Os Centros de Convivência e Cooperativas (CECCOs) são serviços de saúde da Prefeitura de São Paulo, organizados pela Secretaria Municipal de Saúde e regulamentados pela Portaria Municipal nº 964/2018. Esses centros funcionam, preferencialmente, em espaços públicos como parques, centros esportivos, praças e centros comunitários. Eles foram criados como locais abertos e acolhedores para promover a convivência entre as pessoas. Os CECCOs são voltados para todas as pessoas, valorizando a diversidade e a inclusão. Isso inclui idosos, pessoas com transtornos mentais, com deficiências, crianças, adolescentes, pessoas viventes de rua, entre outros. A ideia é criar um espaço onde todos possam se encontrar, conviver e participar juntos das atividades.
As oficinas são a principal forma de atuação nos CECCOs. Por meio delas, os participantes podem se expressar, trocar experiências e construir novas relações. Essas oficinas são pensadas especialmente para promover o convívio entre pessoas com diferentes histórias de vida. O trabalho conjunto nas oficinas ajuda a fortalecer laços, incentivar o respeito, criar e potencializar novos sentidos para a vida em comunidade. Além de realizar atividades práticas, quem participa também compartilha saberes, vivências e emoções. As oficinas são sempre abertas: qualquer pessoa interessada pode participar, de acordo com sua vontade. Isso permite que os grupos sejam bem diversos, evitando que se formem turmas separadas apenas por idade ou condição.
Oferecer espaços de encontro e convivência entre pessoas em situação de vulnerabilidade e a comunidade em geral, fortalecendo os laços sociais, o respeito à diversidade e a construção de uma convivência mais solidária e inclusiva.
Oferecer atividades que favoreçam o bem-estar emocional e o fortalecimento da saúde mental, respeitando as histórias, os ritmos e as necessidades de cada pessoa, e valorizando a escuta, o acolhimento e os vínculos.
Desenvolver ações que promovam a participação das pessoas na sociedade, incentivem o cuidado com o meio ambiente, valorizem a cultura e favoreçam o acesso a oportunidades de trabalho. Fortalecer a autonomia, os vínculos e a participação ativa de usuários e familiares.
Construir relações baseadas no respeito, no diálogo, na empatia e na não violência, incentivando a convivência harmoniosa entre todas as pessoas e comunidades.
EQUIPE
Nossa equipe é multidisciplinar, formada por profissionais de diversas áreas, residentes e estagiários de cursos de graduação da saúde e das artes visuais, além de compormos diversas parcerias entre serviços da rede de saúde e outros setores, como cultura, educação e verde e meio ambiente.
Se precisar conversar, estaremos aqui!
Telefone:
(11) 5239 0320
WhatsApp:
(11)94011 8286
Instagram:
@ceccoprevidencia
Fotógrafa: Luciene de Jesus
(A arte através do Olhar - UBS Jd Colombo)
Amanda Daflon (A arte através do Olhar - UBS Jd Colombo)
As estações de metrô mais próximas são da linha amarela: Estação Butantã (33 min caminhando) e Estação São Paulo-Morumbi (25 min caminhando).
Segunda à Sexta: das 8h às 17h
não precisa de agendamento prévio!!!
Parque Previdência pelos olhares:
(A arte através do Olhar - UBS Jd Colombo)
Márcia Thebas
Amanda Daflon