O SELO ESCOLA SUSTENTÁVEL é um programa de certificação socioambiental pública, instituído pela Lei Estadual no 16.290 de 21 de julho de 2017. Na edição 2022, para além das políticas ambientais, o programa Selo Escola Sustentável passará a abordar políticas vinculadas aos Direitos Humanos e às Questões LGBT e Etnico-Raciais. O Programa Selo Escola Sustentável tem como objetivo diagnosticar ações e projetos pedagógicos bem-sucedidos em Educação Ambiental nas escolas públicas estaduais do Ceará, bem como estimular ações e projetos que ampliam o pensamento crítico e a interação da comunidade escolar com as questões socioambientais. O CEJA Guilherme Gouveia realizou e documentou todas as atividades realizadas. Cada atividade contou pontos de acordo com a tabela de critérios de pontuação constante no Manual. Dos pontos validados, atingimos 985, ficando em primeiro lugar do grupo 2 (CEJAs). Levou-se em conta projetos e ações baseadas em quatro eixos: Currículo, Gestão Ambiental Escolar, Espaço Físico e Educomunicação Socioambiental. Todos os registros e relatórios da ação desenvolvidas pelo CEJA Guilherme Gouveia estão catalogados nesse documento.
O CEJA GUILHERME GOUVEIA esteve presente com um grupo de alunos na tarde do dia 05/10/2023 participando do evento intitulado “Universo IFCE 2023” no Campus do Instituto Federal do Ceará em Camocim. Os alunos, acompanhados de 02 professores da escola, tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura física do Campus, bem como os cursos técnicos, superiores e de pós-graduação que são ofertados lá. Após a recepção, os alunos foram direcionados aos diversos minicursos e salas temáticas que aconteciam naquela tarde. O momento foi de grande importância para os nossos discentes, pois despertou nos mesmos, o interesse e a vontade de dá continuidade aos estudos após a conclusão do ensino básico.
Aula de campo transdisciplinar entre Português, Artes e Sociologia. Realizando visita a Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras apresentando aos alunos o espaço, a história do local e a presença e participação das mulheres no desenvolvimento das artes, da literatura e da ciência dentro de espaços de privilégio e poder.