No passado dia 14 de setembro de 2023, a Escola Básica de Solum Sul abriu os seus portões aos novos alunos.
De mão dada com os seus papás, os alunos do 1.º ano formaram uma roda e receberam as boas-vindas dadas pela Coordenadora de Estabelecimento. A seguir, foram apresentados os docentes e as técnicas operacionais.
Um a um, os alunos de cada turma, foram sendo chamados e convidados a juntarem-se à sua professora e aos novos colegas.
De seguida, os novos alunos foram convidados para a leitura de uma história na Biblioteca, uma visita à Escola e a conhecerem a sua futura sala de aula.
Estamos de regresso!
No dia 15 de setembro iniciaram-se as atividades do novo ano letivo para toda a Escola.
Um bom ano para toda a comunidade escolar!
Semana Nacional da Educação Cristã
A Disciplina de E.M.R.C. comemora a semana que decorre entre 1 a 8 de outubro de 2023, sob o mote “O Pacto Educativo Global com Deus em prol da humanidade”, mote esse que foi dado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, na sua Nota Pastoral.
No Centro Escolar, foi afixada no placard do hall de entrada, uma das frase-chave daquela nota pastoral, adaptada: “Educar é semear a Esperança” num mundo melhor porque assente em valores como a fraternidade, a paz, a justiça, o cuidado do outro e da “casa comum”. Neste cuidado pela “casa comum”, os materiais utilizados para embelezar o placard foram todos reutilizados.
O acolhimento na Disciplina de E.M.R.C.
[Educação Moral e Religiosa Católica]
Os(as) alunos(as) do 2.º ano de escolaridade, inscritos na Diciplina de E.M.R.C., foram acolhidos pela Professora de E.M.R.C. com uma lembrança com o símbolo da Disciplina: o girassol.
Depois, cada um(a) escreveu o seu nome numa pétala grande, que passou a fazer parte do girassol que foi afixado no placar da sala de aula, para lembrar a importância de cada um(a) para o conjunto.
Os(as) alunos(as) pintaram, também, a capa do seu portefólio.
Um desafio foi, ainda, lançado: escrever 3 ingredientes que são essenciais para que, na perspetiva de cada um(a), tudo corra bem este ano letivo. Deixamos aqui dois dos registos que foram depois afixados no placar da sala de aula:
A Académica veio à Escola!
No dia 3 de outubro, deslocaram-se à nossa Escola, dois jogadores da Académica, devidamente acompanhados pela mascote do clube (Fintas). A todos os alunos interessados foi facultada uma sessão de autógrafos.
Dia Mundial da Saúde Mental
O Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) foi assinalado na nossa escola.
Esta foi uma iniciativa dos Serviços de Psicologia e Orientação Escolar [S.P.O] que contou com a parceria da Biblioteca Escolar e do Departamento da Educação Pré-Escolar. Foi enviado
documento sobre a importância da Saúde Mental a todos os agentes educativos (pais, professores, educadoras e assistentes operacionais).
Os alunos do 1.º ano ouviram a história “O Monstro das cores” de Anna LLennas, contada pela Professora Bibliotecária. As crianças do Jardim de Infância ouviram a mesma história, contada pelas educadoras.
Depois, com a Psicóloga Escolar, os alunos puderam refletir sobre a importância das emoções e de como geri-las. Neste
âmbito, foi realizado um exercício de respiração como ferramenta para acalmar a mente e para melhor lidar com as emoções sentidas.
No final, foram desafiados a identificarem e ligarem as várias emoções, de acordo com a história.
Os alunos do 2.º e 3.º ano, por seu turno, viram o vídeo “A Saúde Mental explicada às crianças” da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e refletiram sobre a temática. Participaram na realização de exercício de respiração e na dinamização de um jogo sobre a identificação e expressão de sentimentos.
Quanto aos alunos do 4.º ano a temática foi abordada pela Psicóloga Escolar no âmbito do Programa “Devagar se vai ao longe”.
Foram entregues a todas as turmas um infográfico para afixar na Sala de Aula, com Dicas para gerirem melhor as emoções menos positivas, e ainda marcadores de livros, onde os alunos puderam relembrar e registar (escrevendo e/ou desenhando) atividades que contribuíam para o seu bem-estar, materiais esses fornecidos pela Biblioteca Escolar.
Também, durante o intervalo, foi proporcionado pela Psicóloga Escolar aos Professores, Educadoras e Assistentes Operacionais, um momento de partilha e reflexão através da projeção de um vídeo da Ordem dos Psicólogos Portugueses sobre a importância dos autocuidados na promoção do bem-estar. Foram ainda colocadas fitas de papel com sugestões para cada um(a) cuidar do seu bem-estar.
Livres e iguais
com Diogo Carvalho
Esta foi uma atividade proporcionada pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito do Projeto "A Ler e a contar na Biblioteca Escolar" inscrita no Plano de Ação da Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC), nas Escolas cuja Biblioteca Escolar se encontra inserida na Rede de Bibliotecas Escolares e na Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Realizou-se uma sessão na Biblioteca Escolar da Solum Sul tendo como público-alvo os alunos do 4.º ano de escolaridade da Escolas Básica de Solum Sul.
A partir da leitura e dramatização da obra "Livres e iguais" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, os alunos puderam refletir sobre os vários direitos contemplados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foi deixado o desafio de, em contexto turma, elaborarem cartazes alusivos a esses direitos.
Peter Pan
A Educação Pré-escolar promoveu, no passado dia 31 de outubro, uma ida ao teatro às crianças dos Jardins de Infância do nosso Agrupamento de Escolas. Esta ida ao teatro contou ainda com a presença das crianças da Creche Mondego – Associação de Intervenção Social, cujas Educadoras aderiram à atividade.
A peça de teatro apresentada foi “Peter Pan” da Companhia de Teatro ADN de Palco e decorreu na Biblioteca Escolar. As crianças puderam viajar pela Terra do Nunca, com a Wendy, o Peter Pan e a Sininho e, ainda, viver as peripécias das aventuras destes amigos com o Capitão Gancho e o seu fiel amigo Barrica.
Dia de S. Martinho
... entoando canções alusivas,
... assistindo à representação de um magusto tradicional
... e comendo castanhas assadas.
Antes destas atividades, na sala de aula, fizeram-se trabalhos de Expressão Plástica relacionados com a temática.
A TERRA TREME
No dia 14 de novembro, às 11:14 horas, os alunos da escola participaram na 11.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME.
Este Exercício tem como objetivo capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando cada cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes. Neste propósito, os alunos foram sensibilizados para a importância de saberem como agir numa situação sísmica.
Após os habituais procedimentos no interior da escola ...
... seguiu-se o encaminhamento para o Ponto de Encontro.
Dia Internacional dos Direitos das Crianças
com a disciplina de E.M.R.C.
Os alunos de E.M.R.C. (Educação Moral e Religiosa Católica) assinalaram o Dia Internacional dos Direitos das Crianças com uma exposição no placar do hall de entrada da escola.
Os trabalhos dos alunos integraram o vídeo "As cores de Outono" em articulação com o Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes cujo tema, este ano letivo, é "Sob o céu de Coimbra, nos ventos da Liberdade".
Pode aceder ao vídeo feito pela Coordenadora desse Projeto, Inês Manta, clicando em cima da imagem que se segue.
Natal - Disciplina de E.M.R.C.
No final do 1.º período letivo, os alunos de E.M.R.C. do segundo ano refletiram sobre o sentido do Natal para os cristãos, pintaram e construíram o seu próprio presépio em papel. No final, foram presenteados com um anjo, para colocarem na sua árvore de Natal, anjo esse feito a partir de caixas de ovos, uma oferta da docente que leciona a disciplina, e no qual foi incluída a mensagem central do Natal: o anúncio do nascimento de Jesus Cristo.