Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro - Coimbra
O Inverno agreste que se faz sentir, este ano, no nosso país é " amenizado" por estes lindos cartazes alusivos ao tema, elaborados pelos nossos alunos em contexto de sala de aula. Parabéns, a todos!
A comunidade escolar, num gesto de identificação com o espírito da iniciativa, foi convidada pelo grupo de Artes Visuais do nosso Agrupamento em colaboração com o Projeto Cultural de Escola, associado ao Plano Nacional das Artes, a vestir-se de forma “improvável”.
Foi proposta a criação/construção de um desfile de Guarda-Sonhos - Sonhos Partilhados, com a criação de guarda-chuvas artísticos, com o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Pretendeu-se:
- Sensibilizar e promover a reflexão sobre o direito à diferença;
- Perceber que vivemos num mundo de diversidade, onde a individualidade deve ser respeitada, reconhecida e aceite;
- Desenvolver a sensibilidade estética e artística;
- Desenvolver o espírito de comunidade.
Clique no link abaixo e aprecie as obras de arte improváveis:
https://drive.google.com/file/d/12rF53aAbi5O3zaYCmxLZOnBi7yXrg9Zs/view?usp=drive_web
O pai do Heitor, Eng. Rodrigo, foi à sala da turma do 4.°A partilhar o seu saber sobre Planeamento Pessoal e Familiar, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar e do tema Literacia Financeira.
Sendo um tema atualíssimo, no mundo global em que vivemos, as crianças participaram com grande entusiasmo.
No sentido de sensibilizar para a urgência de diminuir o consumo de energias fósseis, de modo a proteger o ambiente, o pai do João Pedro, do 4.°B, eng. José Pedro, veio conversar com os alunos do 4.° ano sobre energias renováveis e a necessidade de diminuir o uso das fósseis. Foi uma palestra muito importante, tendo em conta, inclusive, as alterações climáticas a que temos assistido nos últimos dias e que cujas consequências têm assolado o nosso país.
Tivemos o privilégio de assistir a uma apresentação dos alunos do 6.º ano do Curso Básico de Teatro da escola Artística do Conservatório de Coimbra. A peça foi sobre o teatro, os gregos e a mitologia. Parabéns!
As Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento associaram-se ao projeto da Rede das Bibliotecas "Camões, Engenho e Arte I Ler Camões" com a atividade "Eugénio a Ler Camões". Neste sentido, durante o dia 23 de janeiro de 2026, dedicámos um momento para dar a conhecer/divulgar a obra de Camões. Os alunos trabalharam poemas do escritor, declamaram, com sentimento e emoção, o poema "Amor é fogo que arde sem se ver", para os colegas, e ouviram o poema cantado pelo Camané. Construíram um acróstico com a palavra CAMÕES e pintaram uma imagem do mesmo.
As turmas do 3.º e do 4.º anos foram ao TEATRÂO assistir a uma magnífica peça de teatro intitulada "O Tempo das Árvores".
Se quiser saber mais, quer sobre a Companhia de Teatro quer sobre "O tempo das Árvores", clique no botão:
No dia 14 de janeiro, entre as 9h10 e as 9h20, teve lugar o segundo momento de leitura em simultâneo em todas as escolas do Agrupamento, no âmbito da atividade “Eugénio a Ler”.
A Comunidade Educativa a fez-se acompanhar de um livro, dedicando, deste dia, 10 minutos a ler.
Esta iniciativa visou promover o gosto pela leitura e incentivar a prática diária da leitura em todos os ciclos de ensino.
No dia 6 de janeiro, o Dia de Reis não passou despercebido na nossa escola.
Além das atividades plásticas e musicais realizadas nas salas de aula, a Associação de Pais veio comemorar o Dia connosco, "apetrechada" com as devidas indumentárias alusivas à efeméride. Apesar do transporte utilizado não ter sido o tradicional camelo, foi de bicicleta que distribuíram guloseimas e ofereceram jogos de peças criativas à biblioteca da escola de acordo com uma sugestão que fora inclusive dada pelos alunos na Caixa dos Desejos de que dispomos.
A sua visita conta!
Este é o número de visitas que temos desde o dia 27 de outubro de 2021...