A partir de 2024, além da Avaliação Teórica, os estudantes das licenciaturas também passarão por uma Avaliação Prática. Essa mudança visa proporcionar uma análise mais completa das competências dos futuros professores, especialmente no que se refere às habilidades práticas essenciais para o exercício da docência.
Esta avaliação acontecerá somente para estudantes que estiverem matriculados em disciplinas de estágio supervisionado e realizarão regência no 2º semestre de 2024 ou no 1º semestre de 2025. A instituição de ensino inscreverá os estudantes habilitados nos períodos estabelecidos no edital.
A Avaliação Prática pode ocorrer em dois momentos, sendo que o estudante deverá realizar apenas um deles, conforme o período de sua regência.
No 2° Semestre de 2024:
Preenchimento do Questionário do Estudante - 16 de setembro a 23 de novembro de 2024.
Preenchimento do Questionário de AP pelo estudante - 16 de setembro a 3 de dezembro de 2024.
No 1° Semestre de 2025:
Preenchimento do Questionário do Estudante - 3 de fevereiro a 31 de maio de 2025.
Preenchimento do Questionário de AP pelo estudante - 3 de fevereiro a 3 de julho de 2025.
Observação: Caso o estudante já tenha preenchido o Questionário do Estudante para a Avaliação Teórica, não precisará preencher o Questionário de AP, sendo este exclusivo para aqueles que estiverem inscritos somente na Avaliação Prática.
A Avaliação Prática ocorrerá a partir de uma avaliação aplicada durante a realização dos estágios supervisionados obrigatórios realizados em escolas de Educação Básica, públicas ou privadas, com foco no período em que o estudante assume a regência de classe.
1 - O estudante deverá preencher, no prazo de até 10 dias corridos antes da aula a ser avaliada pelo supervisor, o formulário denominado Questionário de AP do Estudante, disponibilizado no Sistema Enade, pelo qual deverá:
Prestar informações sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado, as atividades de observação e de regência de aulas que realizou no período, sua percepção sobre o estágio e perspectivas profissionais;
Preencher o plano da aula que será avaliada pelo supervisor de estágio, conforme os campos disponibilizados no Sistema Enade.
2 - Alinhar com o supervisor de estágio a data específica para uma aula na qual realizará a regência de classe, que deverá ser avaliada pelo supervisor.
3 - Antes do início da aula, o estudante deverá entregar ao supervisor de estágio uma cópia do plano da aula a ser avaliada, que deverá ser idêntico ao cadastrado no Sistema Enade.
Avaliação prática será obrigatória para estudantes matriculados em disciplinas de estágio supervisionado e realizarão regência no 2º semestre de 2024 ou no 1º semestre de 2025. A instituição de ensino inscreverá os estudantes e estes receberão comunicação sobre a inscrição.
Não. Em cursos cujo estágio supervisionado tenha mais de um momento de realização de atividades de regência de classe, o estudante deverá ser preferencialmente inscrito para avaliação no último momento de regência planejada ou em outro período de regência determinado pelo coordenador de curso.
O estudante deverá ser inscrito na avaliação prática uma única vez por curso, ainda que realize estágio supervisionado com atividade de regência de classe por mais de uma vez no decorrer de sua graduação.
A Avaliação Prática é obrigatória? Quem atribuirá nota a essa avaliação?
Sim, para estudantes habilitados a Avaliação Prática é de caráter obrigatório, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de regularidade do estudante.
O estudante será avaliado pelo orientador do estágio estabelecido pela IES e pelo Supervisor de estágio (o docente da escola de educação básica em que o estudante realiza o estágio supervisionado obrigatório), que será o avaliador externo, sendo esse quem irá computar a nota do aluno no sistema Enade.
Sim. Caso você se encaixe nos critérios de inscrição de ambas as avaliações, deverá realizar as duas.
Caso o estudante não realize alguma das avaliações nas quais esteja inscrito e não justifique sua ausência - ou, ainda, não tenha sua justificativa homologada -, o mesmo se encontrará em situação irregular.
Caso tenha sido inscrito, sim. O objetivo da avaliação prática visa avaliar especificamente as contribuições do estágio no percurso formativo do estudante, além de identificar conhecimentos e competências práticas dos estudantes. Sendo assim, leva-se em consideração o período em que o estudante encontra-se matriculado no estágio em regência, e não somente se é um estudante concluinte, como acontece para avaliação teórica.