Quem somos
Quem somos
Por um cinema cearense mais forte e bem representado
A Associação Cearense das Empresas Produtoras Independentes de Audiovisual - CEAVI - é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada com a finalidade de integrar, fortalecer e representar as empresas produtoras audiovisuais independentes do Ceará e, assim, impulsionar o mercado audiovisual local.
Única entidade representativa do setor no estado, a CEAVI acompanha a implementação de políticas públicas que estimulem o crescimento sustentável do campo audiovisual local. A entidade também fomenta o pensamento crítico e a profissionalização, promovendo programas e ações voltados para o ensino, a criação, exibição, distribuição, preservação, pesquisa e o intercâmbio das produções locais. Por meio do diálogo e de parcerias estratégicas, tem protagonizado reivindicações importantes, entre os quais:
o monitoramento dos editais de audiovisual;
mais investimentos para o cinema cearense;
a consolidação do Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual, o "Ceará Filmes".
Os frutos desse intenso trabalho atendem a uma extensa rede de agentes, incluindo o próprio público, beneficiado com a excelência das produções locais.
"Uma instituição que tem tido um papel fundamental na reorganização e na proposição das políticas públicas para o audiovisual no Ceará".
Rosemberg Cariry
renomado cineasta cearense e presidente de honra da CEAVI
Um sonho coletivo
Celeiro de talentos, o Ceará vem revelando ao mundo uma vocação natural para o cinema. Com roteiristas, diretores, filmes e elencos premiados, nosso estado tem chegado cada vez mais longe, com criadores e obras aclamados nas telas e nos tapetes vermelhos afora. Acreditamos, porém, que podemos muito mais. Reconhecendo todo esse potencial, entendemos que é preciso somar forças para potencializar os recursos necessários.
Lançada publicamente no dia 7 de junho de 2023, em cerimônia no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará - Sebrae Ceará -, a CEAVI nasce desse sonho coletivo, fundado na união como via próspera para a expansão de toda a cadeia que movimenta a indústria audiovisual no Ceará.
No dia 20 de julho de 2024, a entidade celebrou seu primeiro ano, atuação que tem rendido importantes conquistas. Atualmente, é integrada por mais de 40 empresas produtoras independentes que atuam na formação, na produção e na comercialização audiovisual do Ceará.
Diretoria
O trabalho desenvolvido na CEAVI é voluntário. É por acreditar no potencial da arte e da cultura como caminho para transformar realidades que a diretoria empenha seus esforços em prol de um objetivo comum: a valorização do audiovisual cearense. Conheça os integrantes da diretoria:
Rosemberg Cariry - Roteirista, diretor e escritor
Presidente de Honra
Roger Pires - Cineasta
Diretor Presidente
Paulo Amoreira - Cineasta, dramaturgo, fotógrafo e designer
Diretor Executivo
Lays Antunes - Cineasta
Secretária Executiva
Popy Ribeiro - Cineasta e diretor de fotografia
Diretor Administrativo-Financeiro
Glícia Gadelha - Gestora e produtora executiva
Conselho Fiscal (efetivo)
Raylane Neres - Produtora audiovisual e gestora de projetos
Conselho Fiscal (efetivo)
Mayara Rezende - Produtora e marketing
Conselho Fiscal (efetivo)
Lília Moema - Cineasta
Conselho Fiscal (suplente)
Ângela Escudeiro - Cineasta, produtora, roteirista, atriz, bonequeira e diretora
Conselho Fiscal (suplente)
Neil Armstrong - Diretor e roteirista
Conselho Fiscal (suplente)
Bete Jaguaribe, Verônica Guedes e Íris Sodré (2024)
Doug de Paula in memmoriam (2024)
Rosemberg Cariry (2023)
Missão
Fazer frente às reivindicações das empresas produtoras independentes, e, assim, obter avanços na indústria audiovisual cearense, a partir da garantia de direitos dos profissionais e do desenvolvimento das empresas que atuam no setor, do acompanhamento de políticas públicas e a geração de novas oportunidades, como formação, emprego e renda.
Visão
Ser referência como entidade representativa de empresas realizadoras de filmes, séries e produções de vídeo no Ceará, contribuindo para o aquecimento da economia e expansão do cinema cearense, para qualificar a cultura e mercado do audiovisual nos próximos anos.
Valores
Representatividade
Organização
Transparência
Credibilidade
Responsabilidade social
Diversidade