Participação em Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino
Projetos de Pesquisa
Digitalização e descarbonização: potencialidades do Brasil para a realização da dupla transição (2023 – atual)
Este projeto investiga como a transformação digital e a transição ecológica se articulam e quais trajetórias o Brasil pode seguir nesse contexto. Com base em análise de redes, modelagem de tópicos e índices de complexidade, o estudo mapeia tecnologias emergentes e capacidades produtivas nacionais, explorando possibilidades de políticas orientadas à transformação estrutural.
Situação: Em andamento
Financiamento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Conceitos, Influência e Debates da Ciência Econômica (2023 – atual)
Investigação em metodologia da economia que aborda: (i) a trajetória histórico-filosófica dos conceitos econômicos; (ii) os mecanismos de influência da ciência econômica sobre instituições e políticas; e (iii) as controvérsias contemporâneas nos campos teórico e empírico.
Situação: Em andamento
Subsídios técnicos para a elaboração da Política Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (2024)
A pesquisa examinou os 30 anos da Lei de Informática e seu papel no desenvolvimento do complexo eletrônico nacional. Combinou investigação empírica junto a ICTs em todo o país e análise dos instrumentos de apoio ao setor, buscando identificar caminhos para sua atualização frente às tecnologias 4.0.
Situação: Concluído
Financiamento: CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
Vocação Tecnológica de Franca/SP (2023–2024)
Pesquisa aplicada voltada ao mapeamento das competências inovativas e necessidades tecnológicas de setores dinâmicos da economia local (calçados, cafés especiais, confecções, software). A partir de entrevistas com lideranças empresariais, o projeto buscou caracterizar o ecossistema de inovação e subsidiar o desenho do futuro Centro de Inovação Tecnológica de Franca.
Situação: Concluído
Financiamento: FUNDUNESP - Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
Metodologia Econômica e a Abordagem do Realismo Crítico (2019–2021)
O projeto explorou o potencial crítico e ontológico de abordagens econômicas emergentes (comportamental, evolucionária, neuroeconômica) à luz do realismo crítico. Investigou as implicações dessas abordagens para o pluralismo metodológico, a performatividade da teoria econômica e o papel da modelagem na mediação entre teoria e realidade.
Situação: Concluído
Financiamento: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
A Economia de Defesa no Brasil: gastos militares e suas interfaces com a indústria e inovação (Pró-Defesa/Capes) (2018-2024)
Estudo das interfaces entre gastos militares, política industrial e inovação. A pesquisa buscou compreender como os investimentos em defesa afetam capacidades tecnológicas e a estrutura produtiva nacional, com foco no fortalecimento da Economia de Defesa como campo de conhecimento no Brasil.
Situação: Concluído
Financiamento: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e MD - Ministério da Defesa
Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas (2017-2018)
Análise prospectiva de inovações disruptivas em setores industriais estratégicos. O projeto buscou identificar riscos e oportunidades para o país, contribuindo para o desenho de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da capacidade adaptativa de empresas, centros de pesquisa e instituições de formação.
Situação: Concluído
Financiamento: CNI - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A Indústria Aeronáutica Brasileira e o Programa FX-2 (2016–2017)
Investigação sobre os efeitos do Programa FX-2 no desenvolvimento tecnológico da indústria aeronáutica brasileira. O estudo analisou a articulação entre política de defesa, capacidades produtivas e transferências de tecnologia.
Situação: Concluído
Financiamento: FUNCAMP - Fundação de Desenvolvimento da Unicamp
Projeto de Extensão
Diálogos com Trabalhadores de Plataformas Digitais (2024 – atual)
Projeto de extensão voltado ao fortalecimento de associações e cooperativas de trabalhadores de aplicativos, frente aos desafios impostos pela gestão algorítmica e pela precarização do trabalho. A iniciativa promove uma escuta qualificada e dialógica entre universidade e representantes do setor, visando mapear conflitos, identificar obstáculos à organização coletiva e fomentar a construção de alternativas emancipadoras. Os resultados alimentarão relatórios críticos com potencial para subsidiar políticas públicas e modelos organizacionais mais justos.
Situação: Em andamento
Projeto de Ensino
Ciclo de minicursos de métodos e técnicas de pesquisa interdisciplinares (2024 - atual)
Este projeto apresenta como proposta a realização de minicursos semestrais na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara, visando o treinamento de discentes de graduação e pós-graduação em métodos e técnicas de pesquisa quantitativos e qualitativos, interdisciplinares, atuais e sofisticados.
Situação: Em andamento