NOTÍCIAS

Estudantes sebastianenses surpreendem público com apresentação musical 

São Sebastião do Passé | 03 de outubro de 2023

Os estudantes sebastianenses, do Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, se apresentaram na base da empresa petrolífera, localizada na comunidade de Taquipe, em São Sebastião do Passé, no dia 03 de outubro, em comemoração ao aniversário de 70 anos de atuação da entidade.

Embaixo de um quiosque, após o horário do almoço, os trabalhadores que passavam pelo pátio foram surpreendidos com tamanho talento e habilidade das crianças e dos adolescentes que interpretaram canções como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Trem-bala”, de Ana Vilela, com arranjos de flauta doce, que eles mesmos tocaram. Acredite: antes das oficinas de Música do projeto, eles nunca tiveram contato com esses instrumentos musicais.

Para o professor Welson Gonzaga, que regeu a turma, introduzir esse tipo de cultura na vida deles é um papel de suma importância. “A gente tem público de todo tipo de vulnerabilidade social e quando entra um projeto, fruto dessa grande parceria, muda tudo”, declara. “Não tenho palavras para descrever o que sinto nesse momento, mas meu coração transborda de felicidade e gratidão. Só tenha a agradecer a oportunidade e a todos os envolvidos nesse projeto. Continuem fazendo a diferença na vida dessas crianças. Não paremos por aqui”, acrescenta, emocionado.

Saúde da mulher: Enfermeira alerta sobre doenças e como preveni-las

Catu | 17 de julho de 2023

O Centro de Esporte e Educação – Bahia, projeto em parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, realizou uma palestra sobre Saúde, no dia 17 de julho, na Associação dos Agricultores Familiares do Pindobal de Cima, em Catu. Ministrada pela enfermeira Patrícia Santana, a ação teve foco na abordagem de temas voltados à saúde da mulher.

Na oportunidade, Luzia Rodrigues, 54, revelou que nunca tinha feito uma mamografia e não sabia como fazer o autoexame de toque da mama, fato que fez Santana a alertar sobre a necessidade de se cuidar e buscar orientação médica. “A falta de informação gera uma insegurança. Pela idade dela e o tempo em que vivemos, com a intensificação de campanhas sobre prevenção ao câncer de mama, ela nunca ter feito uma mamografia e não saber como proceder gera um desconforto e risco muito grande”, comenta Santana.

Para a profissional de Saúde, casos como esse reforçam a importância de o Projeto propagar essas informações por meio das palestras. “É levar o entendimento e o conhecimento dos direitos das políticas públicas, como promoção, prevenção e tratamento”, enfatiza. “Independentemente da classe social e nível de escolaridade, elas devem saber que a prevenção pode estar na ponta dos dedos delas”, complementa.

Palestra orienta sobre prevenção de doenças e infecções em Entre Rios 

Entre Rios | 08 de julho de 2023

Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foram temas de palestra sobre Saúde, realizada no dia 08 de julho, na comunidade de Pedras, em Entre Rios. A tarde de compartilhamento de informações aos comunitários foi ministrada pela enfermeira Patrícia Santana.

Acompanhada das duas filhas, Ana Paula, 33, percebeu as mudanças que precisa fazer para terem uma vida mais saudável. “Prevenir a diabetes e a hipertensão é o objetivo. Eu vacilava na questão da alimentação a elas, como pipoca e biscoito recheado. A partir de agora, vou mudar a alimentação delas, incluindo mais frutas, legumes e verduras, pois consumem pouco”, relata. “Uma palestra como essa traz um alerta para muitas pessoas, porque muita gente não pode se deslocar daqui”, afirma.

Edvan de Almeida, 23, esteve atento ao conteúdo e teve nos aprendizados. Mesmo tímido, ele assegura estar mais criterioso no que tange à prevenção. “De novo, aprendi sobre as causas das doenças [DCNT] e as ISTs. Sobre a AIDS, principalmente”, conta. Na ocasião, a enfermeira explicou sobre a mudança na nomenclatura [no caso das ISTs], pois o indivíduo portador do vírus nem sempre manifesta a doença.

Comunidade araçaense aprende novos usos e fins para plantas

Araçás | 17 de junho de 2023

Embora vivam cercados pela flora, os moradores da comunidade de Fazenda Boa Esperança, em Araçás, aprenderam a usar as plantas para outros fins. Na palestra sobre Meio ambiente, ministrada por Eliane Vasconcelos, facilitadora em práticas integrativas, um tutorial sobre como produzir tintura para produtos de limpeza a partir das ervas que os participantes levaram revelou as várias funções que a natureza beneficia a humanidade. O evento, realizado no dia 17 de junho, foi promovida pelo projeto que é fruto da parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, o Centro de Esporte e Educação – Bahia.

Tendo a “Sustentabilidade” como tópico principal, Vasconcelos conversou com os moradores sobre a importância da reutilização de objetos. Dentro dessa perspectiva, os comunitários usaram garrafas de vidro, que eram de extrato de tomate, para criarem as tinturas deles. “Eu escolhi capim-santo, erva-cidreira e erva-doce, que servem para atrair boas energias, prosperidade e vitalidade”, conta Janice Paixão, 42. “Seria muito interessante ter [palestra como essa] mais vezes, porque as pessoas não conhecem e quando vêm gostam”, complementa.

Para Vasconcelos, a palestra visa um impacto significativo na vida dos participantes, não apenas ao fato de terem acesso às informações e ao tutorial. “[O objetivo é] A reconexão com a terra e com as ervas. Muitos disseram que se sentiram alegres por verem as pessoas em volta da mesa junto com elas”, afirma. “É um momento de expressão da identidade, porque faz parte da cultura local”, finaliza.

Renascimento: Encontro traz à tona habilidades e sonhos de sebastianenses 

São Sebastião do Passé | 14 de junho de 2023

Hoje, encanador, mas, desde jovem, Elton Santana, de 40 anos, sempre esteve envolvido no mundo artístico. Segundo ele, já fez peças teatrais e participou de concursos de dança (lambada e forró). O relato foi narrado no dia 14 de junho, durante o Encontro com famílias e lideranças, realizado na Escola Municipal Professora Lindaura Monteiro Câmara, em São Sebastião do Passé, onde o assunto principal foi “Economia Solidária”, ministrado pela facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos.

“Depois desse evento, renasceu em mim a vontade de atuar, porque é uma coisa que eu gostava muito quando era adolescente e foi esquecido, mas se eu tiver uma oportunidade de fazer de novo, eu quero voltar”, conta Santana. “O que foi dito aqui foi uma realização, porque é como se tivesse ressuscitado o nosso passado e hoje a gente trouxe à tona e mostrou às outras pessoas, que não nos conhecia, o que sabemos fazer”, completa.

A ocasião, promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, revelou um fato: as pessoas estão perdidas nelas mesmas, desabafa Ana Meire, 45. Anos atrás, ela concluiu a formação para ser professora, mas nunca foi oportunizada com uma vaga em uma empresa. “Temos tantos talentos que esquecemos e foi bom para lembrar, porque eu mesma estava esquecida”, lamenta.

Ação social favorece entrerrienses com serviços gratuitos

Entre Rios | 07 de junho de 2023

Nos interiores da Bahia, especificamente em áreas rurais, o acesso a serviços básicos é difícil, tanto pela falta de profissionais e estrutura quanto de meios de deslocamento. Na ação social comunitária, promovida pelo Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, os moradores de Entre Rios tiveram oportunidade de se vacinarem contra o vírus da Influenza (gripe), realizarem teste rápido contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientação nutricional através de uma palestra sobre alimentos funcionais na prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

No evento, realizado na Escola Municipal Recanto Infantil, no dia 07 de junho, Antonio Carlos conseguiu se imunizar contra a gripe. “Às vezes, a gente tem que agendar e tomar a vacina se torna difícil. Aqui, temos a oportunidade de ter todos os serviços reunidos. Uniu o útil ao agradável”, elogia. Na oportunidade, a esposa dele, Angela Dantas, participou da palestra sobre Nutrição e garante que vai fará mudanças na rotina. “A gente já tem uma preocupação com a alimentação e a palestra orientou ainda sobre os alimentos que a gente consome. Vamos maneirar mais a gordura, o leite e beber mais água”, comenta.

Além dos serviços citados, a ação social contou com: penteado, corte de cabelo, massagem, esmaltação, orientação odontológica com apoio de escovódromo e distribuição de kit para escovação de dentes, circuito saúde (cálculo de Índice de Massa Corporal – IMC; aferição de pressão arterial; orientação nutricional; banco de Wells, que mede a flexibilidade dos membros inferiores); além da participação de grupos culturais da região. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou emissão da primeira via da identidade e atualização do cadastro único.

Projeto ensina métodos para preservar o meio ambiente e reduzir gastos

Alagoinhas | 05 de junho de 2023

Ministrada pela facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos, a palestra sobre Meio ambiente, em Alagoinhas, foi realizada no dia 05 de junho, na associação de moradores da comunidade de Fazenda Pindobal de Baixo. Com foco no tema "Sustentabilidade", a proposta era promover conscientização e apresentar novas formas de uso das ervas, que são insumos presentes no entorno de onde moram e até mesmo nos quintais das casas. Na ação, promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, Vasconcelos ensinou a como produzir tintura para produtos de limpeza.

Para a professora aposentada, Dalvenice Santos, 66, a promoção dessas informações foi enriquecedora, pois mesmo sendo rodeada de insumos naturais, não sabia como usá-los para os fins que foram ensinados na palestra. “Dizem que sábio é aquele que de tudo aprende. [O evento] foi muito produtivo. É muito importante ter uma ação como essa aqui, porque temos tudo aqui na zona rural”, defende. “Vou fazer os produtos que aprendi aqui, pois eu tenho a minha matéria-prima. Não é à toa que sou apaixonada em morar na roça. Vou diminuir os custos no mercado, porque já vou usar [a tintura] para fazer detergente e repelente; lá em casa tem muita muriçoca; também vou fazer sabão com óleo de cozinha”, assegura.

Ao ministrar sobre os R’s da Sustentabilidade, a palestrante destacou sobre reutilizar e reduzir. Na ocasião, para produção das tinturas, foram usadas garrafas de vidros de extratos de tomate, objeto que possivelmente seria descartado após o consumo. “Se as pessoas tiverem interesse, poderão reduzir as despesas e contribuir para a preservação do Meio ambiente com a criação desses produtos ecológicos”, comenta Vasconcelos.

Palestra fomenta a prática da Sustentabilidade em Pojuca

Pojuca | 31 de maio de 2023

A palestra sobre Meio ambiente, promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, foi realizada no dia 31 de maio, no Telecentro Comunitário, da comunidade de Miranga, em Pojuca, onde a facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos, abordou sobre Sustentabilidade e ensinou aos moradores como produzir tinturas para produtos de limpeza com ervas que possuem no quintal de casa ou até mesmo no entorno de onde residem. O objetivo do evento era expandir a relação das pessoas com o Meio ambiente, a corresponsabilidade e os cuidados que se deve ter em prol da preservação.

“Se as pessoas tiverem interesse em fazer os produtos ecológicos, elas contribuirão para a preservação do Meio ambiente e não farão apenas uma economia doméstica, pois de fato é possível fazer detergente, spray de ambiente e outros produtos multiuso. Um dos R’s da Sustentabilidade é o da Redução. Essa é uma maneira de se relacionar melhor com a natureza”, comenta Vasconcelos. “Notei que quando as pessoas estão escolhendo as ervas, elas percebem que têm conexão com as plantas, pois fazem parte do mesmo ecossistema; há uma sintonia e simbiose muito grande. É o momento de elas entrarem em equilíbrio, porque é a hora que estão se curando”, complementa.

Comunidade alagoinhense planeja novos rumos para movimentar economia local

Alagoinhas | 22 de maio de 2023

Em um encontro com famílias e lideranças, realizado no dia 22 de maio, os moradores da comunidade de Camboatá, em Alagoinhas, foram estimulados a pensarem em formas de unirem as habilidades que possuem em prol da geração de renda para movimentar a economia local, considerando os impactos da Economia Solidária, tema principal do evento, ministrado pela facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos.

“Além de despertar a comunidade, me despertou o aprendizado para a coletividade, a saber valorizar o que a região tem de melhor para que todos cresçam”, declara a agricultora familiar, Núbia Damasceno, de 31 anos. “Vou aplicar mais na agricultura familiar, que é o forte da nossa comunidade. Um evento como esse incentiva o desejo de trabalhar nessa área, pois o trabalho rural gera renda e alimentos para as nossas casas, como a farinha, que é um insumo que está bem esquecido”, pontua, citando outras possíveis mercadorias que podem ser produzidas, tais como tapioca e pé-de-moleque. “Você pode vender o produto da sua horta”, argumenta, ao se referir ao fato de que os comunitários preferem trabalhar via carteira assinada e deixam de explorar as riquezas naturais.

Para a líder comunitária e pedagoga, Nadja Gomes, 41, o conteúdo do encontro gerou aprendizados que darão resultados. “[Além da profissão que exerço] Sei trabalhar com agricultura e artesanato (pintura de pano de prato e crochê)”, menciona. “Pensamos em trazer de volta o que está adormecido na comunidade, que é a agricultura, e um evento como esse tem um impacto para o bem. Quem sabe pode até surgir uma cooperativa”, sugere.

Sebastianenses recebem orientações para terem uma dieta saudável

São Sebastião do Passé | 20 de maio de 2023

Os moradores da comunidade de Boa União, em São Sebastião do Passé, tiveram uma tarde enriquecedora ao receberem orientações para terem uma dieta balanceada, ministrada pela nutricionista Milena Costa Cruz, com o apoio de mockups – objetos realistas que imitam alimentos. O evento, promovido pelo projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, foi realizado no dia 20 de maio, na associação de moradores da região.

Na oportunidade, além de falar sobre a importância de uma alimentação equilibrada, considerando todos os nutrientes, Cruz convidou os participantes para montarem pratos a partir dos alimentos [mockups] dispostos à mesa. A partir disso, orientou individualmente cada pessoa. Thiala dos Santos, 22, decidiu mudar os hábitos ao ser diagnosticada com sobrepeso. “Me consultei com a nutricionista recentemente para me adaptar à nova rotina, pois precisava melhorar a minha saúde, não pensando apenas no agora, mas também no futuro”, afirma a jovem, que tem histórico de diabetes e hipertensão na família e cuida para não ter essas doenças.

Nara Suely, 50, garante que vai mudar a forma que cozinha o feijão. “Eu coloco carne de sertão e calabresa, que já tem muito sal, então vou diminuir tudo que eu posso para ficar mais saudável”, assegura a estoquista, que é hipertensa. Ela também afirma que caminha todos os dias até a empresa que trabalha como estratégia de praticar algum tipo de exercício física. “São cerca de 1,5km, indo e voltando”, calcula.

Encontro incentiva habilidades de catuenses para gerarem renda

Catu | 10 de maio de 2023

Renilton Bispo, de 51 anos, teve uma nova perspectiva sobre si mesmo, depois de participar do Encontro com famílias e lideranças, realizado no dia 10 de maio, na Escola Municipal Desembargadora Maria Gabriela Sampaio Seixas, localizada no bairro Santa Rita, em Catu. O evento foi promovido pelo Centro de Esporte e Educação – Bahia, um projeto fruto da parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras.

Na ocasião, o auxiliar de serviços gerais percebeu que, além da profissão, outras habilidades que possui também podem gerar renda. “Faço faxina, cozinho e sei fazer almofadas”, conta. Para ele, a promoção de informações sobre “Economia Solidária”, tema principal do encontro conduzido pela facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos, é importante, pois incentiva a colaboração entre os moradores da comunidade em que reside.

A confeiteira Sandra Maria, 43, absorveu lições para a vida. “Aprendi a dar mais valor às coisas, sobre solidariedade e a passar os conhecimentos para os meus filhos para que tenham mais interatividade”, declara. Já Vagna Santos, 39, que trabalha com confecções em crochê, diz que a palestra a incentivou a promover mais o trabalho dela. “Tenho atuado com as produções e vou divulgar ainda mais nas redes sociais”, garante.

Catu: Palestra oriente sobre os riscos do uso indevido do celular

Catu | 08 de maio de 2023

Com a facilidade de fazer tudo na palma da mão, hoje, os aparelhos celulares fazem parte do dia a dia das pessoas. É difícil, na verdade, conhecer alguém que não tenha um. No entanto, é importante saber como usar de maneira segura. Para que isso aconteça, o projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, realizou uma palestra sobre Segurança no lar, com foco no tema “Riscos sobre o uso indevido do celular”, na Associação dos Produtores Rurais de Bolandeira e Região, localizada na comunidade de Bolandeira, em Catu, no dia 08 de maio.

Girlane Menezes, 31, agricultora rural e líder comunitária, esteve presente junto com a filha, Maria Heloísa, de seis anos, e garante que adotará as orientações para estar certa de que estão protegidas. “Aprendi que não devo usar o celular enquanto estiver conectado ao carregador; evitar passar muito tempo em frente à tela; fiscalizar o que as crianças estão vendo nas redes sociais. Tudo isso foi passado com muita clareza e foi muito engraçado”, afirma, em referência ao esquete que foi apresentado, gerando entretenimento ao público.

“É muito importante trazer esse tipo de informação, porque, às vezes, a pessoa acha que um simples celular não pode trazer tantos riscos à vida e hoje a comunidade sai daqui ciente desses perigos”, comenta Menezes, que passou a usar óculos, pois a luz azul [muito comum em telas de eletrônicos] causou danos à visão.

Empreendedora recupera a autoestima e decide retomar negócio após encontro 

Entre Rios | 08 de maio de 2023

Leidyane Rodrigues se sentia frustrada, até que decidiu estagnar os negócios. Profissional da área de Beleza e Estética, a empreendedora, de 33 anos, decidiu focar apenas nos cuidados da casa e família, pois acreditava que o trabalho dela não era valorizado pelos entrerrienses. Porém a esperança surgiu ao participar do Encontro com famílias e lideranças, promovido pelo projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, na Escola Municipal Recanto Infantil, no dia 08 de maio.

“[Entre Rios] é uma cidade pequena e em termos de Economia, fazemos algo com tanto carinho, mas as pessoas não dão valor ao nosso trabalho, por acreditarem ser caro; acaba que não somos reconhecidos”, lamenta Rodrigues, que atuava como manicure, pedicure e designer de sobrancelhas. Além dessas questões, a empreendedora revela ter dificuldade em administrar as críticas. No entanto, o conteúdo sobre “Economia Solidária”, ministrado pela facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos, deu um novo olhar sobre como lidar com isso. “[A palestra] Despertou o desejo de valorizar o trabalho das outras pessoas, em todas as áreas possíveis, em termos de religião, orientação sexual, raça”, explica.

Esperançosa, Leidyane garante estar motivada para retomar o negócio. “Eu vou recomeçar mais forte, mais madura e com mais determinação e garra”. Questionada sobre uma palavra para expressar tudo o que foi realizado e como se sente, ela imediatamente disse: Satisfeita.

Astronomia atrai a atenção de crianças e adolescentes em ação social

Araçás | 03 de maio de 2023

O novo pode causar estranheza ou encantamento. O segundo caso foi o que aconteceu com as crianças e os adolescentes, de Araçás, ao terem contato com Astronomia, ciência que estuda os corpos celestes (como planetas e estrelas) e os cosmos (como cometas e galáxias), durante a ação social, realizada no Colégio Municipal Márcio Nivaldo dos Santos Borges, no dia 03 de maio.

“Astronomia no dia a dia”, identificava a placa na porta da sala. Mesmo sem saber exatamente do que se tratava, Wallace Conceição, de dez anos, entrou e mergulhou num mar de conhecimentos sobre um universo tão desconhecido, mas que ele mesmo está inserido. “De todos [os serviços], gostei mais de Astronomia, porque falou dos planetas e eu achei muito legal, o professor também foi muito gentil, explicou muito bem. Ele falou sobre qual é o lado que o sol nasce e porque os planetas são de certas cores”, descreve o jovem, que deseja ser arqueólogo.

O astrônomo e presidente da Associação Baiana de Astrônomos Amadores, Fernando Munaretto, explica a importância de abordar o tema. “A tentativa de compreender o que é o sol, a lua, a noite e as estrelas são inerentes à natureza humana e, nessa idade, é quando as perguntas estão mais latentes e a maioria dos adultos não sabem responder adequadamente. Então é muito importante fazer essas introduções fundamentais, porque contribuem para o entendimento dessas crianças em relação a outros assuntos que elas estão aprendendo na escola, porque a Astronomia”, defende ele, que ficou surpreso com os questionamentos das crianças.

Estudantes pojucanos se encantam e aprendem com tecnologia na Estação Ciência SESI

Pojuca | 27 de abril de 2023

“Interessante” e “muito bom”. Essas foram as palavras mais usadas pelos estudantes para definirem a experiência de visitar a Estação Ciência SESI, em Salvador. Em comum, todos se encantaram com a imersão em um novo mundo através dos óculos de realidade virtual. É inegável o fato de que as novas tecnologias têm utilidades muito positivas. Para as gerações mais recentes, experienciar a evolução é algo mágico.

No dia 27 de abril, os jovens pojucanos viram como podem aprender brincando. Os olhares curiosos e as mãos que só queriam tocar, sentir e descobrir o novo formavam um emaranhado visual na frente das exposições. “Eu fiquei alegre com o que fizemos hoje, porque nunca tinha visto isso tudo aqui”, conta Laís Vitória, 11. Para Kethelyn Ferreira, 12, muitas curiosidades sobre o mundo digital foram sanadas, pois não sabia como alguns objetos funcionavam. “A experiência foi muito boa, porque eu nunca tinha vindo a Salvador e nem em um museu; gostei muito dos óculos 3D [de realidade virtual]”, relata a adolescente, que conheceu a história de Salvador no espaço.

Com essas ações, o Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, cumpre, incentiva e valoriza a cultura regional, fator importante para a construção da identidade das crianças e dos adolescentes que participam do projeto. No mesmo dia, eles também visitaram a Cidade da Música, localizada na capital baiana.

Estudantes catuenses vivem experiência inédita em espaços culturais em Salvador

Catu | 20 de abril de 2023

A experiência de estar na capital baiana para visitar espaços que retratam e fomentam a cultura local foi algo inédito para os estudantes catuenses. No dia 20 de abril, os órgãos do sentido foram aguçados para, além de ouvir, sentirem cada som à flor da pele, na Cidade da Música. Na Estação Ciência SESI, a interatividade tomou conta e os olhares de encantamento eram contagiantes ao terem contato com óculos de realidade virtual e outras tecnologias.

O estúdio de percussão, na Cidade da Música, trouxe uma mistura de sentimentos para Vinícius Pereira, de 10 anos, que teve de ouvir uma história com os olhos fechados, marcada por efeitos sonoros produzidos por objetos como molho de chaves e chifres. “Eu gostei dos instrumentos daquela sala [o estúdio], do som que ele [o mediador] fez da porta [na história, um dos objetos soava como uma porta rangendo], da beleza do museu... Eu gostei de tudo”, conta.

Neste ano, os estudantes do Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, terão aula de Música, em que aprenderão a tocar instrumentos. “É muito importante para construção da identidade desses jovens, para que possam estar cada vez mais em contato com a cultura deles, porque muitas vezes é difícil o acesso a esses espaços [culturais] e esse projeto proporciona a ampliação da visão de mundo, fato que eu gostaria de ter vivido quando era mais novo”, defende o mediador cultural, Francisco Escouto.

Catu: Serviço em ação social incentiva jovem a mudar de vida

Catu | 19 de abril de 2023

O estudante Jônatas Reis, de 19 anos, hoje entende a importância de uma dieta balanceada para manter a saúde da mente e do corpo. Presente na ação social, realizada na Escola Municipal Desembargadora Maria Gabriela Sampaio Seixas, em Catu, no dia 19 de abril, o jovem foi impactado pelas informações promovidas na palestra e exposição dialogada sobre Nutrição. Além desse serviço, no evento, também foram prestados outros, também gratuitos, nas áreas de Esporte, Tecnologia, Lazer, Cultura, da Neoenergia e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Ela [a nutricionista] conseguiu trazer com clareza informações que eu já sabia, mas não entendia como impactava no meu corpo, principalmente em relação ao peso. Devido a eventos que aconteceram em uma etapa na minha vida, que eu não dei importância à alimentação, hoje tenho sofrido as consequências, podendo sofrer ainda mais futuramente”, relata, ao mencionar que deixou de consumir alguns alimentos, por motivos pessoais [que prefere não revelar], principalmente carne, de todos os tipos. Reis, no entanto, entende que essa é a hora de mudar. “É necessário haver um equilíbrio em relação aos nutrientes que o meu corpo precisa. Então, eu preciso trazer a carne para que o meu corpo siga ao caminho correto, porque eu acabei sendo muito radical, como eu sou em todas as áreas da minha vida. O que eu pretendo fazer agora com essa informação é criar uma rotina alimentar”, assegura.

Relatos como esse reforçam a missão do projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, em promover ações que atendam pessoas que moram em situação de vulnerabilidade social e em zonas rurais, onde há dificuldade no acesso aos diversos tipos de serviços. Somado ao primeiro ano, o objetivo é atender 2.400 participantes até o final deste ano.

Palestra sobre saúde alerta sebastianenses sobre autocuidado

São Sebastião do Passé | 14 de abril de 2023

O projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, realizou uma palestra sobre Saúde, na comunidade de Nossa Senhora do Carmo, em São Sebastião do Passé, na Associação de Agricultores Familiares e Moradores dos Assentamentos Tereza Araújo, no dia 14 de abril, para promover informações sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Devido à falta de coleta de lixo na região, os moradores revelaram o hábito de queimar os rejeitos. Em entrevista, a representante comercial, Andréa Patricia, 33, garante que as atitudes irão mudar. “Queimei o lixo algumas vezes, mas eu sei que têm materiais que precisam ser reciclados”, comenta, após ser orientada pela enfermeira Patrícia Santana, ministrante da palestra, sobre as doenças que a prática acarreta e a possibilidade de reaproveitamento de reutilização e reciclagem, além do descarte correto dos materiais tóxicos.

Lavrador e líder comunitário, Roque Araújo, de 59 anos, celebra a promoção das informações para as pessoas da região. “A importância é muito grande, porque estávamos dependentes do conhecimento que vocês trouxeram e a gente fica informado das coisas boas que o SESI e Petrobras têm a oferecer”, pontua. “Ficamos muito felizes em receber vocês”, expressa. 

Economia solidária é tema de encontro com famílias e lideranças em Araçás

Araçás | 12 de abril de 2023

Economia solidária foi o tema principal do encontro com famílias e lideranças, realizado na Escola Municipal Márcio Nivaldo dos Santos Borges, no dia 12 de abril, em Araçás. Conduzido pela facilitadora em práticas integrativas, Eliane Vasconcelos, os participantes observaram que, além da profissão que exercem, as habilidades que possuem também podem gerar renda.

“Fizemos alguns exercícios e dinâmicas para facilitar o processo de reconhecimento dos saberes e fazeres e dos conhecimentos ancestrais, que são pouco valorizados. A maioria do grupo era formado por mulheres e tivemos a oportunidade de refletir sobre a condição da mulher na família e sociedade”, relata Vasconcelos. “Espero que esse trabalho faça com que as pessoas valorizem mais a cultura pessoal e comunitária e que seja uma ponte para que se sintam estimuladas a realizar trabalhos em grupos para produzir resultados práticos para a economia doméstica e local”, acrescenta.

No próximo encontro, previsto para o segundo semestre do ano, os araçaenses realizarão uma feira cultural com insumos da região, que inclui receitas como moqueca de banana-da-terra, acarajé, galinha caipira e bolos (aipim, tapioca, carimã e milho), além de artesanato com jornal e samba de roda.

Dinâmicas marcam aula inaugural em São Sebastião do Passé

São Sebastião do Passé | 10 de abril de 2023

Dez de abril de 2023, data em que o projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, realizou uma aula inaugural para marcar o início das atividades em São Sebastião do Passé, na Escola Municipal Prof.ª Lindaura Monteiro Câmara. Cheio de dinâmicas de integração e apresentação de grupo de dança de freestyle (Máquina de Rua Crew), o evento marca o segundo ano de atuação, que incluirá aulas de Música no município.

Para o professor de Educação Física, João Vitor, a perspectiva do Esporte vai além do movimento corporal. “Esperamos que neste ano consigamos ajudar na socialização, antes de qualquer ação de coordenação motora, específica, mudança cognitiva, que a gente sabe pode influenciar na atividade, mas, acima de tudo, a mudança social, que conseguimos atingir no ano passado, e influenciar para que eles tenham uma qualidade de vida e passem a desenvolver atividades físicas como uma prática corriqueira do dia a dia”, declara.

A psicopedagoga do projeto na cidade, Meire Diane, realizou uma dinâmica, a “Dança da Laranja”, em que os estudantes se organizavam em duplas, cada uma delas prendia uma laranja com a testa e tinham de dançar conforme o ritmo da música que era reproduzida sem deixar que a fruta caísse. “O objetivo é aproximar essas crianças e fazer com que interajam umas com as outras, além de estimular o equilíbrio e conhecerem o limite do outro e o próprio”, explica. “A chave dessa brincadeira é reforçar o equilíbrio que é necessário se ter em momentos de conflito”, complementa.

Projeto realiza avaliação física para mensurar progresso dos estudantes

Entre Rios | 10 de abril de 2023

Realizada no dia 10 de abril, na Escola Municipal Recanto Infantil, em Entre Rios, o professor de Educação Física, Felipe Machado, e o coordenador de Esportes do projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, Luciano Oliveira, realizaram a avaliação física dos estudantes para mensurar o progresso ao longo do ano, a partir de dados como altura, peso, envergadura, quantidade de abdominais, projeção dos músculos posteriores e outros.

Segundo Machado, a estimativa é de evolução. “[Esses dados] serão muito úteis, porque usaremos para avaliar a evolução posteriormente, tanto psicológica quanto física, além da questão da cidadania”, pontua. “Como estamos em fase inicial das atividades aqui, em Entre Rios, fizemos a avaliação de todos os alunos. A gente espera que, com uma boa alimentação e bom desenvolvimento das tarefas de Educação Física, eles consigam atingir o ápice de todas as atividades motoras, que são: lateralidade, força física, agilidade, interação e convívio”, acrescenta.

Psicopedagoga desenvolve atividade com estudantes sobre regras de convivência

Entre Rios | 10 de abril de 2023

As regras são ferramentas importantes para estabelecer a harmonia no meio social. No que diz respeito à convivência, contribui para que o limite do outro não seja invadido ou desrespeitado. Pensando nisso, a psicopedagoga do projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, em Entre Rios, Bruna Gomes, realizou uma atividade, no dia 10 de abril, para tratar do assunto em que os próprios estudantes pontuaram tópicos necessários para um convívio saudável.

“Esse foi o nosso primeiro encontro. Então, fizemos o combinado com a turma, em que vieram ao quadro e escreveram o que consideram importante para que a aprendizagem seja mais eficaz e eu vou deixar registrado aqui na sala para que eles vejam todos os dias e consigam exercitar”, explica Gomes. “Já consigo perceber algumas mudanças, pois antes [na primeira semana de aula] eles não conseguiam conversar entre si e eu trouxe outra dinâmica em que tinham de se unir a partir de características em comum. No início, eles evitavam os colegas para se comunicarem comigo, mas eu os fiz entender que precisariam se ajudar para concluir a tarefa”, acrescenta.

Jadianny Pinheiro, 11, relata os aprendizados que obteve. “Foi falado sobre respeito, não pegar as coisas [objetos; pertences] do colega, ser legal com as pessoas, prestar atenção na aula e não sair sem a permissão da professora”, conta. “Essas regras servem para vivermos bem com o mundo”, enfatiza.

Aula inaugural em Entre Rios reforça importância da união 

Entre Rios | 30 de março de 2023

Estudantes de Entre Rios participaram do primeiro dia de aula do projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, no dia 30 de março (manhã e tarde), na Escola Municipal Recanto Infantil, que sedia o projeto no município.

Na ocasião, a psicopedagoga, Bruna Gomes, realizou uma dinâmica intitulada “Todos por um”, em que as crianças e os adolescentes tinham de colocar dentro de uma garrafa pet um lápis emaranhado com barbantes, sendo que cada ponta era segurada por um integrante que, à medida que esticava ou afrouxava a corda, viabilizava o encaixe. “É uma dinâmica que incentiva o trabalho em equipe, em que os estudantes precisam se comunicar para resolver o problema”, comenta. “Eles vão levar esse ensinamento tanto para vida pessoal quanto estudantil. Toda oportunidade que tiver em sala, eu vou lembrar que a união é importante”, completa, ao mencionar que foi surpreendida com o feedback dos jovens sobre o trabalho desenvolvido.

Murilo Alves, de nove anos, relata a experiência que teve na aula inaugural. “Isso tudo que eu passei hoje foi muito legal. Me sinto bem, feliz, animado e solto. Estar no projeto é uma felicidade para mim”, descreve. Maria Heloísa, de seis, ficou encantada com os materiais pedagógicos que o projeto distribui. “Eu achei lindíssimos, veio muita coisa que eu gostei. Me sinto confortável, uma menina tão elegante e sei que vou ter muitos amigos”, declara emocionada. 

Estudantes de Araçás participam de aula inaugural

Araçás | 27 de março de 2023

Em dois turnos, matutino e vespertino, do dia 27 de março, crianças e adolescentes de Araçás participaram da aula inaugural do Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, evento realizado na Escola Municipal Márcio Nivaldo dos Santos Borges, espaço que sediará as oficinas do projeto neste segundo ano de atuação no município.

Empolgados com a novidade, os estudantes vibraram muito ao conhecer os profissionais que desenvolverão tarefas de Português, Matemática, Cultura e Esporte. “Eu espero vários textos e leituras, cálculos, jeitos e formas de fazer e brincadeiras diferentes”, conta Maysa da Silva, 10, sobre as expectativas das oficinas. Para Ivonete dos Santos, mãe de Isaac, de dez anos, ter o filho no projeto é motivo de felicidade. “Quando recebi o convite para o meu filho participar desse projeto, eu fiquei muito feliz. Para mim, a satisfação é muito grande, espero que ele consiga atingir todos os objetivos, porque ele precisa melhorar em Português”, explica ao estimar que o filho apresentará melhora na escrita através das aulas.

A diretora da escola-sede do projeto, Carla Fernandes, celebra a inauguração. “As expectativas são as melhores possíveis, uma vez que está trabalhando o que mais estamos precisando, que é a recomposição de aprendizagem. Quase todos os alunos da zona rural estudam aqui [na escola] e sei que [o projeto] vai somar muito”, comenta. “Creio que eles terão uma aprendizagem em tudo: na questão disciplinar, pedagógica, em todos os sentidos da vida terão um grande avanço. Esse é um momento de superação; que esse projeto seja contínuo”, completa.

Palestra leva moradores de Araçás a repensarem estilo de vida  

Araçás | 18 de março de 2023

No dia 18 de março, o projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, promoveu uma palestra sobre Nutrição para orientar os moradores da comunidade de Olhos D’água, em Araçás, sobre como ter uma dieta balanceada para adotarem um estilo de vida mais saudável. O evento foi realizado na sede de uma igreja da região. 

Dentre os assuntos abordados, a nutricionista Lucimeire Santos pontuou a importância da ingestão dos nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do organismo, como carboidratos, proteínas e vitaminas; como montar o prato, através de uma dinâmica em que os participantes selecionavam os alimentos (eram mockups) e recebiam as recomendações; doenças que a falta de alimentação adequada acarreta, como diabetes, obesidade, hipertensão e infarto. Na oportunidade, ela também ouviu os depoimentos dos participantes e sanou dúvidas.  

Denise Fernandes, 34, confessa que não come como deveria, pelo contrário, substitui as refeições por grandes quantidades de café. Hoje, com sobrepeso e depressão, a operadora de telemarketing afirma que mudará os hábitos depois das orientações que recebeu. “Pretendo mudar tudo: café da manhã, almoço, jantar, lanche e vou começar a praticar exercícios físicos”, garante. “O que eu não gosto muito é de carne [vermelha], frango e peixe, mas vou ter que comer pelo menos umas 100g, duas vezes por semana”, estima. 

Para Carla Fernandes, 42, a palestra despertou o olhar para valorizar mais os frutos da região em que vive. “Não valorizamos o que temos, mas a palestra despertou [o olhar] para tudo de saudável que temos (coco, goiaba, acerola, aipim, batata doce, laranja e banana)”, explica Fernandes, que é professora e líder comunitária. 

Centro de Esporte e Educação Bahia chega a Pojuca com aula inaugural 

Pojuca | 13 de março de 2023

Realizada na tarde do dia 13 de março de 2023, a aula inaugural do projeto Centro de Esporte e Educação Bahia reuniu dezenas de estudantes em atividades de integração no Telecentro Comunitário da comunidade de Miranga, em Pojuca. Na região, a escola-sede é o Núcleo Educacional Pedro Leal Cardoso.

O projeto, que, neste segundo ano, mantém a mesma perspectiva de recomposição de aprendizagem, visa dar mais oportunidades, afirma Shirlei Costa, psicopedagoga que atua nos municípios de Pojuca e Catu. “Dar a eles a chance de estar na escola em tempo integral, se dedicarem aos estudos e desenvolverem algumas habilidades esportivas; [também] teremos aulas de música e o acompanhamento psicopedagógico, que é importante para o processo, oferecendo suporte aos professores”, declara. “Esperamos que eles tenham o melhor desempenho nas questões didáticas, de lateralidade, equilíbrio e concentração”, acrescenta.

Para Walace Liger, 11, as expectativas sobre o projeto trazem a sensação de felicidade. Segundo ele, a aula inaugural foi muito divertida. "Aprendi como se brinca a 'Dança das Cadeiras', me diverti e vi que não importa ganhar [ou perder], mas sim participar", relata. Kethelin Ferreira, 11, defende o entretenimento como forma de aprender melhor. "Espero que seja legal, que tenham muitas brincadeiras, atividades e que os professores se alegrem em nos ensinar", explica. “Quero aprender brincando e fazendo exercícios no quadro”, complementa.

Centro de Esporte e Educação Bahia inicia atividades em Catu  

Catu | 08 de março de 2023

O Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, com apoio da prefeitura, deu início às atividades em Catu. A aula inaugural, realizada no dia 08 de março, na Escola Municipal Desembargadora Maria Gabriela Sampaio Seixas, nos turnos matutino e vespertino, marcou as boas-vindas às duas turmas. 

Com a chegada dos novos estudantes, também vêm os desafios, assim como as novas realidades trazem outras perspectivas. A coordenadora pedagógica do projeto pelo SESI, Rosicleide Andrade, revela as novidades para 2023. “Neste ano, trabalharemos com novas habilidades artísticas, como Música, e vamos atender mais uma comunidade, que é Baixa de Areia, mantendo o escopo de recomposição de aprendizagem em Português, Matemática, Desenvolvimento humano, Esporte, Arte e Cultura”, conta. “Em Cultura, a pretensão é levar os estudantes para visitar espaços culturais em Salvador. Esse é o último ano do projeto, então a gente quer fazer um encontro com todos os estudantes no Centro Esportivo do SESI, em Simões Filho, para realizarmos um dia de atividades de esporte e lazer. A expectativa é que possamos contribuir para essas crianças alavancarem os índices educacionais e que socializem melhor, convivam melhor com o outro e gerenciem conflitos”, complementa. 

Anderson Marques, 39, esteve presente na aula inaugural para ambientação do espaço em que o filho (André Carvalho, de 11 anos) conviverá durante este ano. “Eu tenho que convicção que esse projeto vai trazer um bom desempenho para o meu filho. Tenho certeza de que daqui ele sairá apto para no futuro ele prestar vestibular, cursar uma faculdade e sei que aqui tem bons profissionais para capacitá-lo”, afirma.

Centro de Esporte e Educação Bahia realiza terceira ação social em Alagoinhas 

Alagoinhas | 19 de dezembro de 2022

Pela terceira vez neste ano, o projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, realizou uma ação social em Alagoinhas. O evento ocorreu no dia 19 de dezembro, na Escola Municipal Profª Julinda Capinam, localizada na comunidade de Fazenda Tucum, com oferta de serviços gratuitos de saúde, esporte, lazer e cultura aos moradores da região. 

Um fato marcante e comum em todas as ações são as filas, que duram do início ao final do evento. A maquiadora social e sócia da Lua Cheia Produções Artísticas, Laís Abreu, explica que isso se dá porque a arte permite a livre expressão. “É um serviço manual, por isso o processo da pintura se torna um show para eles. Têm, pais, professores e crianças que, às vezes, nem querem pintar, mas gostam de ficar assistindo e a pintura é uma coisa que dá asas à imaginação”, conta. “Eu faço diversas coisas e quando acham que eu não vou fazer, mas faço, eles olham no espelho e se surpreendem”, acrescenta Abreu. 

Júlia Batista, de 10 anos, estudante do 4º ano da escola que sediou a ação, escolheu pintar um unicórnio. “Quando as pessoas fizeram, eu achei muito bonito. Para mim, representa um cavalo colorido e eu acho as cores muito interessantes e bonitas”, explica. Tauan Paranhos tem oito anos e decidiu, através da arte, homenagear o pai. “Escolhi pintar o meu nome e o do meu pai (“Binho”), porque eu o amo. Ele é especial para mim por causa do amor. Ele me deixa brincar, mexer no celular e estudar”, justifica a decisão emocionado. 

Catu e Pojuca se encontram para disputas de jogos esportivos

Pojuca | 30 de novembro de 2022

Organizados pelo professor de Educação Física, Bruno Daniel, os jogos esportivos do projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, foram realizados no dia 30 de novembro, na quadra da comunidade de Miranga, em Pojuca, mesma região em que está localizado o Núcleo Educacional Pedro Leal Cardoso, escola que sedia o projeto na cidade. 

É inegável afirmar sobre os impactos positivos que o esporte tem na vida das pessoas, seja a nível de saúde, transformação de vida, superação ou ressocialização. Fatores como esses foram considerados para que os jogos cumprissem a função além do lazer, mas de aprendizado. "Foram promovidos jogos cooperativos como futebol, futsal, baleado, handebol, voleibol, atletismo e salto à distância", cita o professor de Educação Física. “O esporte faz com que a pessoa aprenda regras, evolua dentro e fora da quadra, respeite e visualize que o outro serve para testar o potencial”, acrescenta. 

"Agradeço às equipes e à parceria desse projeto, aos alunos que se empenharam completamente para que isso acontecesse aqui hoje", finaliza. 

Estudantes de Pojuca criam horta comunitária com várias sementes frutíferas

Pojuca | 25 de novembro de 2022

Os estudantes de Pojuca fizeram um gesto de amor e preservação ao meio ambiente. No dia 25 de novembro, eles plantaram diversas mudas que haviam cultivado e plantaram outras sementes em um jardim localizado na comunidade de Riachão, no mesmo município. A atividade, organizada pela professora de Língua Portuguesa, Rafaela Barreto, tinha o objetivo de criar uma horta comunitária com plantas que gerem frutos que podem ser utilizados no dia a dia, como tomate-cereja, hortelã, pimenta e outros.​ 

“É importante viabilizarmos esse tipo de ação com os estudantes, através de uma atividade extracurricular, porque eles aprendem algo que envolve a realidade deles”, explica Barreto. “Nós estamos trocando aprendizados, porque eu moro em zona urbana e não tenho contato com a terra, com alimentos frescos e orgânicos, e eles estão mostrando para a gente o que sabem, estão nos ensinando”, estima sobre os impactos que a dinâmica tem e terá na vida dos participantes.  

O tema e atividades foram promovidas em tempo oportuno, pois as mudanças climáticas e outras respostas da natureza sobre a ação humana têm alertado acerca da urgência de mudança de hábitos para que a vida não seja extinta do Planeta. Isso reforça ainda mais o compromisso e a responsabilidade social do projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras.  

Estudantes de Entre Rios visitam o Centro de Cultura de Alagoinhas

Entre Rios | 23 de novembro de 2022

"Alagoinhas Negra" intitula o trabalho realizado pelo Centro de Cultura de Alagoinhas onde os estudantes do projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, em Entre Rios, estiveram presentes, no dia 23 de novembro, para prestigiar pinturas, obras textuais, música e cinema que exaltam a cultura afro-brasileira. 

Nando Zâmbia, coordenador do espaço, reforça a importância de se desenvolver um trabalho que evidencia a cultura negra, principalmente no que tange à desmistificar as perspectivas preconceituosas de tudo o que deriva da África. "A gente exibiu um filme que retrata a trajetória de uma sacerdotisa para mostrar à juventude que antes de ser um intolerante, todo mundo é um ignorante", enfatiza ao comentar que a beleza do candomblé sofre depreciação social. “[Por essa razão] que o festival é muito interessante e deflagra uma necessidade de que as comunidades periféricas e rurais possam vir para cá, porque geografia também é poder. O teatro sempre foi frequentado por classes mais abastas e hoje temos outra narrativa e construção das artes”, complementa, reforçando que todos podem estar nos lugares que desejam estar. 

Kemilly Moreira, 11, estudante do 5º ano, percebe o preconceito relacionado às religiões de matriz africana. Em entrevista, ela relata a experiência de estar pela primeira nesse tipo de espaço cultural. “O filme mostrava o sonho que a mulher [a ialorixá - mais conhecida como “mãe de santo”] tinha em ser professora. Algumas pessoas fazem comentários ruins, mas eu considero essa cultura muito bonita”, declara. Ednaldo Santos, 10, do 3º ano, elogia a exposição repleta de obras. “Eu pude conhecer um pouco da cultura africana; gostei mais das pinturas de danças que estavam nos murais”.  

Palestra orienta moradores de Entre Rios sobre higiene pessoal e doméstica

Entre Rios | 22 de novembro de 2022

Publicizar informações sobre saúde é um ato de extrema importância, pois beneficia o indivíduo e os seres que o cerca. Pensando nisso, o projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia promoveu uma palestra na comunidade de Imbé, em Entre Rios, no dia 22 de novembro, para orientar os moradores sobre como cuidar corretamente da higiene pessoal e doméstica e como se prevenir de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão, e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis e herpes. 

A enfermeira Patrícia Santana defende a necessidade da promoção desse tipo de conteúdo em comunidades rurais. “É importante por causa da falta de acesso às informações que essas comunidades têm, devido ao fato de as unidades de saúde serem muito afastadas. Essa condição promove à população um grande aprendizado”, comenta. 

Juliete Conceição, 27, esteve na palestra e está prestes a dar à luz. Preocupada com as doenças que podem acometer mulheres no período gestacional, ela garante que tem adotado medidas para não ampliar os riscos. “Já estou ciente de que não devo comer de tudo e sobre o que devo fazer”, declara, ao mencionar que as orientações da enfermeira trouxeram à tona as recomendações médicas do início da gestação. Para Edvânia dos Santos, 23, o encontro serviu para reafirmar os hábitos que ela já tinha. “Eu conhecia algumas dessas informações e elas são importantes para conscientizar quem não praticava e alertar quem já sabia”. 

Com insumos do quintal de casa, catuenses aprendem a desenvolver produtos químicos

Catu | 14 de novembro de 2022

Novas perspectivas. A agricultora familiar, Vera Muniz, de 42 anos, ficou admirada com a possibilidade de criar produtos para diversas finalidades com insumos do quintal de casa. O insight surgiu durante a palestra sobre meio ambiente, promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, na Associação dos Agricultores Familiares do Pinbobal de Cima, em Catu, no dia 14 de novembro. 

"[No meu quintal] eu tenho citronela, beijo, espírito-de-lima e hortelã, que podem ser usados para fazer repelente, produtos de limpeza, chás e banho", exemplificou Muniz, acrescentando que pretende comercializar os produtos daqui a um tempo. "Depois que eu pegar a prática, ficar bem familiarizada e entendida do assunto, eu vou vender com toda certeza", assegurou. Para Luciene Barbosa, 41, que é empreendedora no ramo de salgados para festas, olhar para o quintal será de uma forma diferente. Segundo ela, que gasta muito com desengordurantes, graças às orientações e tutoriais, conseguirá economizar. "Aprendi que com algumas ervas, a gente pode fazer produtos de limpeza", explicou ao se referir que os mercados costumam vender um produto para cada utilidade, mas os que foram ensinados na palestra são multiuso e têm a mesma eficácia.

Eliane Vasconcelos, facilitadora em vivências integrativas, defende a importância de promover esse tipo de palestra em comunidades rurais. "É interessante porque muitas pessoas não sabem que podem utilizar os recursos naturais da região. Através disso, as mulheres [maioria presente na palestra] podem promover a economia doméstica e fabricar produtos com o que têm no quintal de casa", pontuou.

Encontro desperta sonhos e oportunidades de negócios aos moradores de Alagoinhas

Alagoinhas | 07 de novembro de 2022

Possivelmente, a rotina tire de nós o olhar criterioso daquilo que nos cerca e esse é um fator que não permite que enxerguemos novas possibilidades. Pensando nisso, o projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, realizou um encontro com famílias e lideranças da comunidade de Fazenda Pindobal de Baixo, em Alagoinhas, no dia 07 de novembro.

Na ocasião, a facilitadora de vivências integrativas, Eliane Vasconcelos, promoveu uma dinâmica que levou os comunitários a refletirem sobre as habilidades que têm e que podem ser úteis para gerar renda para a família e a comunidade. “Identificamos quais são as atividades econômicas do grupo, maioria agricultores familiares, que também desenvolvem outros fazeres como culinária, costura e outros. Por isso, propusemos uma atividade coletiva para que eles integrassem essa ideia, planejassem, executassem e celebrassem juntos”, relatou ao destacar que o objetivo da dinâmica era fazê-los visualizar que a proposta da economia solidária é algo possível.

Dalvenice Santos, 66, contou que gostou muito das tarefas que teve de realizar, principalmente a que precisou formar grupos ao redor das palavras que tinham alguma representatividade para cada indivíduo. “Planejar” é um verbo muito presente na vida dela e isso se dá pelo fato de ter sido professora. “Tudo na vida a gente tem que planejar. Sem isso, as coisas podem não dar certo, porque o meu dia a dia era sempre planejando. Se eu improvisasse uma aula não saía satisfatória. Planejando, a gente pensa, cria, enfatiza, ilustra e faz tudo bem-feito”, exemplificou.

A líder comunitária, Vilma de Jesus, celebrou os impactos que o encontro gerou e vai gerar na região. “Para nós, que somos mulheres, agricultoras familiares, que moramos em um lugar distante e carente, desperta nossa mente e nos inspira a buscar novas possibilidades de gerar renda”, disse.

Ação social: Centro de Esporte e Educação Bahia presta serviços em comunidade de Alagoinhas

Alagoinhas | 27 de outubro de 2022

Robótica, techno fitness, orientação odontológica, distribuição de kits para escovação dos dentes, palestra sobre saúde, vacinação contra a gripe, avaliação nutricional e massoterapia foram alguns dos serviços ofertados na ação social comunitária realizada pelo projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, no dia 27 de outubro, na Escola Municipal Professora Julinda Capinam, localizada na comunidade de Fazenda Tucum, em Alagoinhas.

Marcos Vinícius, de 9 anos, ficou encantado com as atividades no stand de Robótica e acredita que será útil para a profissão que visa para o futuro. "Quero trabalhar encontrando fósseis de criaturas que já morreram", descreveu Vinícius, que quer ser arqueólogo. "Eu senti que estava livre para fazer o que eu quisesse", confessou ao relatar a primeira experiência com esse ramo educacional e tecnológico. Segundo o analista técnico de Robótica, Fernando Didier, essa ciência inclui um processo de pesquisa criterioso, pensando em resolução de problemas, além de utilizar de ferramentas que darão uma visão de mecanismos que podem ser produzidos pelo próprio profissional para promover soluções. "Hoje em dia, essa tecnologia abrange diversos segmentos, não apenas a construção de robôs, mas também programação e desenvolvimento de aplicativos que tenham a ver com a profissão que ele pretende exercer", afirmou.

Wesley Railan, 10, que pretende ser médico, passou a observar, a partir do primeiro contato na ação social, que a Robótica é uma ciência que contribuirá no desenvolvimento do trabalho dele no futuro. "Aprendi várias coisas e foi tudo muito maravilhoso", contou.

Segurança no lar é tema de palestra em Alagoinhas

Alagoinhas | 24 de outubro de 2022

O projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Petrobras, promoveu uma palestra sobre Segurança no lar, no dia 24 de outubro, na Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares do Pindobal, em Alagoinhas, onde Rosemeire Santana, de 38 anos, esteve presente.

Líder comunitária da comunidade de Fazenda Pindobal de Cima, Rosemeire teve uma participação muito ativa durante a ministração das orientações. Embora nunca tenha sofrido ou testemunhado um acidente dentro de casa, ela garantiu que vai mudar a postura para fazer do lar um lugar mais seguro para viver. "Aprendi que não devo guardar os produtos de limpeza próximos ao chão, porque as crianças podem pegar e causar algum dano", relatou. Para realizar algum tipo de atividade em uma parte alta, Santana optava pelo meio mais fácil. "Também vou passar a usar a escada, porque eu sou um pouco relaxada [risos]", garantiu ao mencionar que costuma subir na cadeira para trocar lâmpadas e limpar a geladeira e os armários.

A engenheira de Segurança no Trabalho, Jamile Carvalho, pontuou que a expectativa é de que haja mudança no comportamento dos moradores. "Espero que as pessoas parem para avaliar o que vão fazer e quais são os recursos que precisam para executar as atividades cotidianas e como devem se comportar ao realizarem essas atividades", disse. Para ela, é importante que o público se perceba nas cenas interpretadas pelos atores no esquete, porque conseguem se identificar, refletir e mudar. "Eles deram exemplos do dia a dia deles a partir dos tópicos que foram abordados", acrescentou.

Pais observam novas formas de lidar com os filhos após visitarem o passado

São Sebastião do Passé | 20 de outubro de 2022

Uma tarde para reencontrar a criança interior. Lembranças de lugares, cheiros, pessoas, dores e gostos voltaram à tona. Somos frutos de todo processo da infância. Crislane Sacramento, de 35 anos, viveu essa experiência durante uma dinâmica de meditação, no encontro com famílias e lideranças, promovido pelo Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e a Petrobras, na Escola Municipal Profª Lindaura Monteiro Câmara, em São Sebastião do Passé, no dia 19 de outubro.

Emocionada, Sacramento revelou ter se encontrado com a criança sonhadora que era, mas que não conseguiu realizar alguns sonhos. Na ocasião, ela revelou que não teve uma infância comum às outras crianças, com brincadeiras e interação. Pelo contrário, era reprimida pelos pais e teve de trabalhar para ajudar no sustento da família, por isso não concluiu os estudos. Esse reencontro consigo mesma a fez pensar em estratégias de como lidar om a filha Mikaelle, de 10 anos, estudante do Projeto na cidade. "Eu não prestava atenção nela. Não saía, não brincava e ela até precisou passar por um psicólogo. Agora, eu vou prestar mais atenção", confessou.

Eliane Vasconcelos, facilitadora em práticas integrativas, celebrou os depoimentos que recebeu ao ser questionada sobre os impactos das atividades que foram realizadas. "Acho lindo o fato de os pais terem dado esse retorno [de olharem para si e pensarem em formas diferentes de lidar com os filhos], porque nossa criança interior também está espelhada nos nossos filhos, eles também representam nossos sonhos, maneira de ser e a forma como nos apresentamos ao mundo", declarou.

Além das dinâmicas com os pais, os professores, a assistente social e a psicopedagoga falaram sobre a rotina, o desenvolvimento que foi notado nas turmas e pontos que precisam de ajustes para promover um ambiente melhor para a convivência. Felizes com todos os benefícios que têm notado na vida dos filhos, os tutores aplaudiram e deram testemunhos em gratidão a todo trabalho desenvolvido pelos profissionais. "O momento foi oportuno, porque levou os pais a perceberem sobre o reflexo do comportamento deles sobre os filhos, que também tem impacto no processo de aprendizagem", enfatizou a psicopedagoga Meire Diane.


Segurança no lar: Palestra alerta sobre hábitos do cotidiano que acarretam acidentes

Entre Rios | 24 de setembro de 2022

Erica Conceição, 44, sabe bem o que é sentir na pele a dor de um descuido, mesmo que não tenha sido proposital. Ocorre que existem hábitos do dia a dia que são naturalizados e culminam em acidentes. Tempos atrás, enquanto cozinhava, ela sofreu uma queimadura no braço após encostar na panela. Em entrevista, a agente comunitária de Saúde e líder comunitária da comunidade de Pedras, em Entre Rios, contou as medidas que foram tomadas através das orientações recebidas na palestra sobre segurança no lar, promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e a Petrobras, no dia 24 de setembro.

Ciente dos comportamentos inadequados, Erica salienta sobre as atitudes que ela decidiu mudar. "Vou prestar mais atenção ao que estou fazendo para evitar pequenos acidentes e até os mais graves". Na fala, a líder comunitária ainda citou o que deixou de fazer. "[Parei de] Trocar lâmpadas com a energia ligada, ensaboar muito o chão de casa para não causar e deixar panelas quentes com o cabo para fora do fogão", contou.

Casos como o de Erica mostram o quão é importante publicizar esses tipos de informações. A engenheira da Segurança do Trabalho, Jamile Carvalho, destaca que existe uma crença de que o nosso lar é o lugar mais seguro do mundo, mas nossas ações geram ameaças a nós mesmos. "Eles deram exemplos do dia a dia deles, a partir dos tópicos que foram abordados na palestra", celebrou ao frisar que a percepção contribui para o processo de mudança. "Espero que as pessoas parem para avaliar o que vão fazer e quais são os recursos que precisam para executar as atividades cotidianas e como devem se comportar ao realizarem as atividades", estimou Carvalho.

Centro de Esporte e Educação Bahia realiza oficina de ritmos em Alagoinhas

Alagoinhas | 23 de setembro de 2022

O esquete apresentado na oficina de ritmos, na comunidade de Camboatá, em Alagoinhas, no dia 23 de setembro, ironizava a vida de um personagem que não gostava de praticar exercícios físicos, por isso estava acometido de diversos problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto e hipertensão. Ainda que a esposa o incentivasse a se exercitar, ele resistia. Tudo mudou com a participação na aula do professor de Educação Física, André Teixeira.

"Essas atividades trazem a ideia de melhoria da saúde para as pessoas e isso gera uma conscientização de como ter uma vida mais saudável, utilizando a atividade física como ferramenta", declarou Teixeira. Para o professor, promover esse tipo de oficina na comunidade é muito importante, principalmente devido ao fato de muitos desenvolverem trabalhos braçais, tanto em casa quanto no campo. "A gente percebe muitas pessoas com sobrepeso e com sintomas que podem ser melhorados ou prevenidos através da prática da atividade física", afirmou. "Com essas atividades [do Projeto], é possível levar a informação às pessoas, que podem não ter acesso, para gerar melhoria na qualidade de vida deles", concluiu.

Gerson Jarson, 40, garante que depois dessa oficina vai mudar o estilo de vida. "Vou fazer alongamento, caminhada, dançar e ir para uma academia", disse. Luciana "Lucinha" Ribeiro, 56, é agricultora e dona de casa. Segundo ela, só pratica exercícios físicos quando dá. "O que eu pretendo mudar é minha rotina, porque faço todas as tarefas pela manhã, mas fico com dores nas pernas à tarde", contou, acrescentando que passará a fazer caminhadas.

A oficina foi tão animada que até os mais tímidos não conseguiram conter o riso. Edilene Barbosa é uma dona de casa de 40 anos. Ao longo da vida, ela nunca se dedicou à prática de esportes ou a outros exercícios físicos, até mudar a perspectiva através da oficina promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia, uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e a Petrobras. "Aprendi que dançar é bom para exercitar os músculos e eu pretendo mudar de vida", assegurou.


Moradores de Catu recebem orientações sobre segurança no lar

Catu | 19 de setembro de 2022

Acidentes acontecem, mas podem ser prevenidos. Depois de viver experiências negativas como tropeçar no tapete da cozinha e testemunhar a tia se ferir com a ponta de uma faca apontada para cima no escorredor de pratos, Valneide Souza, 43 anos, afirma que mudará os hábitos graças às orientação recebidas na palestra sobre segurança no lar, realizada pelo Centro de Esporte e Educação - Bahia na Associação dos Agricultores Familiares do Pindobal de Cima, em Catu, no dia 19 de setembro. O projeto é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e a Petrobras.

A ação contou com um esquete teatral para ilustrar as recomendações e ajudar a assimilar as informações. Para Valneide, tudo isso contribuiu para adotar uma nova postura em relação à segurança dentro de casa. "Vou mudar as manias que eu tenho na cozinha e no meu dia a dia graças às orientações que recebi aqui", garantiu.

Na palestra, a engenheira de Segurança do Trabalho, Jamile Carvalho, falou dos hábitos comuns do cotidiano que acarretam acidentes e doenças, que nem sempre são associados à segurança. "Foram abordados assuntos como acidentes com escadas, medicamentos [uso indevido], produtos químicos que ficam ao alcance de crianças e idosos, descarte de objetos cortantes e perfurocortantes e outros", relatou. Carvalho também pontuou que falar sobre esses temas é importante porque as pessoas não associam as atitudes e os comportamentos delas aos acidentes em que são envolvidas.

Ação social em São Sebastião do Passé norteia jovens a um futuro promissor

São Sebastião do Passé | 31 de agosto de 2022

A ação social comunitária promovida pelo projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, no dia 31 de agosto, em São Sebastião do Passé, fomentou a esperança de um futuro promissor às crianças, aos adolescentes, às famílias e comunidades que estiveram presentes. O evento ofertou palestras sobre saúde, orientações com dentistas e distribuição de kits odontológicos, techno fitness, dança, jogos, apresentações teatrais, além da participação de atletas de kickboxing – uma arte marcial.

Clessia Lobo, gerente executiva de Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), defende que as atividades desenvolvidas durante a ação social ampliam as possibilidades para os jovens na realidade em que vivem. “Acredito que todas as atividades realizadas aqui, de Ciência, Tecnologia e Educação básica, favorecem a aprendizagem dentro das necessidades que eles têm para entenderem e interagirem com o mundo”, afirmou. “O efeito educativo é o que a gente espera que prospere”, concluiu, ao recomendar a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.

O evento também contou com atividades de robótica, experiência nunca vivida pelas crianças e adolescentes da região. O analista técnico de Robótica, Fernando Didier, estima que esse contato estimule a curiosidade para que eles se desenvolvam. “Eles chegaram tímidos, sem saber do que se trata, mas quando a gente dá oportunidades, fazendo com que entendam o propósito, eu acredito que o maior impacto é a mudança de vidas”, relatou. “Para mim, eles foram muito criativos e empolgados”, completou.

Andrei Valadares, de 15 anos, costumava fazer gambiarras elétricas, popularmente conhecidas como “gato de energia”. O contato com robôs, desde a construção até o funcionamento, o norteou sobre uma possibilidade de carreira profissional. “Os professores falaram que eu fui ótimo e isso me fez pensar que eu tenho futuro nisso, porque eu terminei rápido e montei as peças corretamente”, contou. “Robótica é muito bom; gostei de passar por essa experiência”, finalizou.

Estudantes de Pojuca visitam Centro de Cultura de Alagoinhas

Pojuca | 25 de agosto de 2022

Os estudantes do Projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, em Pojuca, visitaram o Centro de Cultura de Alagoinhas, no dia 25 de agosto. No espaço, as crianças e os adolescentes tiveram contato com a arte nas variadas formas que ela se apresenta (poesia, música, escultura, pintura e fotografia), conheceram os bastidores do teatro e assistiram a um vídeo sobre empoderamento e aceitação das características naturais do corpo.

O produtor cultural e coordenador de Arte do Projeto, Luiz Bandeira, acredita que o conhecimento adquirido na visita contribuirá para a autoestima, a percepção de valor no ambiente em que vivem, o valor da história deles e a importância que eles têm para a sociedade. “O projeto estima que essas visitas a espaços culturais contribuam para a cidadania desses jovens e nós estamos cumprindo com a proposta, que é de conhecimento e pertencimento de cultura”, pontuou.

O coordenador do centro cultural, Nando Zâmbia, celebrou a participação ativa dos jovens e recordou de quando tinha a mesma faixa etária deles. “Para mim, é catártico ver o que aconteceu comigo, há cerca de 23 anos, por causa da educação, de professores e pessoas que estavam à frente da escola, que me levaram ao teatro e hoje, eu ocupo esse cargo”, lembrou. “Por isso, é importante cuidar dessa primeira experiência, porque fará com que eles voltem como espectadores ou artistas”, recomendou.

Estudante do 8º ano, Leidjane Santos, de 14 anos, esteve pela primeira vez em um museu por intermédio do Projeto. “A experiência foi muito incrível, legal e divertida. Quando vi o palco, eu me imaginei ali. Gostei de tudo: Das artes, dos desenhos, dos detalhes e dos designs”, contou empolgada. João Vitor, 16, nunca esteve em um teatro e ficou impressionado com o que viu. “De tudo o que eu vi, o que mais gostei foi o teatro, que eu nunca pensei que fosse daquele tamanho. É imenso!”, confessou.

Projeto Centro de Esporte e Educação Bahia leva estudantes de Catu ao museu

Catu | 24 de agosto de 2022

Um dia de oportunidades e ganho de conhecimento. Para uma pequena parte, não era a primeira vez. Para a maioria, sim. O que todos tinham em comum eram os olhares que ansiavam pelo novo. Os estudantes de Catu visitaram o Memorial Municipal de Pojuca | Espaço Cultural Dona Lindú, através do projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia, na última quarta-feira (24).

Aluno do 9º ano, Islan Gomes, de 14 anos, ficou impressionado com as peças de louça, que pertenciam ao barão e à baronesa de Pojuca. “É tudo muito legal. Primeiro, porque eu achei que as louças não eram de verdade, mas depois, eu vi no vídeo e acreditei”, confessou. Para Herlen Santos, de 17, o que mais chamou a atenção foram os objetos de montaria. “São muito lindos e interessantes”, elogiou.

Shirlei Costa é psicopedagoga do Projeto, sediado na Escola Municipal Arlindo Ribeiro de Almeida, comunidade de Pau Lavrado. Para ela, a experiência tem impacto além do âmbito escolar, mas pessoal também. “A proposta é de que conheçam a cultura local e a história do povo, porque faz parte da vida deles. Quem sabe, lá na frente, eles se interessem por uma profissão voltada para Artes e História”, estimou. “Para o Projeto, essa ação representa um avanço do aprendizado, em geral e abre portas para perceberem que existem diversas oportunidades para que eles possam crescer”, finalizou.

Projeto Centro de Esporte e Educação leva jovens ao museu

São Sebastião do Passé | 18 de agosto de 2022

Crianças e adolescentes estiveram pela primeira vez nesse tipo de espaço cultural


O projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia levou as crianças e os adolescentes de São Sebastião do Passé para visitarem o Memorial Municipal de Pojuca | Espaço Cultural Dona Lindú. O evento ocorreu nas tardes de quarta (18) e quinta-feira (19).

A coordenadora pedagógica, Rosicleide Andrade, afirma que uma das premissas do Projeto é inserir os jovens nesses espaços culturais e no mundo artístico. "Foi uma oportunidade que eles tiveram de conhecer a história dos antepassados e perceberem como isso afeta na vida atual", destacou. "O interesse deles em fazer perguntas e de se reconhecerem, tanto na exposição dos objetos quanto no vídeo exibido, é importante para que saibam o legado histórico dos nossos ancestrais", acrescentou.

Para Jéssica Tainá, de 12 anos, a moda foi o que mais chamou a atenção. Ela ficou admirada ao ver as artes sacras expostas no museu. "As roupas que eles [o Barão e a Baronesa de Pojuca] usavam eram muito bonitas", disse. Iuri Natan, de 13, se encantou com a espada com monograma do Imperador D. Pedro II. "Eu estou vendo a História à minha frente", contou.

São Sebastião do Passé recebe o Centro de Esporte e Educação Bahia

São Sebastião do Passé | 13 de julho de 2022

O projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia iniciou as atividades em São Sebastião do Passé, na última quarta-feira (13), com uma aula inaugural, na Escola Municipal Profª Lindaura Monteiro Câmara. A parceria entre a Petrobras e o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), com o apoio da prefeitura local, visa promover o desenvolvimento humano e a melhoria na qualidade da aprendizagem nas comunidades de Taquipe, Boa União e Nossa Senhora do Carmo.

A secretária de Educação, Heide Andrade, pontuou sobre os benefícios do Projeto para a vida das crianças e adolescentes da região. "Eu só consigo enxergar ações positivas, porque vai agregar os conhecimentos pedagógicos, fortalecer e ressignificar ainda mais o que já está sendo trabalhado em nossas unidades escolares, além de trazer um leque de atividades diversificadas que irão contribuir para as competências e habilidades necessárias para que eles cresçam e se desenvolvam", destacou.

A expectativa dos pais e responsáveis é de que o Projeto contribua com o processo de aprendizagem dos alunos, já que a pandemia da COVID-19 trouxe muitos déficits. "Espero que ajude no desenvolvimento da minha filha na escola, porque ela tem dificuldade no aprendizado", relatou Luciana Lima, de 33 anos, mãe de Maria Pâmella. Para Damiana Santana, de 37 anos, mãe de Luide, a chegada do Centro de Esporte e Educação - Bahia traz esperança de um futuro melhor para o filho. "Quando ele sai de casa para vir ao colégio, eu já sei que coisa boa vai sair daqui", contou. "Eu espero que ele saia daqui diferente, melhor e formado, porque se tem criança na escola, crime zero", complementou.

Projeto Centro de Esporte e Educação Bahia chega a Entre Rios

Entre Rios | 20 de junho de 2022

O projeto Centro de Esporte e Educação - Bahia realizou uma aula inaugural, na última segunda-feira (20), para dar início às atividades na Escola Municipal Recanto Infantil, em Entre Rios. O evento teve a participação de representantes da prefeitura local e dos colaboradores que desenvolverão oficinas com as crianças e os adolescentes, ao longo de dois anos.

A secretária de Educação, Maria do Socorro, celebrou a chegada do Projeto à cidade. "Um projeto como esse é muito importante, pois incentiva as crianças a se manterem na escola, especialmente pós-pandemia, por causa dos prejuízos de aprendizagem que tiveram. Aqui, elas vão interagir com alunos de outras instituições e realidades e terão outras experiências artísticas, educacionais e esportivas", declarou. 

Fruto da parceria entre a Petrobras e o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), o Projeto vai contribuir para o desenvolvimento de diversas crianças e adolescentes da região. "Esse é um projeto de educação complementar que vai agregar no processo de ensino do município, a fim de auxiliar a ampliação de habilidades básicas de leitura, escrita e raciocínio lógico", destacou a coordenadora pedagógica, Rosicleide Andrade.

Marcada pela realização de dinâmicas para todos se familiarizarem, o encontro já deixou aprendizados. "Aprendi a como confiar nas pessoas, a ter equilíbrio e agilidade", disse Brenda Laís, de 10 anos. "Foi tudo muito legal; aprendi muitas brincadeiras novas", contou Deyvid Santos, também de 10 anos.

Ação Social em Pojuca amplia perspectiva sobre o autocuidado

Pojuca | 15 de junho de 2022

O Centro de Esporte e Educação - Bahia promoveu uma ação social, no Núcleo Educacional Pedro Leal Cardoso, na comunidade de Miranga, em Pojuca, na última quarta-feira (15). O evento contou com profissionais que compartilharam conhecimento com as crianças e adolescentes, pais e responsáveis e moradores da região.

Marcada pela alegria e entusiasmo de todos que estavam presentes, a ação impactou vidas e certamente, ampliou a perspectiva sobre os cuidados com a saúde, a mente e o corpo. A secretária de Educação do município, Olívia Silveira, pontuou a importância dos serviços prestados na ação. "A gente observou que têm ações importantes tratando temas específicos e prioritários, em relação à saúde e às questões sociais. Para a população, as informações precisam chegar e essa é uma estratégia interessante para que o público tenha conhecimento e acesso a todas essas políticas que estão sendo ofertadas".

Para o líder comunitário, Júnior Tuchê, os impactos da atuação do Projeto na comunidade são notórios. "Os meninos falam comigo, hoje, como se fossem adultos, porque eles têm mais conhecimento e isso não acontecia antes. Temos orgulho desse trabalho que vocês estão fazendo, pois é muito importante", enfatizou. "A gente pediu por isso e fomos ouvidos". Essa é a realização de um sonho", destacou.

Ação social promove um novo olhar sobre a vida em Alagoinhas

Alagoinhas | 24 de maio de 2022

Acesso à informação ainda é uma realidade que não atende a todos os públicos, no Brasil. Ciente disso, o Centro de Esporte e Educação - Bahia promoveu uma ação social, na última terça-feira (24), na comunidade de Fazenda Pindobal, em Alagoinhas, que ofereceu atendimento nutricional, odontológico, atividades esportivas e culturais, palestras e outros atendimentos de saúde.

Segundo a assistente social da Petrobras, Ediomaria Silva, a expectativa é que a comunidade se desenvolva. "Todas essas áreas do conhecimento são importantes. Então, ficamos felizes com a iniciativa, apoiamos o projeto e entendemos que é favorável ao desenvolvimento local", declarou. Para Keite Lima, secretária adjunta da Educação de Alagoinhas, receber o Projeto na cidade representa um avanço. "Numa comunidade rural, a questão da saúde muitas vezes é negligenciada. Este Projeto é uma oportunidade para esses pais, pois eles também fazem parte da escola", enfatizou.

Cerca de 53% dos brasileiros não escovam os dentes regularmente e corretamente, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos últimos sete anos. "É uma realidade que, para muitos, é completamente distante, porque tem gente que compartilha escova de dente em casa. Então, só de terem acesso ao kit odontológico que distribuímos e às instruções, isso já traz para eles um aprendizado imenso", destaca a cirurgiã-dentista, Juliana Bahia.

As instruções dadas na ação, muitas vezes desconhecidas, atribuem uma responsabilidade social muito grande ao projeto. "É uma honra ter um projeto desse voltado à nossa comunidade, que é carente. Espero que as pessoas se conscientizem a orientarem os filhos, a se educarem mais para ter uma visão diferente sobre a vida", disse a líder comunitária, Vilma de Jesus.

Catu recebe o Centro de Esporte e Educação Bahia em aula inaugural

Catu | 26 de abril de 2022

O Centro de Esporte e Educação – Bahia iniciou as atividades, nessa terça-feira (26), na Escola Municipal Arlindo Ribeiro de Almeida, na comunidade de Pau Lavrado, em Catu. Crianças, adolescentes, profissionais da Educação e representantes da prefeitura se reuniram para a aula inaugural, onde foi realizada a apresentação dos professores e dinâmicas de ambientação para a nova jornada pedagógica.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosangela Sales, destacou o quão benéfico será a atuação do Projeto na cidade. “A Petrobras

 e o SESI trouxe toda uma equipe e um trabalho estruturado para melhor atender a esse grupo que está vindo da zona rural para receber esses atendimentos, que vai ser tão impactante para a vida de cada um deles que está tendo a oportunidade de participar”, disse.

É certo que a pandemia da COVID-19 interferiu no processo educacional. Em entrevista, a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Olga Campos, falou sobre o impacto que teve na vida dos jovens. “Estamos enfrentando um ano com muitos desafios pós-pandemia, pois temos crianças e adolescentes com defasagem de aprendizagem muito grande. Então, o projeto vem para contribuir para o maior desafio que nós temos.”, reforçou. Na ocasião, Olga elogiou o Projeto e enfatizou a importância para Catu. Para a gente, é algo a mais. Por isso, estamos abraçando o Projeto, que pode servir como experiência para atuarmos nas nossas escolas, em outro momento”.

Palestra: Enfermeira ministra sobre cuidados com a saúde em Pojuca 

Pojuca | 12 de abril de 2022

Na última segunda-feira (12), o Centro de Esporte e Educação - Bahia promoveu uma palestra sobre "Cuidados com a saúde", ministrada pela enfermeira Patrícia Santana, que teve como tema a importância da higiene pessoal e doméstica, além da prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O evento foi realizado com a participação dos pais dos estudantes e colaboradores do Núcleo Educacional Pedro Cardoso Leal, na comunidade de Miranga, em Pojuca.

Os assuntos lecionados pela enfermeira foram pontuados com uma série de instruções de como proceder para manter hábitos de higiene pessoal e doméstica, além de conscientizar sobre possíveis doenças que podem acarretar, caso essas medidas não sejam adotadas. Tópicos como limpeza de alimentos, lavagem das mãos, o não compartilhamento de roupas íntimas e como cuidar das áreas da casa para evitar pragas fizeram parte da pauta da palestra. 

A necessidade da prática de exercícios físicos foi destacada ao tratar das DCNT, como diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares. Patrícia também alertou sobre os perigos que as IST, como sífilis, herpes e tricomoníase, trazem à vida do portador da doença e das pessoas que o cerca.

A ação também contou com uma esquete para ajudar na assimilação do conteúdo abordado.

Centro de Esporte e Educação Bahia dá início às atividades em Pojuca

Pojuca | 04 de abril de 2022

O Centro de Esporte e Educação – Bahia deu início às atividades na última segunda-feira (4), na comunidade de Miranga, em Pojuca. A aula inaugural contou com a presença de gestores, da secretária de Educação do município, Olívia Costa, professores e Marcus Vinicius, diretor do Núcleo Educacional Pedro Leal Cardoso, onde o projeto é sediado.

O evento foi repleto de muita alegria, emoção e dinâmica com as crianças e adolescentes. Na oportunidade, Olívia falou sobre como a parceria entre a Petrobras, o SESI e a Prefeitura vai contribuir no desenvolvimento desses jovens. “Um dos grandes objetivos dessa parceria é fortalecer o processo de aprendizagem, não apenas de conteúdo, mas em todo o processo de formação mais ampliado”, declarou a secretária.

Para Marcus, diretor do núcleo educacional, o projeto será uma ajuda importante. “Essa atividade pedagógica traz um suporte para a gente, no que diz respeito ao desempenho e ao avanço dos estudantes, nessas questões de aprendizagem. Nós tivemos um prejuízo significativo, não só em Pojuca, mas em todo o território nacional, por causa da pandemia e a chegada do Projeto Centro de Esporte e Educação fortalece o nosso processo de recomposição de aprendizagem.”