Para aceder, clique em cima de cada uma das imagens.
Enquadramento
A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.
(texto retirado do Programa Eco-Escolas).
Escola inscrita.
DESAFIO:
Consiste na monitorização dos resíduos nas escolas (espaços exteriores), praias, rios/ribeiras ou florestas e na comparação dos dados ao longo do tempo.
Podem participar no desafio até dia 30 de maio, para podermos submeter na plataforma Eco-Escolas.
Para mais pormenores sobre este desafio Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”, acede à página do Programa Eco-Escolas ou clicando em cima da imagem alusiva ao Desafio.
Atualmente, a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.
Está na hora de nos juntarmos numa nova missão: vamos salvar o Mar, porque Amar o Mar começa com os nossos gestos diários. (texto retirado do Programa Eco-Escolas).
DESAFIO:
Faz um desenho que represente esta missão de Amar o Mar.
Escreve, numa frase curta, como te comprometes a cumpri-la!
Partilha o teu trabalho usando o hashtag #AmarOMar.
Podem participar no desafio até dia 30 de maio, para podermos submeter na plataforma Eco-Escolas.
Para mais pormenores sobre este desafio Declara-te ao planeta! | Dia dos Namorado, acede à página do Programa Eco-Escolas ou clicando em cima da imagem alusiva ao Desafio.
Os Global Action Days celebram-se no âmbito do Dia Internacional da Terra (22 de abril) e são uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo as diversas ações que diariamente realizamos em prol do ambiente. Para além da ação, o objetivo é também a inspiração e motivação para prosseguirmos neste trabalho sempre inacabado de agir pela sustentabilidade.
Em 2021, devido ao contexto que vivemos existem duas modalidades para as Eco-Escolas participarem na iniciativa GAD:
Global Action Days: Tal como em anos anteriores convidamos as escolas a que, na semana do dia 22 de abril, reportem e divulguem as várias ações/atividades que realizam na escola e na sua comunidade, podendo publicar diretamente neste site.
My Actions Matter: Campanha Internacional lançada pela FEE projetada como uma jornada de 21 dias de ações positivas, acolhidas na primeira plataforma do mundo (Treasure Earth) que se foca em alcançar um impacto ecológico sustentável e positivo. Com esta partilha de ações pretende-se inspirar os participantes a viver e a agir de forma diferente, cristalizando intenções em ações concretas e novos padrões de comportamento pró-ecológico. (texto retirado do Programa Eco-Escolas).
O desafio Faber-Castell, uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell. Neste ano letivo 2020-2021, com o título “Onde está o EcoLápis?” e é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.
Pretende-se, com este desafio, desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deve estar representada a personagem EcoLápis.
Escola inscrita.
Submissão dos trabalhos: Até 30 de maio de 2021
O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.
Escola inscrita.
Submissão dos trabalhos: Até 30 de maio de 2021
Junta-te a este movimento...
Fica a saber mais sobre este compromisso global com o nosso Planeta, clicando em cima da imagem que se segue. Adere, com a tua família, às propostas que aí se encontram, em prol de todos(as) nós, dos restantes seres vivos e da nossa Casa Comum.
No âmbito do Dia Mundial da Vida Selvagem, que se celebra a 3 de março, a ABAE | Programa Eco-Escolas em parceria com o Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, convida todos os interessados a juntarem-se a nós numa visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa, às 11h00.
A comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem, criado em 2013 pela ONU, aquando da verificação da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), tem como objetivo celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.
Neste Passeio pelo Jardim, guiado por Tiago Carrilho, técnico educativo do Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, vamos conhecer melhor algumas espécies selvagens atualmente ameaçadas e quais as principais causas dessa ameaça. (texto retirado do Programa Eco-Escolas).
DESAFIO:
Venham visitar o Jardim Zoológico de Lisboa.
Planeta Terra? O que gostarias de lhe dizer e/ou prometer?
Inspirados nos Lenços dos Namorados, típicos da região do Minho, o Programa Eco-Escolas | ABAE convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos cada vez mais sustentáveis.
DESAFIO:
Declara-te ao Planeta! Faz um desenho e escreve uma quadra dedicados ao Planeta Terra.
Partilha o teu trabalho através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #LoveEarth
.
Podem participar no desafio até dia 17 de fevereiro, para podermos submeter na plataforma Eco-Escolas.
Para mais pormenores sobre este desafio Declara-te ao planeta! | Dia dos Namorado, acede à página do Programa Eco-Escolas ou clicando em cima da imagem alusiva ao Desafio.
"Aqui há vida!"
O Programa Eco-Escolas convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar o DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS - 2 de fevereiro - e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.
DESAFIO:
Desenha a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. O desenho é livre, pode ser de apenas uma espécie ou uma junção de várias. Dá asas à tua imaginação!
Partilha o teu desenho através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas
Envia-nos o teu trabalho entre os dias 1 e 12 de fevereiro, para podermos submeter na plataforma Eco-Escolas.
Para mais pormenores sobre este desafio e sobre o Dia Mundial das Zonas Húmidas, acede à página do Programa Eco-Escolas ou clicando em cima da imagem alusiva ao Desafio.
Pode aceder a todos os desafios do Programa Eco-Escolas, na página oficial do mesmo.
Os desafios encontram-se divididos em:
Ao longo de todo o ano, inscrevemo-nos e levamos a efeito uma série de Campanhas integradas no Programa Eco-Escolas.
Aceda às mesmas clicando em cima das imagens que se seguem.
O lançamento da campanha 2020/2021 para as Escolas e IPSS, com inicio a 23-11-2020, é realizado de forma virtual, e especialmente neste dia para comemorar o dia da Floresta Autóctone.
Este ano letivo, devido ao nosso Plano de Contingência, aderimos a esta CAMPANHA exclusivamente na RECOLHA DE PILHAS.
Assim, as pilhas poderão ser entregues a uma Assistente Operacional, à entrada, no portão, ou, estando a escola a funcionar em regime presencial, poderão os alunos trazê-las, para que possam ser depositadas no nosso depositrão de pilhas.
A campanha “O mar começa aqui” visa educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Promover a cidadania ativa e estimular a criatividade dos nossos jovens são as palavras de ordem desta campanha que tem a arte como elemento impulsionador.
No projeto MAPEAR aprendemos a utilizar o dispositivo de medição de partículas, desenvolvido pela sensor.community, para aferir a qualidade do ar, a partir da concentração de PM10 e PM2.5, que são indicadores gerais da poluição atmosférica.
Escola inscrita.
Prazo limite de entrega de trabalhos:
Fases do Projeto*
Janeiro: webinar com os vencedores do concurso de projetos MAPeAR e entrega virtual de prémios.
Fevereiro: reunião de apresentação da rede MAPeAR às escolas aderentes.
Fevereiro: envio do kit para medição da qualidade do ar.
Março: workshop de implementação da rede MAPeAR, nos dias 5 e 12 de março (modo online).
Abril: início da recolha de dados dos sensores (fase experimental).
Junho: participação nas Jornadas de Educação Ambiental da ASPEA. Apresentação dos projetos em curso, reunião de avaliação do 1.º Ano e organização do ano letivo 2021/2022.
Setembro: Fase de implementação do projeto de recolha de dados
* datas provisórias
Esta atividade no âmbito da Brigada da Floresta, consiste na Ilustração de uma espécie nativa de Portugal numa folha A4 onde deve estar representado o perfil da árvore (imagem com o tronco e copa da espécie) e um pormenor da mesma, que podem escolher entre: folha, fruto e flor.
Submissão dos trabalhos: Até 30 de maio de 2021
Os Ecopontos Amarelos a concurso, deverão ser construídos predominantemente com cartão, utilizando algumas embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
Deve ser predominantemente da cor amarela.
Podem ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame e outros (preferencialmente reutilizados).
Deve aparecer em destaque nos trabalhos, a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC®. (Informação retirada do Regulamento | Desafio Ecoponto)
Escola inscrita.
Submissão online dos trabalhos: Até 30 de maio de 2021