GT Arte, Saúde e Cultura

Mapeamento Cultural do Território

Cadastro do Fórum de Cultura do Butantã em parceria com a Liga Solidária. Campo de atuação Arte, Saúde e Cultura

https://docs.google.com/spreadsheets/d/19BMC74vtngaQRAUtpCbVoxFaeybYYHsid0-dtmIMa0A/edit?gid=802576621#gid=802576621


Você considera que seu campo de atuação dialoga com a Saúde? Por quê? 


Grupo de Trabalho (GT) Arte, Saúde e Cultura do Fórum de Cultura do Butantã é um grupo aberto que visa agregar artistas, arte-educadores, profissionais, estudantes e todos aqueles interessados na interface Cultura e Saúde para buscarmos juntos desenvolver estratégias de fortalecimento de reflexões e práticas nesse campo no território do Butantã.


O grupo se inspira na “Minuta para a Política Municipal de Interface Artes, Saúde e Cultura” proposta em 2016. A minuta apresenta princípios norteadores e propõe quatro eixos temáticos de desenvolvimento:

Eixo I - Territórios, redes e convivência; 

Eixo II - Formação, matriciamento e supervisão;

Eixo III - Participação sociocultural e controle social; e

Eixo IV - Financiamento, - fomento, editais e legislação.

Cada eixo apresenta metas e ações para alcançá-las. Uma das metas é a criação de uma REDE de Saúde e Cultura. O GT pode ser uma estratégia para alcançar essa meta.


Em 2023 o CECCO Parque Previdência (Centro de Convivência e Cooperativa da Secretaria Municipal de Saúde - SMS) em parceria com a Casa de Cultura do Butantã (da Secretaria Municipal de Cultura - SMC) desenvolveram o projeto “Nos Caminhos da Arte, Saúde e Cultura” que ofereceu oficinas e rodas de conversas. A última roda de conversa foi intitulada “Por uma Política de Arte, Saúde e Cultura”, retomando a discussão da minuta.


Encerramos o ano com o “Festival de Arte, Saúde e Cultura do Butantã” homenageando atores que têm contribuído com esse campo:


Em abril de 2024, em comemoração ao Dia Mundial da Arte, encontramos grupos da saúde e coletivos que trabalham na interface Arte, Saúde e Cultura para troca de experiências: Coletivo Dasdoida, Cidadãos Cantantes, Loucos pela X, Companhia Ueinzz, Oficina de Dança e Expressão Corporal (ODEC), o grupo de fotografia da UBS Jd. Colombo com a exposição “A arte através do olhar” e o Grupo terapêutico de artes do CAPSij Butantã (Centro de Atenção Psicossocial infanto juvenil).

No mesmo mês realizamos o primeiro encontro para discutir uma proposta territorial e possibilidades de financiamento para um “Projeto de Arte, Saúde e Cultura do Butantã”. Na continuidade desses encontros decidimos levar para o Fórum de Cultura do Butantã a proposta de formação de um grupo de trabalho para agregar mais pessoas interessadas nessa construção.


Esse é um convite para trilhar conosco esse caminho!

Documentos de Referência para Discussão. 

MINUTA PARA A POLÍTICA MUNICIPAL DE INTERFACE ARTES, SAÚDE E CULTURA (3).pdf
Saúde e cultura.pdf
producao de saude.pdf
agentes territoriais.pdf