O GT promoverá o II Festival de Arte, Saúde e Cultura do Butantã
Dia 05 de novembro (Dia nacional da Cultura) de 2025 das 13h as 19h30 no SESC Pinheiros.
Se você tem um grupo ou iniciativa que realize ações nesse campo, registre o seu coletivo ou grupo para compor um livro digital de Arte, Saúde e Cultura do Butantã pelo link...
https://docs.google.com/forms/d/11YSD5twlKFJWTwmnSYiXMyKbtduRTWQtJ7XcH0ZaLhk/edit
Será muito bom nos reconhecer e nos fortalecer nesse campo!!
Encontros do GT em 2025 no CECCO Parque Previdência -
14/02, 14/03, 11/04. 09/05, 13/06, 11/07, 08/08, 12/09, 10/10, 14/11 e 12/12
Em 2024 - 5 dos nossos artistas foram os ganhadores do Prêmio Bispo do Rosário:
Parabéns !!!!
Cláudio Alessandro de Souza
Getúlio Aparecido Dias Bernardes
Giovanni Felipe Paiva Moreira
Maximiliano Carvalho de Arcanjo
Paulo César Moreira
TEMAS DISCUTIDOS NO GT
Dia 13 de dezembro de 2024
Cartografia com Ana Lu e Olívia (Cultura Educa): Confecção da árvore dos desejos, diagnóstico e mapeamento inicial (lugares que conhecemos e que queremos conhecer)
Dia 08 de novembro de 2024
Discussão sobre tecnologia social da memória (museu da pessoa) e cadastro no mãos e mentes paulistanas (artesãos interessados em vender em feiras)
Discussão sobre o que queremos da nossa cartografia.
Dia 11 de outubro
Discussão sobre a Cartografia feita a partir do Ponto de Economia solidária ( http://cartografiasocialbutanta.fau.usp.br/) e sobre
Cultura educa ( https://culturaeduca.cc/mapa/), nova metodologia de nova cartografia no território a partir de nossos interesses: artistas da rede de atenção psicossocial e possíveis locais de vendas.
Dia 13 de setembro (cancelado)
Dia 09 de agosto de 2024
Discussão sobre a importância de um grupo de artistas semanal para processos de criação artísticas
Dia 12 de julho de 2024
Discussão sobre: o que é arte saúde e cultura; participação da Premiação do Bispo do Rosário ( http://www.crpsp.org.br/premio/Classificacao-final-premio-bispo.pdf) ; possibilidades inspiradoras de uma cartografia/mapeamento de artistas com deficiência ou da rede de atenção psicossocial; festival ou Fórum de Arte, Saúde e Cultura no SESC; e possibilidades de galerias para vendas de artes
Dia 17 de junho de 2024
Criação do Grupo de Trabalho Saúde e Cultura a partir do Fórum de Cultura do Butantã
Dia 14 de junho de 2024 (on line)
Discussão sobre as reuniões serem no CECCO para conhecimento desse equipamento pelos artistas e ser um centro de discussões sobre Arte, Saúde e Cultura.
06 de maio de 2024
Discussão sobre outras possibilidades de financiamento além de um edital próprio. Possível participação de estagiárias de TO.
16 de abril de 20024
Discussão com a SMC sobre o possível edital
12 de abril de 2024
Discussão sobre um possível edital via Secretaria de Cultura para articuladores de cultura e saúde no território do Butantã
Grupo de Trabalho (GT) Arte, Saúde e Cultura do Fórum de Cultura do Butantã é um grupo aberto que visa agregar artistas, arte-educadores, profissionais, estudantes e todos aqueles interessados na interface Cultura e Saúde para buscarmos juntos desenvolver estratégias de fortalecimento de reflexões e práticas nesse campo no território do Butantã.
O grupo se inspira na “Minuta para a Política Municipal de Interface Artes, Saúde e Cultura” proposta em 2016. A minuta apresenta princípios norteadores e propõe quatro eixos temáticos de desenvolvimento:
Eixo I - Territórios, redes e convivência;
Eixo II - Formação, matriciamento e supervisão;
Eixo III - Participação sociocultural e controle social; e
Eixo IV - Financiamento, - fomento, editais e legislação.
Cada eixo apresenta metas e ações para alcançá-las. Uma das metas é a criação de uma REDE de Saúde e Cultura. O GT pode ser uma estratégia para alcançar essa meta.
Em 2023 o CECCO Parque Previdência (Centro de Convivência e Cooperativa da Secretaria Municipal de Saúde - SMS) em parceria com a Casa de Cultura do Butantã (da Secretaria Municipal de Cultura - SMC) desenvolveram o projeto “Nos Caminhos da Arte, Saúde e Cultura” que ofereceu oficinas e rodas de conversas. A última roda de conversa foi intitulada “Por uma Política de Arte, Saúde e Cultura”, retomando a discussão da minuta.
Encerramos o ano com o “Festival de Arte, Saúde e Cultura do Butantã” homenageando atores que têm contribuído com esse campo:
Cris Lopes (idealizadora do CECCO),
Atores públicos da SMS e da SMC; e
Parceiros institucionais como SESC Pinheiros (Grupo Criativo) e USP (na parceria com estágios de terapia ocupacional e artes visuais)
Em abril de 2024, em comemoração ao Dia Mundial da Arte, encontramos grupos da saúde e coletivos que trabalham na interface Arte, Saúde e Cultura para troca de experiências: Coletivo Dasdoida, Cidadãos Cantantes, Loucos pela X, Companhia Ueinzz, Oficina de Dança e Expressão Corporal (ODEC), o grupo de fotografia da UBS Jd. Colombo com a exposição “A arte através do olhar” e o Grupo terapêutico de artes do CAPSij Butantã (Centro de Atenção Psicossocial infanto juvenil).
Compartilhando experiências de Arte e Cuidado. Dia Mundial da Arte. .mp4
No mesmo mês realizamos o primeiro encontro para discutir uma proposta territorial e possibilidades de financiamento para um “Projeto de Arte, Saúde e Cultura do Butantã”. Na continuidade desses encontros decidimos levar para o Fórum de Cultura do Butantã a proposta de formação de um grupo de trabalho para agregar mais pessoas interessadas nessa construção.
Esse é um convite para trilhar conosco esse caminho!
Cadastro do Fórum de Cultura do Butantã em parceria com a Liga Solidária. Campo de atuação Arte, Saúde e Cultura
Você considera que seu campo de atuação dialoga com a Saúde? Por quê?
O Projeto nos Caminhos da Arte, Saúde e Cultura de 2023 promove o Festival de Arte, Saúde e Cultura. Celebrando suas parcerias.
Recortes do encontro:
"Nise da Silveira" por Paulo Moreira
Fala de Cris Lopes
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz" por Igor