à Comissão de Educação, Desporto, Juventude e Cultura da Assembleia Municipal de Almada.
Ana Luísa de Oliveira Pires
Licenciada em Psicologia pelo ISPA-IUCPSV, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; fez o seu Pós-Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde leciona na licenciatura em Educação Básica, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e no Mestrado em Educação, Artes e Inclusão, que também coordena. Ao longo da sua vida profissional tem orientado um alargado leque de mestrados nas áreas da educação, formação de professores e educadores e outros agentes educativos. É investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - projeto «UIDB/04647/2020». Os seus interesses de investigação incluem a Educação ao Longo da Vida, as Políticas Educativas e a Pedagogia no Ensino Superior, a Educação/Formação de Adultos, a Artes e Educação, tendo publicado uma diversidade de artigos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros nacionais e internacionais, livros e e-book.
Isabel Fialho
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, é subdiretora do Departamento de Pedagogia e Educação e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Formação de professores. É diretora da Pós-graduação em Inspeção da Educação e do Mestrado em Educação Pré-escolar e Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada. Tem integrado e coordenado equipas em projetos de investigação nacionais e internacionais, nas áreas de avaliação de escolas, avaliação pedagógica, práticas inclusivas, sucesso académico, aprendizagem colaborativa e tecnologias educativas, com diversas publicações em livros e revistas. Tem coordenado estudos de avaliação para o Ministério da Educação e autarquias e realizado assessorias de Projetos Erasmus. Tem participado em projetos de consultoria e formação em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Guiné-Bissau, nas áreas de avaliação, supervisão e inspeção educacional. Participa como perita em programas nacionais do Ministério da Educação: Avaliação Externa das Escolas (desde 2007) e “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”. Coordena o Programa de Apoio à Autoavaliação das Escolas, no Observatório das Educação do Sul.
Luís Fernandes
Mestrado em Educação, especialidade em Administração e Organização Escolar, Universidade Católica;
Mestrado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, Universidade do Minho;
Curso de Especialização em Desenvolvimento Curricular, Universidade do Minho;
Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar, Instituto Nacional de Administração;
Licenciatura em Educação Básica, variante de Português e Francês, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Desde 17 de fevereiro de 2025 até à presente data – Diretor-Geral da Direção-Geral da Administração Escolar;
Desde junho de 2019 até fevereiro de 2025 – Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde;
Entre 2009 e 2019 – Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima;
Entre 1997 e 2009 – Presidente do conselho executivo, do conselho pedagógico e do conselho administrativo da Escola C+S de Freixo, Ponte de Lima;
Desde 1991 – Professor do quadro de nomeação definitiva do grupo de recrutamento 210.
Marco Bento
Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Coimbra Business School do Politécnico de Coimbra. É investigador integrado em tecnologia educativa e formação de professores/práticas pedagógicas no Centro de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI - ESEC), no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e investigador do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e Tecnologias Educacionais do Instituto Superior de Educação no Rio de Janeiro e lidera o Núcleo de Pesquisa e Pesquisa em Tecnologia Educacional Luso-Brasileiro - NIPTecEDU.
É consultor científico e pedagógico em escolas, centros de formação e municípios portugueses. Faz parte das redes internacionais COST Network - Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) e International Collaborative Action Research Network.
Há 12 anos que coordena o Projeto SUPERTABi, no Município da Maia, (transformando práticas pedagógicas através da utilização de modelos pedagógicos centrados no aluno mediados por tecnologias móveis, potencializando novos espaços de aprendizagem), além de coordenar os Encontros de Inovação Pedagógica SUPERTABi para discutir as três dimensões da pesquisa: pedagogia, tecnologia e espaço de aprendizagem.
Flávia Vieira
Conselheira do Conselho Nacional de Educação; Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, integra o Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. É doutorada em Educação e tem exercido a sua atividade de docência e de investigação nas áreas da pedagogia (escolar e universitária), formação de professores e supervisão pedagógica. Tem coordenado, no Instituto de Educação, especialidades de mestrado e doutoramento nas áreas da Formação Inicial de Professores, Didática e Supervisão. Integra a Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação, coordenando a linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Os projetos em que tem estado envolvida centram-se na inovação e no desenvolvimento profissional docente, adotando uma visão de educação como processo de emancipação (inter)pessoal e transformação social. Nesses projetos, ganha particular destaque a articulação entre ensino e investigação para a compreensão e reconfiguração das práticas educativas. Integra o Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017, uma estrutura de apoio à docência coordenada pela Reitoria e que visa promover a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Tem realizado atividades de consultoria e avaliação ao nível da formação contínua, da acreditação de cursos e da avaliação do desempenho docente. Integra o conselho editorial de revistas no país e no estrangeiro, e apresenta um vasto trabalho de publicação de livros, capítulos de livro e artigos em revistas indexadas.
Rui Trindade
Possui o curso de Professor do Ensino Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, sendo Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É professor Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como membro integrado do Centro de Intervenção e Investigação Educativas (CIIE) da mesma instituição. As suas áreas de interesse, como investigador e autor de livros e artigos, relacionam-se com a organização e gestão do processo de ensino em contextos escolares, a formação inicial e contínua de professores ou a Pedagogia no Ensino Superior. Atualmente, é o presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e responsável pela dinamização do blogue «Encruzilhadas».