O Centro de Memória Agrária de São Paulo – CEMASP é um espaço cultural e socioeducativo de visitação pública e gratuita, composto por uma exposição histórica, temática e de longa duração, além de uma biblioteca especializada (ainda não inaugurada).
O CEMASP é parte integrante da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” – ITESP, entidade responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo e pelo reconhecimento das Comunidades Remanescentes de Quilombos, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O projeto do CEMASP foi viabilizado por meio de um convênio firmado entre a Fundação ITESP e o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID, dentro do escopo do direito ao patrimônio histórico cultural e a sua preservação, vinculado a esta mesma Secretaria.
Missão
O Cemasp foi criado com a missão de preservar, recuperar, reconstituir, difundir e comunicar a memória histórica da regularização fundiária e da política agrária paulista, evidenciando o patrimônio material e imaterial da Fundação Itesp e dos beneficiários destas políticas públicas, entre estes as comunidades de assentamentos rurais e de remanescentes de quilombos.
Com o acesso dos diferentes públicos à exposição, busca-se o enriquecimento cultural individual e coletivo e o respeito à diversidade, agregando conhecimento acerca da realidade do campo e sua relação com a cidade, visando, sobretudo, à ampliação da cidadania.